O Flamengo ainda possui chances matemáticas de título no Campeonato Brasileiro de 2018, mas convive com a movimentação nos bastidores em relação à eleição presidencial do dia 8 de dezembro, que apontará o novo mandatário do clube para o triênio 2019-2021. Após o atual dono do cargo, Eduardo Bandeira de Mello, dizer que o candidato da situação, Ricardo Lomba, pretende continuar com Dorival Júnior, caso seja eleito, a torcida demonstrou clara indicação de que prefere o oposto.
Em votação feita pelo Coluna do Flamengo, 78% dos torcedores rubro-negros que participaram, declararam sua preferência pela saída do atual treinador do clube para a próxima temporada. Logo, apenas 22% dos votantes foram a favor de Dorival Júnior treinar o elenco do Flamengo em 2019. Anunciado no final de setembro para substituir Mauricio Barbieri nos 12 confrontos restantes pelo Brasileirão naquele momento, o compromisso do comandante com o Rubro-Negro é válido até o final deste ano.
Após sua chegada, Dorival acumulou bons resultados, ficando invicto nas seis primeiras partidas no comando do clube: empatou com o Bahia (0 a 0), venceu Corinthians (3 a 0), Fluminense (3 a 0) e Paraná (4 a 0), até somar mais dois empates em confrontos diretos, contra Palmeiras (1 a 1), no Maracanã, e São Paulo (2 a 2), fora de casa. Esses últimos resultados geraram críticas ao time, que viu seu rendimento diminuir. Elas apenas aumentaram no jogo seguinte, em que a equipe perdeu pela primeira vez, logo para o rival Botafogo (2 a 1).
Após o clássico, o elenco acalmou a crítica vencendo três vezes seguidas, contra Santos, Sport e Grêmio, as duas primeiras pelo placar mínimo e a terceira na última quarta-feira (21), no Maracanã, por 2 a 0. No calendário da equipe — e do treinador — restam o Cruzeiro, bicampeão da Copa do Brasil e apenas cumprindo tabela no Brasileirão, e Atlético-PR, em franca ascensão no torneio e ainda brigando por uma vaga na Libertadores contra o Atlético-MG, mas envolvido nas semifinais da Copa Sul-Americana, após sair na frente do Fluminense, em casa, por 2 a 0.
Em números absolutos, até aqui, Dorival comandou o Urubu em dez jogos. Obteve seis vitórias, três empates e uma derrota, somando 21 pontos em 30 possíveis. O próximo adversário rubro-negro é o Cruzeiro, de Mano Menezes. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo (25), no Mineirão, em Belo Horizonte, em duelo que vale apenas para o Flamengo na competição. O Urubu ainda tenta manter vivas as chances de título, que além de uma vitória, necessitam de um tropeço do líder, Palmeiras, contra o Vasco, em São Januário. O Urubu enfrenta a Raposa a partir das 17h (horário de Brasília).
190
Estes torcedores do flamengo não entendem nada de futebol e querem criticar o Bandeira de Mello grande presidente, pra fazer o q os outros trinadores fizeram em suas equipe ficaria mesmo com Dorival ele está resgatando o futebol do flamengo, não façam besteira, não existe milagre e o campeonato acabou la atras com a derrota pro ceará, e empate com o america fechou o caixão com o gol perdido pelo paqueta contra o palmeiras , agora deu pra bolha e chorar leite derramado SRN