2015
Paolo Guerrero chegou em 2015 como uma das maiores contratações do Flamengo. Vibrei muito quando soube, por causa do gol que ele fez com a camisa do Corinthians e de alguns jogos que vi dele.
Mesmo ele tendo feito três primeiros excelentes jogos, não foi um bom começo. Depois disso ficou 10 partidas seguidas sem marcar e acabou completando 16 jogos com somente 4 gols.
Após Guerrero se machucar nas oitavas da Copa do Brasil contra o Vasco, seu reserva, Kayke , que já vinha entrando regularmente durante os jogos, teve a chance de jogar de titular por algumas partidas. O time melhorou com a sua entrada, e ele marcou seis gols em 14 jogos (média superior a de Guerrero) e o Flamengo teve um rendimento melhor com a sua chegada, vencendo jogos contra o Avaí, Goias , Fluminense…
No final do ano de 2015, Guerrero voltou a atuar e no final do ano fizeram um comparativo entre os dois centroavantes. Destacou-se que Kayke precisava em média de 163,3 minutos para fazer gol enquanto o peruano precisava de 474,3 minutos para estufar as redes, além do melhor momento do Flamengo ser com o Kayke de titular.
2016
Após um péssimo carioca, onde presenciei o pior ataque como torcedor: Guerrero, Emerson Sheik e Cirino, time não conseguiu grandes coisas. O Campeonato Brasileiro começou e o peruano precisou desfalcar boa parte dos jogos por conta de sua seleção. Apesar de muitos acharem que o Flamengo pioraria com sua saída, não foi isso que aconteceu.
Paolo jogou as primeiras duas partidas do Brasileirão (vitória contra o Sport e derrota contra o Grêmio) e depois precisou desfalcar o time por 8 jogos (Rubro Negro ganhou 4 , empatou 2 e perdeu 2) Guerrero retornou e jogou os próximos 3, o Rubro Negro, quando ele voltou, ganhou 1 e perdeu 2 (Flamengo 1 x 2 Fluminense , Flamengo 1 x 0 Internacional e Corinthians 4 x 0 Flamengo).
Paolo desfalcou o time na partida seguinte contra o Galo, onde o Rubro Negro venceu por 2 x 0 com dois gols do Vizeu. Após isso , Guerrero jogou nas 6 partidas seguintes , a equipe teve um aproveitamento de 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
Guerrero, depois disso desfalcou o time por 6 rodadas, o Flamengo venceu as 6. Foi nessa época que a arrancada começou.
Após as 6 vitórias seguidas, Guerrero retornou contra o Cruzeiro e por pouco o Flamengo não empata o jogo, o Rubro Negro foi ganhar a partida no último segundo com o gol do Mancuello. Depois ele atuou contra o São Paulo e o jogo foi 0 x 0, uma das piores partidas do peruano com a camisa do Flamengo.
Guerrero não jogou as duas próximas partidas e o Flamengo venceu as duas, diante do Santa Cruz e Fluminense, voltando a arrancar.
No momento em que o Flamengo precisava ganhar para tentar ficar em primeiro , Guerrero volta, o jogo é contra o Internacional e o jogo termina 2 x 1 para o Colorado , com mais uma atuação patética do Peruano.
Após a arrancada , Guerrero atuou nas 4 partidas seguintes e o Flamengo empatou 3 e perdeu 1.
Depois dessas 4 partidas, Guerrero não atuou contra o América MG e o Rubro Negro venceu o jogo ( mais uma vez após sua saída ) Depois disso , ele atuou nas três partidas finais e o Flamengo ganhou 1 e empatou duas.
O Brasileirão acabou e o Flamengo terminou na terceira colocação.
Em base de todos esses argumentos, podemos concluir que …
Em 38 rodadas …
Guerrero jogou 20 jogos , o aproveitamento do Flamengo com ele foi de 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas .
Guerrero ficou de fora 19 jogos , o aproveitamento do Flamengo sem ele foi de 14 vitórias , 3 empates e 2 derrotas.
Então podemos concluir que, apesar do Guerrero ser bom jogador, o Flamengo joga pior com ele.
Nesse ano , Guerrero completou 60 jogos pelo Flamengo , com maior número de cartão amarelo do que gols.
Devido a esses argumentos, fica evidente como o Guerrero atrapalhou o time do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2016. Talvez se ele não tivesse atuado em nenhum jogo, teríamos grandes chances de sermos campeões.
A época do “cheirinho“, em que o time embalou na competição , foi quando ele estava fora. A equipe teve um aproveitamento muito melhor sem ele do que com ele, mesmo apesar dele ser classificado como essencial no time.
Guerrero estava em campo quando o Flamengo tomou de 4 do Figueirense no Orlando Scarpeli pela Sul Americana mas não estava em campo quando o Flamengo teve a histórica virada no jogo da volta por 3 x 1.
Guerrero estava presente quando Flamengo teve a patética eliminação contra o Palestino.
2017
O ano de 2017 começou muito bem para o atacante Peruano, Guerrero foi artilheiro do Carioca e contribuiu muito para o título do Campeonato.
No Brasileirão , apesar de fazer boas partidas , acabou marcando apenas 6 gols na competição, sendo 3 contra a Chape no mesmo jogo, contra o São Paulo, Sport e Palmeiras.
Com a saída dele, Flamengo teve uma queda de rendimento no Brasileirão , pois a equipe passou a focar na Sul Americana e Rueda havia acabado de chegar.
Mesmo com a saída do Peruano , Flamengo mais uma vez cresceu sem o Guerrero e fez uma excelente campanha pela Sul Americana. Guerrero jogou 2 jogos pela competição e não marcou nenhum gol , enquanto Vizeu brilhou e marcou 5 gols na competição . Flamengo na sul americana fez jogos marcantes, como o empate com o Fluminense por 3 x 3 e a vitória contra o Junior de Barranquilla (mais uma vez Paolo não atuou em nenhuma dessas partidas em que o clube conseguiu grandes viradas).
2018
2018 começa e Guerrero está punido até o meio do ano, enquanto a maioria dos torcedores lamentavam sua ausência, eu sabia que essa seria a hora que o Flamengo iria crescer. E foi o que aconteceu…
Flamengo não fez um bom campeonato carioca, mas entrou embalado no Campeonato Brasileiro. Time jogando bem, meio campo criando , equipe com raça, tudo que torcedor gosta. Enquanto Flamengo fazia essa maravilhosa campanha , torcedores diziam ´´ o Guerrero com esse time vai encaixar “Guerrero tem que voltar” e só o que passava pela minha cabeça era o cenário de 2016.
Guerrero volta na partida contra o Internacional ovacionado como se fosse o Zico. Se um gringo chegasse para ver o jogo e não soubesse quem o Guerrero é, imaginaria que ele tivesse ganhado tudo com o Flamengo. Mas não. O peruano em 3 anos de Flamengo, só conseguiu ganhar um carioca.
Guerrero enfrentou o Vasco 9 vezes , não conseguiu marcar nenhum gol.
Todos os centroavantes do Flamengo que fizeram história eram artilheiros: Obina, Hernane, Imperador , Nunes … Mas o Guerrero é endeusado por muito menos e ganhando muito mais.
Guerrero jogou a partida contra a Chapecoense de titular e tivemos a primeira derrota no Brasileirão. Eu entendo que naquela ocasião o time não era o titular, mas isso não apaga o fato que as pessoas sempre tentam inventar desculpas para justificar as más atuações do peruano. ´´ a bola não chega´´ , ´´ o time precisa jogar para ele ´´ ´´ ele não pode resolver tudo sozinho ´´ ´´ tem que ter um atacante do lado dele ´´ ´´ ele não é artilheiro´´. Ao invés de cobrar o jogador mais caro do clube, tentam amenizar os seus erros e sempre botando toda culpa em qualquer jogador de menos nome que atua na defesa.
Flamengo é líder, está na Libertadores e na Copa do Brasil. Jogo da volta da Copa do Mundo, Flamengo x São Paulo , volta do Guerrero. E o que passava pela minha cabeça, mesmo sem querer, é que se o Guerrero jogasse aquela partida como titular, Flamengo não venceria. E foi o que aconteceu, atuação apática do time, mais uma vez torcida colocando a culpa nos jogadores da zaga, ao invés de perceber o óbvio.
Acho o Guerrero um bom jogador, tem muita qualidade, bate falta bem, joga com vontade e nunca desonrou o manto enquanto estava em campo. Porém, não aguento mais essa idolatria por tão pouco. Flamengo é maior do que isso. Torço para que o Flamengo não renove com ele, talvez em um outro time, um outro esquema, ele vingue mais. No Flamengo ele já deu.
Espero que esse ano eu esteja errado, que o Guerrero marque 30 gols e o Flamengo ganhe todos os campeonatos. Porém, não consigo deixar de pensar que o Flamengo só ganhará os títulos importantes com sua saída.
Sei que a maioria dos Flamenguistas que lerem isso vão discordar de mim. Vou a todos os jogos do Flamengo e só queria um espaço para eu expor minha tese. Tive bastante trabalho para pegar esses fatos e espero que tentem ler e compreender o que eu estou tentando dizer. Um abraço!
João Garcia
Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!
A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.
olha sim tem um culpado é o time inteiro o Flamengo ontem só saiu Goooool porque foi contra
Lúcido
Levo falando isso tudo desde o día que esse lixo, fdp, inútil, cone, mal parido foi contratado, mas sempre teve as Guerreretes retardadas pra defender essa bosta, agora nao adianta chorar.
Guerrero é um jogador de peso, que não está rendendo nada para o Flamengo.
Acho que ele deveria sair, porém atualmente o Flamengo teve muitos desfalques e não contratou ninguém até agora…
Achei ótimo a analise feita sobre o Guerrero, gostaria que fosse feita também sobre o Diego Ribas, pois vejo do mesmo prisma.
EXCELENTE TEXTO. O HISTÓRICO É INCONTESTÁVEL. A lentidão desse peruano e suas péssimas finalizações já custaram diversas vitórias e talvez até alguns títulos ao Flamengo!!!
Espero que não seja mais escalado… Arame liso!
Gostei muito do texto, parabéns.
ola galera do mengao,vamos fazer campanha pra diretoria dispensar logo o guerrero ta matando o time,ruin de mais ver ele em campo travando os contra ataques…..FORA GUERRERO……..