A permanência de Paolo Guerrero no Flamengo ainda é uma grande incógnita. Nesta segunda-feira (02), o atacante se reapresentou no Ninho do Urubu, após eliminação com a seleção peruana na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. Diante de muitas especulações sobre sua saída, o comentarista Rômulo Mendonça, da ESPN, falou sobre a situação do peruano e analisou o seu retorno ao clube da Gávea.
— Ele tem contrato até agosto. O que se espera é que ele cumpra esse contrato. Como falamos várias vezes, o Guerrero é um daqueles ‘caras’ que não constrói relação de afeto com os clubes por onde ele passa. E no Flamengo, nos últimos meses, ele deixou bem evidente isso. Lá em janeiro, na ESPN Deportes, da Argentina, ele falou que se houvesse uma proposta da Argentina ele avaliaria com todo o carinho, mesmo ainda sendo jogador do Flamengo. Então sinceramente, o máximo que eu imagino é que pelo menos ele seja profissional a ponto de cumprir o contrato até agosto -, disse o jornalista.
Vale lembrar que o vínculo de Guerrero com o Mengão se encerra em 10 de agosto. Apesar de estar disponível para atuar pela equipe carioca – previsto no efeito suspensivo, até que seja julgada a sua punição por doping -, a diretoria rubro-negra se mantém cautelosa diante do caso do jogador. Ademais, o empresário do peruano chegou a explicar a situação do atleta, confirmando que o mesmo estaria livre para entrar em campo pelo Fla.
Mesmo com toda o imbróglio em relação à suspensão, Guerrero poderá ser uma das opções do técnico Maurício Barbieri para o confronto decisivo diante do São Paulo, no dia 18 de julho. O jogador, no entanto, terá forte concorrência no ataque, caso Fernando Uribe – primeiro reforço nesta janela -, esteja disponível e regularizado para atuar pelo Mais Querido. Lincoln é o outro atacante na fila. Por fim, vale lembrar que Henrique Dourado cumprirá suspensão e não estará em campo contra o Tricolor Paulista, assim como o volante Cuéllar.