O Flamengo foi a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, no último domingo (25), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Conquistou a vitória por 2 a 0, com dois tentos anotados pelo ex-cruzeirense Éverton Ribeiro, mas viu o Palmeiras soltar o grito de campeão no Rio de Janeiro ao vencer o Vasco por 1 a 0, em São Januário. Como não pode ser mais alcançado pelo terceiro colocado, o Internacional, o clube carioca garantiu seu primeiro vice-campeonato na história do Campeonato Brasileiro.
Isto porque a única vez em que o Rubro-Negro havia ficado em segundo lugar, a competição ainda se chamava Taça Brasil, e o ano era o de 1964. Apenas pela sexta vez, os clubes se reuniam em um torneio nacional, e o Peixe levantaria seu quarto caneco seguido sobre o time carioca. A taça acabou sendo decidida já no primeiro jogo, no Pacaembu. Com um tento de Coutinho e outros três de Pelé, o resultado abriu o caminho para o título; Paulo Choco descontou. O campeonato seria consumado três dias depois, dia 19 de dezembro, no Maracanã, em um empate sem gols.
Desde a criação do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Rubro-Negro não terminou uma vez sequer na segunda colocação. Em todas as vezes que alcançou a final, se sagrou campeão. Em 2016, ano em que disputou o título com o Palmeiras, acabou terminando na terceira colocação, ultrapassado pelo próprio Santos. Desde 2003, o formato do torneio é o de pontos corridos, e mesmo em épocas em que brigou pela taça, o Mengo não ocupou o segundo posto ao final da competição.
Com a impossibilidade de perder ou ganhar posições na tabela, o Flamengo ainda precisará entrar em campo contra o Atlético-PR, que briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores, tanto pelo Campeonato Brasileiro, quanto pela Sul-Americana, torneio no qual está na semifinal e decide uma vaga na decisão contra o Fluminense, na próxima quarta-feira (28). Ou seja, pode entrar no gramado do Maracanã como postulante ao título continental ou eliminado e precisando vencer no Rio de Janeiro. O duelo entre os rubro-negros acontece no próximo domingo (02), às 17h (horário de Brasília).
Campeonato Brasileiro começou em 1971. Portanto o Flamengo só foi vice uma vez, esse ano.