O Flamengo fechou com o treinador Abel Braga para a próxima temporada, em anúncio feito pelo próximo presidente do clube, Rodolfo Landim, que venceu as eleições do último dia 08. No entanto, a primeira opção do clube, tanto da chapa vencedora como da situação, encabeçada por Ricardo Lomba, era Renato Portaluppi, que disse “não” ao Rubro-Negro pela segunda vez em 2018 e estendeu seu contrato com o Grêmio por mais um ano.
Em entrevista à Fox Sports, Renato comentou o novo desafio que será encarado por Abel, seu amigo pessoal. Em comum ambos possuem forte identificação com a torcida do Fluminense, justamente um rival. No entanto, enquanto será a segunda passagem de Abel pela Gávea, Renato nunca trabalhou no clube, apesar de manifestar que é um sonho.
— Todo grande clube merece um grande treinador. E o Abel, sem dúvida nenhuma, é um grande treinador. Torço muito, sou muito amigo dele. Espero que tenha sucesso no Flamengo como teve em outros clubes —, afirmou o comandante, que ainda terminou com um recado bem-humorado: “No Campeonato Brasileiro, sem dúvida nenhuma, seremos inimigos”.
Em 2019, Flamengo e Grêmio terão pela frente um calendário bem parecido: Estaduais, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Como ambos estão classificados diretamente para a fase de grupos da competição continental, terminar em terceiro na chave significaria disputar a Copa Sul-Americana.