Em jogo emocionante, Flamengo vence Botafogo e segue líder no estadual de basquete

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

O FlaBasquete confirmou o favoritismo e venceu o Botafogo na noite desta terça-feira, no Tijuca Tênis Clube por 73 a 69 e se manteve na liderança do Campeonato Estadual 2018 com 100% de aproveitamento. Os destaques da partida foram Deryk Ramos, com 14 pontos, Olivinha com 13 e sete rebotes e Marquinhos e Anderson Varejão, cada um com 11 pontos e seis rebotes. O próximo confronto, também pelo Carioca, será no sábado, 14h, contra o Vasco da Gama, na Arena Olímpica de Deodoro.

O primeiro quarto começou como Botafogo saindo na frente, mas o Flamengo logo empatou com Marquinhos, em infiltração após assistência de Varejão. Com a marcação funcionando bem e segurando os ataques alvinegros, que cometia muitos erros na frente, o Mengão foi ampliando. Nesbitt virou e Davi, de três, colocou mais gordura no placar. A estratégia de chutar de três se mostrou bastante ofensiva. Rafael Mineiro tentou e fez (12-9) e Deryk, duas vezes, também cumprimentou de longe. O camisa nove, aliás, tava com o GPS na mão e encontrou sua posição na zona morta. Dali, faltando 02:22, fez sua terceira cesta de três no quarto, abrindo 20-11 para o Flamengo. Com superioridade latente, o Mais Querido administrou e fechou o primeiro quarto na frente após linda infiltração de Balbi, em 23 a 16.

Como terminaram os primeiros 10 minutos, começaram os seguintes. Olivinha fez linda jogada e marcou mais dois, ainda sofrendo a falta, que também converteu (26-16). Sem deixar cair o nível, o Flamengo manteve o ritmo de ataque forte e foi aumentando a diferença com o tempo. O jogo rubro-negro trocava passes de forma rápida, sempre procurando o melhor colocado para o arremesso de longe, confundindo a marcação alvinegra. As bolas não caíram com tanta eficiência como no primeiro quarto, mas a defesa funcionou muito bem, com o Botafogo marcando apenas 11 pontos. Com menos chutes de três, mas com melhor aproveitamento nos lances de dois e livres, o Flamengo fechou o primeiro com 42 a 32, mantendo-se dono da partida.


Deryk terminou cestinha rubro-negro com 14 pontos. Foto: Gilvan de Souza


Na volta do segundo tempo, Varejão mostrou mais uma vez sua nova faceta no time. Com um arremesso de três, marcou 45-32 e levantou o ginásio. O camisa 17 voltou mais inspirado e marcou na sequência mais dois pontos para o Flamengo, aumentando a gordura no placar. Os chutes de longe voltaram, mas a bola teimou em não cair. Porém, com muita rapidez e superioridade no garrafão, o Flamengo ganhava os rebotes defensivos e ofensivos, mantendo sempre uma distância de no mínimo 10 pontos no placar, até o final em 56 a 46.

A última parte do jogo foi a confirmação da vitória. Olivinha abriu os trabalhos, Deryk ampliou e o mesmo camisa nove marcou de três, levantando o ginásio do Tijuca e colocando 63-48 no placar. Porém, o time parou e o Botafogo chegou. A vantagem caiu para três pontos (69-66) faltando dois minutos para o final. Balbi, em mais uma infiltração, marcou mais dois, ampliando para cinco. Nos minutos finais, o Mais Querido segurou o ímpeto botafoguense, recuperou o controle da partida e fechou o jogo e mais uma vitória em 73 a 69.

Reprodução: Site oficial do Flamengo

Veja também

  • Orgulho da nação

Comentários não são permitidos.