O Campeonato Brasileiro já está em sua reta final, restando apenas sete jogos até o final da competição. O Flamengo ainda briga pelo título do torneio, ocupando a segunda colocação, quatro pontos atrás do líder, Palmeiras. No próximo final de semana, entra em campo para enfrentar o quarto colocado, São Paulo, em mais um confronto direto, já que empatou com o próprio Porco no último sábado (27). No entanto, agora que não tem mais o duelo com o líder, maximizar o aproveitamento na reta final é vital para que a chance de levantar o caneco permaneça. O retrospecto do primeiro turno precisa ser melhorado.
Os duelos do Flamengo até o final do Campeonato Brasileiro serão contra: São Paulo (F), Botafogo (F), Santos (C), Sport (F), Grêmio (C), Cruzeiro (F) e Atlético-PR (C). Na primeira metade do torneio, o Rubro-Negro acumulou três vitórias, três derrotas e um empate nestes sete duelos. Dentro de casa, foi derrotado pelo adversário do próximo domingo (04), dentro do Maracanã, por 1 a 0, e venceu Botafogo (2 a 0), Sport (4 a 1) e Cruzeiro (1 a 0). Fora, não conseguiu triunfar: empatou frente ao Santos, em 1 a 1, e perdeu para Grêmio (2 a 0) e Atlético-PR (3 a 0).
Dos 21 pontos que estiveram em disputa no período, o Urubu conquistou 12. Caso repetisse o desempenho neste segundo turno, somaria a mesma pontuação aos 59 que tem no momento, terminando o campeonato com 71. Considerando que o Palmeiras, atual líder da competição, tem 63, os paulistas precisariam ter uma queda brusca de desempenho nas rodadas derradeiras, para que seja possível o Flamengo levantar a taça. Só poderiam somar oito pontos em 21 possíveis, algo que parece bastante improvável, se levado em consideração o atual cenário do torneio. Desta forma, o Flamengo de Dorival Júnior, caso queira levantar o caneco do Campeonato Brasileiro em dezembro, precisa superar o aproveitamento alcançado pelo Rubro-Negro de Mauricio Barbieri.
O primeiro passo é vencer o São Paulo, algo que não conseguiu na primeira metade da competição. Derrotado em casa, com gol de Everton, o Flamengo tem a chance de dar o troco no Morumbi, no próximo domingo (04). Os cariocas estão três pontos à frente, o que significa um confronto direto pelas primeiras posições na tabela. Palmeiras, líder, e Internacional, terceiro, ainda estão na briga pela taça. A partida entre rubro-negros e tricolores começa às 16h (horário de Brasília).