Levando-se em conta a dificuldade que o Flamengo tem para ganhar fora de casa, e o que o time (não) jogou hoje no Maracanã, não é exagero afirmar que o Rubro-Negro foi praticamente eliminado da Libertadores, com a derrota de 2 a 0 para o Cruzeiro.
Para ficar bem claro, a equipe carioca não ameaçou em momento algum, mostrando desatenção no começo, e um desalento sem par na etapa derradeira, quando sequer esboçou reação, praticando um futebol previsível e sem graça, que chegou a deixar a torcida sem força para incentivar.
O Flamengo começou meio desligado e tomou um gol de Arrascaeta, logo aos nove minutos, numa bobeira imperdoável para um jogo caseiro de Libertadores. E por pouco não leva outro em seguida, aos 13, de Thiago Neves, que desperdiçou sozinho, embaixo da baliza. O jogo poderia ganhar uma nova feição, caso o árbitro que apitou a decisão da Copa do Mundo expulsasse o mesmo Thiago Neves, após entrada criminosa por trás, em Jean Lucas. Ficou só no amarelo. Questão de interpretação.
O fato é que o Rubro-Negro passou a ir para frente de maneira afobada, sem criar oportunidades, e pior, oferecendo espaços para os contra-ataques do Cruzeiro. Na prática, a impressão é a de que o time não tinha noção de como chegar ao empate, embora o adversário, para evitar problemas, cedesse escanteios em profusão – foram 12, quase em sequência.
Aliás, como é possível terminar o primeiro tempo sem aproveitar um único deles? E Rodinei, que teve duas bolas de frente para Fábio, e chutou ambas em cima do goleiro, nos acréscimos? Assim, no conjunto da obra, até que o placar, até ali, não era necessariamente injusto.
As equipes voltaram sem mudanças. O Flamengo assumiu a posse da bola, mas só fazia girá-la de um lado para o outro, sem entrar na área do time azul, que já não saía com facilidade, daí a troca de Barcos por Raniel. Aos 18 minutos, já meio no desespero, Maurício Barbiéri substituiu o inútil Jean Lucas por Vitinho, para quem sabe dar a força ofensiva que o Rubro-Negro não tinha, tanto que a torcida do Cruzeiro era (muito) mais barulhenta.
Aliás, quem conhece um pouquinho de futebol já percebia que a possibilidade de o time carioca marcar um gol era nula. E de tal forma que acabou marcando novamente foi o adversário, em bola desviada por Thiago Neves. Daí em diante, a exemplo do que já ocorria, não restava mais nada, à exceção de duas outras chances – que o Cruzeiro desperdiçou.
Francamente, ganhar por dois gols de diferença em Belo Horizonte… Agora é conquistar o Brasileiro, ou a Copa do Brasil, e aguardar a Libertadores de 2019.
FLAMENGO 0 x 2 CRUZEIRO / MG
Data: Quarta-feira, 8 de agosto de 2018.
Competição: Copa Libertadores da América / Oitavas de Final / Ida.
Local: Estádio Jornalista Mário Filho / Maracanã, no Rio de Janeiro / RJ.
Público: 41.533 pagantes / 45.967 presentes / 4.434 gratuidades.
Arbitragem: Nestor Fabian Pitana, Gustavo Fabian Rossi Fagivoli e Hernan Pablo Maidana / Argentina.
Cartões amarelos: Thiago Neves 13’, Robinho 59’ e Cuellar 66’.
Gols: Arrascaeta 9’ e Thiago Neves 77’.
FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei (Pará 84’), Réver, Léo Duarte e Renê; Cuellar, Jean Lucas (Vitinho 63’), Diego e Éverton Ribeiro; Marlos Moreno (Lincoln 75’) e Uribe. Técnico: Maurício Barbiéri.
CRUZEIRO: Fábio, Edílson, Dedé, Leó e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Arrascaeta e Thiago Neves (Ariel Cabral 80’); Robinho (Rafinha 72’) e Barcos (Raniel 61’). Técnico: Mano Menezes.
Reprodução: Roberto Assaf / Blog rua Paysandu
Concordo, Flamengo não tem condições de virar o jogo,a libertadores desse ano já era foi pras cucuias
O Flamengo está virando freguês desse time,e muita vergonha,tem que abrir olho,pois até o Brasileirão está comprometido
Se manter Rever, jean lucas e Uribe vai despencar no brasileiro.
Vergonha de técnico aprendiz
Surgiu um novo Marcio Araujo no Flamengo, ou seja, URIBE
Esse cara é ruim toda vida
Concordo que é muito difícil. Contudo nenhum jogador ganha para jogar a toalha. Eles tem obrigação de dar o sangue lá no jogo de volta, independente das dificuldades.
Se pensarmos bem, o Cruzeiro pode entrar em campo num clima de “já ganhou”
Tem que ter algo a mais que apenas profissionalismo no Flamengo!
Olá Nação Rubro-Negra, ando preocupado, mas confiante ainda que podemos ganhar algum título de expressão na era Bandeira de Mello e que esse título seja o Brasileirão ou a Copa do Brasil ou ambos, a Copa do Brasil nos traria pelo menos conforto e vindo solitariamente a Copa do Brasil com certeza sentiremos que poderíamos mais. Já que na Libertadores acho muito difícil, acho até possível o placar reversível contra o Cruzeiro, mas para um time que soubesse o que é Flamengo!!!
Mas o que me traz tanta preocupação é o fato que na bela, eficiente e honrosa administração Bandeira de Mello os times que tivemos e o atual não sabem o que é Flamengo. O Flamengo atual perdeu a mística, a vontade e a garra que pertenceu a esse Manto sagrado. Não se pode vestir a camisa Rubro-negra como se fosse mais uma. Não se pode jogar no Maracanã lotado como se fosse mais um jogo e deixar que o time adversário saia com a sensação de entrega, raça e vontade maior que do Flamengo, como ocorreu recentemente contra o time do São Paulo e ontem contra o Cruzeiro. O time do Flamengo tem que honrar, dar algo sempre a mais, raça ao extremo e vontade acima de tudo de vencer, vencer e vencer.
Na era EBM, tivemos elencos que mal sequer conseguiu ser profissional ou no seu máximo mero Profissional. Mas o Flamengo é Flamengo, profissionalismo não basta, isso é obrigação. Obrigação que se tornou ainda maior quando se trata de um dos únicos times do Brasil a ter salário em dia, uma das maiores folhas do país e luxo no centro de treinamento e por anda passa como nunca na história do Flamengo se teve. É tanto luxo e mordomias que os jogadores exigiram a troca de um belo ônibus por um outro modelo ainda mais luxuoso e esse ônibus que exigiram não era para viagens longas e sim para ir do Centro de treinamento ou concentração ao estádio do jogo. Um absurdo de mordomia sem tamanho!!!
Esse elenco tem tratamento de estrela, onde mais recentemente em 2009 o time do Imperador e Pet nem sequer sonhava em possuir. Não vou nem falar do time da década de 80 porque o luxo, mordomia nem sequer existiam no vocabulário daqueles jogadores.
Então o que está faltando para esse elenco? Está faltando cobrança de um líder acima de todos, está faltando saber o que é Flamengo, está faltando a Diretoria exigir e cobrar o que esse elenco pode entregar. Faltando vergonha na cara, honra de homens!!! A diretoria não se pode contentar apenas com profissionalismo – se quer se existe – porque não vi nem profissionalismo contra o Grêmio. Derrotas existem? Existem sim, mas com honra e suor rubro-negro. Se não tiver alma, vontade de vencer, vencer e vencer não pode estar no Flamengo. Me dói ver um elenco milionário se quer chegar numa final de carioca, onde com todo respeito só tinha times medíocres e com salários atrasados e onde o luxo e mordomia sequer é pronunciado dentro dos clubes.
A torcida não pode aceitar corpo mole, falta de vontade. Ficamos quase 2 anos sem vencer o Vasco (qual disputava a segunda divisão), isso é um absurdo! Ficamos porque os jogadores e sua Diretoria não sabiam o que é Flamengo x Vasco.
Flamengo é um time onde jogadores bem limitados se transformavam quando vestia a camisa rubro-negra, porque ao entrar em campo deixava sua última gota de suor e honrava esse time jogando com alma!
Que saudades do Imperador, que com pé machucado correu e deitou e rolou em cima dos adversários. Saudades do Pet, que com quase 40 anos fez o que fez. Saudades de jogadores onde o seu olhar demonstrava: não saio sem lutar e deixar meu último suor nesse gramado. Onde a expressão se transformava ao entrar no Maracanã lotado!
Saudades, saudades essa que o nosso Comandante Geral EBM parece ter esquecido. Tem que exigir e cobrar desse elenco, porque eles têm o que jamais no passado tivemos.
Onde eu iria imaginar que um dia um elenco do Flamengo onde possui salários em dia, maiores salários do país e maiores mordomias da América do Sul precisaria de um “sacode” da sua torcida para começar a ter comprometimento em campo, porque infelizmente foi isso que ocorreu no 1 semestre, jamais querendo insultar a violência, mas não tem como negar os fatos. Não tendo violência e agressões físicas acho válido a manifestação pacifica da torcida!
Espero e confio que EBM e sua tropa tenham aprendido, porque perdoar derrotas sempre perdoamos. Mas jamais iremos perdoar falta de vontade, raça e que o time adversário tenha mais vontade de vencer, vencer e vencer!
Avante Nação!!!
Fabio Regis
Eu acredito no mengão vamos virar se Deus quiser Flamengo tem time pra isso essas pessoas que fala mal do Flamengo estão errada bois vamos com tudo la ingual eles jogaram na nossa casa Paquetá vai distribuir ele pode acreditar
A TAÇA LIBERTADORES JA FOI PARA O ESPAÇO. E NAO GANHA OUTRA NUNCA MAIS. VAI FICAR RESUMIDA A DE 1981 . E SO VEXAME . E VAI RODAR NA COPA DO BRASIL PARA O GREMIO NO MARACANA COMO ACONTECEU NA DECISAO DA MESMA EM 1994 E NO BRASILEIRO VAI COMEÇAR A DESPENCAR LADEIRA ABAIXO. NAO TEM TIME, ESSE TIME E FRACO . PARA SER PELO MENOS UM BOM TIME PRECISARIA CONTRATAR DOIS LATERAIS, UM OU DOIS ZAGUEIROS, UM ARMADOR DE CATEGORIA E REGULARIDADE PORQUE DEPENDER DESSE DIEGO E EVERTON RIBEIRO NAO VAI ARRANJAR NADA E UM ATACANTE DE QUALIDADE QUE HA MUITO TEMPO NAO TEM. E UM TREINADOR QUE PODERIA SER O ABEL BRAGA OU RENATO GAUCHO OU ATE UM ESTRANGEIRO. SO RESTA AGUARDAR 2019 PARA VER SE AS COISAS SE MODIFICAM E QUEM SABE VOLTE A GANHAR UM TITULO DE EXPRESSAO QUE EU SO CONSIDERO O CAMPEONATO BRASILEIRO E A TAÇA LIBERTADORES DA AMERICA.
Difícil de ganhar fora de casa,até semana passado era o melhor visitante
o time não é ruim e mau treinado esse técnico deu para inventar se faz o básico ontem pelo menos teríamos empatado o jogo manda está merda embora e chama o Abel esse sim é estrategista
Esse time só vai ganhar títulos com um treinador de responsa, vitorioso, cascudo que tenha coragem de cobrar seus comandados no vestiário e na beira de campo=ABEL BRAGA já
Como que um time que se diz bem estruturado e organizado não contrata um treinador a altura do time. Essa diretoria vem errando demais nas contratações, e essa crença que um estagiário vai resolver já foi comprovado que não funciona.
Falo por mim e respeito a opinião dos outros. Perdi o respeito pelo Barbiere. Técnico bom é aquele que dá esporro no time no vestiário lembrando-os inclusive sobre os salários que ganham e a história do clube(como o Renato fez após nosso empate contra o grêmio na arena deles). Alem disso, no mínimo tem que observar o jogo do adversário no intervalo para fazer mudanças táticas ou substituições corretas. Chega de técnicos que só se preocupam com a parte técnica. Chega de incompetência futebolística. Precisamos de técnicos que botem terror nos jogadores que condicionem a sua contratação a total liberdade nas escolhas de contratações como tb nas escalações, barrações e dispensas do time. Será que ele não percebeu ainda que novamente levamos os gols pelo lado esquerdo? Porra, precisamos de lateral esquerdo, direito e um zagueiro. A lateral direita é nula tb, Quanto ao Rever, perdoem-me mas não mais vejo diferença entre ele e Juan(idosos incapazes de acompanhar atacantes profissionais). Rodolfo? Pé de vidro. Quanto ao ataque não me acho no direito de opinar pois são jogadores recém contratados que não jogaram nem um milésimo de tempo que o inútil Guerreiro jogou. Esse time tecnicamente é bom mas psicologicamente não é cobrado. Todas essas atribuições p mim são funções de técnico. Sem mais. SRN………..
Vexames não são exclusividade desta diretoria. É so lembrarmos do Santo andre e do cabañas. É muito ousado jogar c apenas um volante, pois nos livra de vermos jogadores de menor tecnica, mas é muito arriscado.