A estreia do Real Madrid na Copa do Rei da temporada 2018-2019 foi muito especial para Vinicius Jr. O duelo marcou, também, sua estreia como titular entre os profissionais do clube, na goleada por 4 a 0 sobre o Melilla. E o atacante chamou a atenção com muita participação durante todo o duelo, duas assistências e um belo chute no travessão, que por pouco, não marcou seu primeiro tento entre os profissionais desde que chegou na Espanha. Como não poderia deixar de ser, o argentino Santiago Solari, também estreante no comando da equipe principal, comentou a performance do garoto.
De acordo com o treinador interino do Real Madrid, Vinicius ainda é muito jovem, então precisará de tempo para se adaptar ao estilo europeu, e principalmente, ao estilo do clube. No entanto, Solari demonstrou confiança na evolução do brasileiro, afirmando que seu talento já foi demonstrado em outras ocasiões.
— Ele começou a partida, mas ainda é muito jovem. Ele tem 18 anos, acabou de chegar, está em um novo país, um novo estilo de futebol e está adaptando-se a um novo mundo, que é o Real Madrid. Pouco a pouco ele vai crescer, evoluir e amadurecer, porque talento, ele já mostrou.
Santiago Solari e Vinicius Jr. já haviam trabalhado juntos antes, pela equipe B do Real Madrid, o Castilla. Com a camisa do clube, que disputa a terceira divisão da Espanha, assim como o adversário pela Copa do Rei, o jogador entrou em campo cinco vezes, marcando quatro gols e dando uma assistência. A diretoria do clube, inclusive, acredita que um dos erros de Lopetegui foi não ter aproveitado melhor o jogador, algo que Solari fez já na estreia, deixando o ex-Flamengo em campo durante toda a partida. A próxima oportunidade que Vinicius terá de entrar em campo com a camisa merengue será no próximo sábado (03), pelo Campeonato Espanhol, contra o Valladolid, do presidente Ronaldo Fenômeno, às 12h15 (horário de Brasília).