FOTO: ALEXANDRE LOUREIRO/BP FILMES
O desafio é enorme. Reverter a vantagem de dois gols do Cruzeiro dentro do Mineirão. No Flamengo não faltam nomes badalados que se candidatem a heróis da missão: Diego, Paquetá, Vitinho e Everton Ribeiro. É o camisa 7, no entanto, que vem se notabilizando em 2018 por conseguir gols decisivos, que levaram o clube adiante na temporada.
Foi assim na Libertadores, quando marcou duas vezes na vitória por 2 a 0 sobre o Emelec. O resultado assegurou o Flamengo nas oitavas e encerrou uma sequência três fracassos seguidos na primeira fase da competição. Na Copa do Brasil, há duas semanas, Everton Ribeiro repetiu a dose e marcou o único que da vitória sobre o Grêmio, que colocou o time de Barbieri nas semifinais.
— O Everton vem num momento muito bom, ajudando bastante. É um dos jogadores que a gente tem para desequilibrar… Ele tem tudo para nos ajudar bastante e ser o fator de desiquilíbrio, sim — elogiou o técnico Barbieri.
Barbieri tem razão ao falar do bom momento de Everton. Com três gols e três assistências, o camisa 7 é artilheiro (ao lado de Paquetá), maior garçom e (por que não?) protagonista do Flamengo no período pós-Copa. Mais do que isso, correspondeu em momentos decisivos.
Everton, enfim, parece ter se livrado do peso do alto custo de sua contratação – 6 milhões de Euros, maior negociação da história do clube até a chegada de Vitinho (10 milhões de Euros). Desde o início da temporada ele está mais leve e nitidamente está em evolulação.
Embora o desempenho do Flamengo tenha caído após a Copa da Rússia, o jogador vive seu melhor momento com a camisa rubro-negra. É raro o jogo em que ele não deixe, ao menos uma vez, algum companheiro na cara do gol. No Brasileiro, são quatro assistências. Duas a menos do que Everton (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG), líderes no quesito.
Retorno ao Mineirão
O palco do jogo desta quarta-feira pode ser uma inspiração a mais. Foi no Mineirão que Everton Ribeiro viveu seu melhor momento na carreira, justamente com a camisa do adversário desta quarta. No Cruzeiro, foi protagonista do bicampeonato brasileiro (2013 e 2014).
— Ele tem uma grande história em Minas, o que pode ser um fator de motivação a mais – comentou Barbieri.
Éverton Ribeiro marcou três gols e deu três assistências desde o fim da Copa do Mundo (Foto: Staff Images / Flamengo)
No Mineirão, Everton disputou 53 jogos, venceu 43 e marcou 12 gols. No ano passado, ele esteve com o Flamengo no empate por 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, por não ter sido inscrito a tempo, ficou fora da decisão da Copa do Brasil, quando os mineiros levaram a melhor.
Reprodução: GloboEsporte.com
vocês são clientes VIP, vcs tem toda razão… Vamos eliminar vcs amanhã poupando ou não, esperamos que passem para final da Copa do Brasil para levantarmos mais uma vez o caneco em cima da torcida de TV.
Vcs ganhou por uma falha do goleiro não porque vcs jogo bola flamengo botou u menino no gol