De olho na pré-temporada: o retrospecto do Flamengo contra times europeus

Compartilhe com os amigos

Por: Yuri Sobral

A temporada terminou e o Flamengo não conquistou nenhum título expressivo no futebol. Agora, já sob o comando de Rodolfo Landim, eleito no último dia 16 de dezembro, e do treinador Abel Braga, a equipe inicia 2019 contra o Ajax, da Holanda. Você lembra a última partida do Mais Querido contra um clube europeu?

No século XXI, foram apenas dois confrontos: derrota por 3 a 1 para o Atlético de Madrid e vitória por 2 a 1 em cima do Real Bétis, em 2000, pelo Troféu Villa de Madrid. Nunca, desde a profissionalização do futebol rubro-negro, o Flamengo enfrentou tão poucos os europeus como nestes 18 anos.

Flamengo e Ajax se enfrentaram apenas uma vez na história. Aconteceu em 1998, pelo Torneio Internacional de Amsterdã. Na ocasião, o Mengão venceu pelo placar mínimo. O novo duelo acontecerá no dia 10 de janeiro, no Orlando City Stadium. O embate será válido pela Flórida Cup, torneio de verão e que servirá de preparação para a temporada.

O RETROSPECTO:

218 jogos
108 vitórias
46 empates
64 derrotas
56,8% de aproveitamento
Gols pró: 442
Gols contra: 315
Média de gols pró: 2,03
Média de gols contra: 1,44

O PRIMEIRO CONFRONTO CONTRA TIME EUROPEU:

O primeiro confronto contra um clube europeu aconteceu em 1948, quando o Southampton, da Inglaterra, veio em excursão ao Brasil. A partida foi em 6 de junho, no Estádio São Januário, e juntou, segundo estimativa da Polícia Militar feita à época, 40 mil pessoas (o local tem capacidade oficial para 35 mil).

A PARTIDA MAIS IMPORTANTE:

Quem não lembra da icônica vitória por 3 a 0  em cima do Liverpool, em 1981, mesmo que tenha visto por meio de vídeos? Naquele ano, o Mengão se consagrava Campeão Mundial. Até hoje, o título mais expressivo do clube. O time era recheado de craques, dentre eles Zico, Nunes, Tita, Andrade, Adílio e cia.

MAIOR VITÓRIA:

E quem disse que o Flamengo só venceu times europeus por placares baixos? Em 1956, por um torneio amistoso, na Naruega, o Brann tomou um atropelo: 12 a 1. Cerca de 50 mil espectadores viram o massacre rubro-negro, comando por Júnior, Gaúcho e Renato, que marcou três dos sete gols. Na ocasião, o time que foi à campo com: Ari, Tomires, Pavão, Jadir, Dequinha, Osni, Paulinho, Rubens, Henrique, Evaristo e Babá.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Naruega”? “Marcou 3 dos 7 gols”? Mas não foi 12 a 1? “Júnior, Gaúcho e Renato” em 1956? O jogo teve como artilheiros Henrique Frade (4), Paulinho (2), Babá (2), Evaristo de Macedo (2) e Rubens (2). O jogo referenciado deve ser Flamengo 7 x 0 Real Sociedad, em Tóquio, pela Copa Sharp em 06/08/1990. Nesse jogo sim, Gaúcho fez 3, Renato fez 2, Bobô e Bujica completaram o placar.

Comentários não são permitidos.