De olho na pré-temporada: o retrospecto do Flamengo contra times europeus

Compartilhe com os amigos

Por: Yuri Sobral

A temporada terminou e o Flamengo não conquistou nenhum título expressivo no futebol. Agora, já sob o comando de Rodolfo Landim, eleito no último dia 16 de dezembro, e do treinador Dorival Júnior, a equipe inicia 2019 contra o Ajax, da Holanda. Você lembra a última partida do Mais Querido contra um clube europeu?

No século XXI, foram apenas dois confrontos: derrota por 3 a 1 para o Atlético de Madrid e vitória por 2 a 1 em cima do Real Bétis, em 2000, pelo Troféu Villa de Madrid. Nunca, desde a profissionalização do futebol rubro-negro, o Flamengo enfrentou tão poucos os europeus como nestes 18 anos.

Flamengo e Ajax se enfrentaram apenas uma vez na história. Aconteceu em 1998, pelo Torneio Internacional de Amsterdã. Na ocasião, o Mengão venceu pelo placar mínimo. O novo duelo acontecerá no dia 10 de janeiro, no Orlando City Stadium. O embate será válido pela Flórida Cup, torneio de verão e que servirá de preparação para a temporada.


O RETROSPECTO:

218 jogos
108 vitórias
46 empates
64 derrotas
56,8% de aproveitamento
Gols pró: 442
Gols contra: 315
Média de gols pró: 2,03
Média de gols contra: 1,44

O PRIMEIRO CONFRONTO CONTRA TIME EUROPEU:

O primeiro confronto contra um clube europeu aconteceu em 1948, quando o Southampton, da Inglaterra, veio em excursão ao Brasil. A partida foi em 6 de junho, no Estádio São Januário, e juntou, segundo estimativa da Polícia Militar feita à época, 40 mil pessoas (o local tem capacidade oficial para 35 mil).

A PARTIDA MAIS IMPORTANTE:

Quem não lembra da icônica vitória por 3 a 0  em cima do Liverpool, em 1981, mesmo que tenha visto por meio de vídeos? Naquele ano, o Mengão se consagrava Campeão Mundial. Até hoje, o título mais expressivo do clube. O time era recheado de craques, dentre eles Zico, Nunes, Tita, Andrade, Adílio e cia.

MAIOR VITÓRIA*:

E quem disse que o Flamengo só venceu times europeus por placares baixos? Em 1990, pela Sharp Cup, em Tóquio, o Real Sociedad, da Espanha, tomou um atropelo: 7 a 0. Cerca de 50 mil espectadores viram o massacre rubro-negro, comando por Júnior, Gaúcho e Renato, que marcou três dos sete gols.

*Em 1956 o Flamengo venceu, por 12 a 1, o Brann, da Noruega. No entanto, não há nenhum documento que comprove o feito.

ATUALIZAÇÃO: A partida contra o Brann, de fato aconteceu. A equipe do Coluna do Flamengo e TV Coluna do Flamengo foi em busca e encontrou escalação e data da partida: 07/06/1956. O time que foi à campo: Ari, Tomires, Pavão, Jadir, Dequinha, Osni, Paulinho, Rubens, Henrique, Evaristo e Babá. Gols: Henrique, 4x, Paulinho, Babá, Evaristo e Rubens, ambos 2x, e Oppedahl. As informações estão presentes no livro “Almanaque do Flamengo”, publicado pela revista “Placar”.

Foto: Coluna do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também