FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
A naturalidade com que o Flamengo passou a encarar derrotas e seguidas desclassificações nos campeonatos que disputa é a principal marca das administrações de Eduardo Bandeira de Mello, que em cinco anos e meio disputou 23 competições oficiais, ganhando míseros três títulos – dois carioquinhas e uma Copa do Brasil. É pouco, quase nada, quando se leva em conta o altíssimo investimento que tem sido feito no futebol.
É sintomático que, mesmo com uma rotatividade alucinante de técnicos e jogadores, na era Bandeira, o time do Flamengo tenha tido sempre a mesma cara: muito toquinho de bola para os lados e para trás, pouquíssima eficiência no ataque (movido acima de tudo a chuveirinhos) e carência absoluta de talento em posições fundamentais, como as laterais.
Assim, revezes como o de quarta-feira passada, na Libertadores, foram se sucedendo e, o que é mais grave, sendo encarados como normais. Como se a marca histórica do rubro-negro não fosse “vencer, vencer, vencer”, mas “perder, perder, perder”. Sem traumas!
Com a maior desfaçatez, dizia-se ao final do ano passado que o saldo da temporada fora positivo, pois o Fla chegara às finais de três competições e ganhara uma. Venceu a menos importante (o Me Engana que eu Gosto estadual) e deixou escapar as mais valiosas (a Copa do Brasil e a Sul-Americana). Desde quando isso é algo que mereça comemorações ou autoelogios? Só mesmo na atual administração.
Dizer que o Flamengo jogou bem, na segunda partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, é uma vez mais tentar dourar uma pílula indigesta. O time de Maurício Barbieri, de fato, teve mais posse de bola, mas as melhores oportunidades de gol foram todas da equipe de Mano Menezes, que poderia ter vencido, tranquilamente, se Barcos e Thiago Neves não tivessem perdido duas chances claríssimas, quando o placar ainda estava 0 a 0 – na segunda, méritos para Diego Alves, que fez grande defesa.
Depois da partida e da desclassificação (a terceira, na Libertadores, com Bandeira de Mello!), o que fez o técnico estagiário Maurício Barbieri? Disse que gostou do jogo e deu parabéns aos seus jogadores! Por uma magra vitória que não valeu nada! E o balanço desastroso, na competição mais importante do continente? Classificou-se em segundo na chave de grupos e caiu no primeiro “mata-mata”. Desde quando isso é digno de elogios? Só mesmo para quem não tem noção do que é o Flamengo.
O esquema inofensivo
Os centroavantes se sucedem, são crucificados (não que alguns não mereçam as críticas) e ninguém vê que o maior problema do ataque do Flamengo não é o camisa nove, mas o esquema, o estilo de jogo, que começou a ser implantado lá atrás, por Zé Ricardo, e tem sido “aperfeiçoado” por Barbieri.
O rubro-negro tenta jogar como o Barcelona, de Guardiola, sem ter um milésimo do talento daquele elenco no qual pontificavam Xavi, Iniesta e Messi, cercados por outros jogadores de altíssima qualidade. O resultado? Não conseguem concluir as tramas ofensivas, ficam só no toquinho improdutivo, pra lá, pra cá e pra trás e tome de chuveirinho. Qualquer centroavante vai penar assim.
Ainda mais num time sem laterais de verdade. Na esquerda, Renê raras vezes vai à frente e na direita, Rodinei é o caos de chuteiras. Corre sem parar, mas não consegue ser minimamente eficiente no ataque e deixa um corredor aberto às costas, por onde o Fla tem sofrido gols sem parar.
É inacreditável que o treinador e os dirigentes do futebol não tenham percebido isso – e que nada façam para mudar as características de uma equipe que, pelo andar da carruagem, acabará perdendo também a Copa do Brasil e o Brasileiro. E será parabenizado por isso.
Essa turma pode ser muito boa em finanças, mas, definitivamente, não é do ramo do futebol. Nem mesmo entende o que é o Flamengo.
Reprodução: Blog do Renato Maurício Prado
Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira…
Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Compraram um ótimo volante, Pires da Motta, e o deixam no banco. Quando precisa o anal só técnico coloca Arão. Vem logo eleições,cmao vejo a hora da verdadeira chapa Azul entrar. Voto Landim !!!
E mais se não fosse esse ai o maior e melhor presidente que o Flamengo já teve nois estaríamos brigando para não cair ate hj ele esse aí msm EDUARDO BANDEIRA DE MELO FEZ O FLAMENGO SER O FLAMENGO RESPEITADO E TEMIDO POR TODOS EM QUALQUER CAMPEONATO ESSE CARA AI SIM EDUARDO BANDEIRA DE MELO E MEU IDOLO ELE NUNCA ROUBOU UM CENTAVO DO FLAMENGO POR ISSO O FLAMENGO E O Q E HJ NAO BRIGA PRA NAO CAIR BRIGA PRA SER CAMPEÃO EM TUDO BANDEIRA DE MELO ETERNAMENTE FLAMENGO NÃO E TORCE E SENTIR O AMOR MAIS PROFUNDO Q EXISTE UMA VEZ FLAMENGO FLAMENGO ATE MORRER
Que saia logo esse câncer de SoFla do Flamengo, um monte de perdedores centralizadores.
A propósito, onde está o presidente do clube para dar uma satisfação à torcida que o time mais uma vez decepcionou na Copa Libertadores da América? Até agora não deu as caras para comentar a eliminação. Pelo contrário, ontem, dois dias apenas após a eliminação no primeiro mata-mata disputado pelo clube em 8 malditos anos na maior competição do continente, ele estava do ladinho da mosca morta da Marina Silva fazendo campanha, e não no clube, resolvendo o que tem de errado no futebol, que mais uma vez fracassa e decepciona o torcedor.
O Flamengo não traz para a Gávea uma Libertadores há 37 longos anos, dos clubes que já foram campeões, é o segundo que está há mais tempo sem ganhar, atrás apenas do Racing, um clube que literalmente FALIU em 1999. Para piorar a situação, é uma competição na qual o clube historicamente protagonizou inúmeros vexames, é uma ferida aberta enorme na autoestima do torcedor rubro-negro, e o atual presidente PROMETEU na campanha de reeleição em 2015 que ganharíamos essa Taça para mudar isso, o que não aconteceu, fracassamos três vezes seguidas nesse triênio. Diante disso, o MÍNIMO que o atual presidente do clube deveria fazer é dar uma satisfação ao torcedor, mas não, está muito ocupado fazendo campanha para sua candidatura pessoal e completamente alheia ao clube, ainda com um mandato em vigor. É esse o "melhor presidente da história do clube" para os desinformados que desconhecem tal história?
Pronto, desabafei, agora só vou aguardar os torcedores de dirigentes começarem a me acusar de querer Patrícia Amorim, Kleber Leite e Edmundo Santos Silva de volta, já que esse é o único argumento deles para defender o Banana: amenizar a incompetência de quem eles defendem ao deixar em evidência uma incompetência maior de outros indivíduos.
Caro Pseudo-flamenguista Maurício Prado.
Mais uma vez você se alinha com a "imprensa paulistinha" para denegrir a imagem do Flamengo e do seu desafeto o EBM.
Analisemos os dados, o Flamengo ainda está equilibrando suas contas, com um passivo enorme já pago (400 milhões) e outro do mesmo tamanho a ser pago.
Com isso o clube tem capacidade financeira de pagar salários e pouca capacidade de investimento.
O time foi montado com oportunidades de mercado e poucas compras, o que desequilibrou o elenco e se não fosse o investimento inicial na nossa base, que veio nos socorrer, estariamos perdidos, com um time fraco e candidato ao rebaixamento.
Fazem muitas comparações do nosso time com o Palmeiras, não somos donos de uma financeira (ou pior a financeira não é a dona do nosso time), 70 % do elenco do palmeiras pertence a Crefisa, ela compra o jogador e o Palmeiras paga o salário de alguns, os mais caros a Crefisa banca, isso vem ocorrendo há 5 anos, não temos esse mecenato, que resultou no Palmeiras com dos times titulares fortissimos, o Felipão optou por um time mais cascudo para libertdores e copa do Brasil e outro menos cascudo pro brasileiro, ele tem material humano de sobra,
Nosso time combalido vindo de oportunidades e mesclado com a base tem carências graves, temos titulares absolutos:
Diego Alves
Léo Duarte
Cuellar
Paquetá (deslocado pra volante)
Diego
Everton Ribeiro
Com possibilidade de ser titular:
Vitinho
Piris
Uribe
Lincon
Carências graves do elenco
Um zagueiro
Dois Laterais
Um Atacante
Mesmo assim com um excelente trabalho do Barbieri, em certos momentos conseguimos nos impor, mas com o mês de agosto com 10 partidas num intervalo de 31 dias, pasmem uma partida a cada 3 dias, o time não aguentou o ritmo, e com a impossibilidade de priorizar uma ou duas competições, pois a imprensa cairia matando em cima do Flamengo, ficou impossivel manter o nivel das atuações e a regularidade do time, faltou literalmente pernas, não faltou raça, nem vontade, faltou o fisico mesmo.
Com um agravante, com o São Paulo na arancada pra liderança a arbitragem baixou o "cabloco" e passou a favorecer descaradamente o time do futuro presidente da CBF, marcando e perseguindo os jogadores do Flamengo e dos adversárioa do São Paulo, vide a expulsão do jogador do Ceára e a não expulsão de Diego Souza que mando o arbitro tomar no c...
E você vem todo jogo, sem entender nada de fisiologia falar que o time foi modo banana, e nenhum comentarista tem coragem de contradizer o "reizinho", a palavra do "maurinho" é lei.
Faça um favor a todos ao Flamengo, se declare Vascaíno, ou torcedor de um time de São Paulo, tire a mascara e deixe de tentar enganar a Nação, pois o "maurinho" se finge de Flamenguista só pra descer o sarafo, você me da nojo, seu verme.
Engraçado como se desvaloriza o título da CB no início da gestão e valoriza a CB perdida.
Falta um pouco de coerência.
Essa gestão foi ótima na área administrativa e econômica, faltaram um título do campeonato brasileiro ou libertadores.
Concordo que o modo como vem sendo aceita as derrotas não condiz com que sempre foi sangue rubro negro.
Mas no geral a gestão foi muito boa.
Uma pena que agora o próximo presidente irá retroceder o Flamengo trazendo as dívidas em pro de querer ser campeão a qualquer custo.
Olha não boa ! Falar ate Papagaio Fala vejo muito gente Criticar o EDM, porem puxem o Retrospecto do Time dele e Veja realmente se aquele era o flamengo que nos queríamos um time afundado em dividas e de fracassos puxem ai a última vez q flamengo disputou 3 liberta em 6 anos ? Lógico que tem muito o que ser consertado eu tb um mero torcedor não estou feliz porem possa ser que entre outro presidente e ganhe tudo ate o mundial novamente .porem, os títulos daqui pra frente terão sempre a marca do Bandeira afinal pra se montar grandes times alguém teve que colocar o Clube em ordem e muito agora q a casa tá arrumada tá todo mundo querendo a teta .
quando voltar as imensas dívidas impagáveis, jogadores e treinadores na justiça e fazendo filas na Gávea para receber o que deixaram de honrar, entrando no Brasileiro para disputar para não cair, sendo chacota de tudo e de todos, aí sim; eles darão valor ao atual Presidente Bandeira de Mello.
EBM prestou um grande serviço nas finanças e patrimônio do clube, mas no futebol deixou a desejar, no remo idem, hoje o FLA sempre perde pro Bostafogo no remo, não podemos esquecer nosso nome Clube de Regatas do Flamengo, nas finanças nada a dizer, apesar de jogar grana fora no futebol, Rômulo, Dourado...