Hau Cara Pálida! Nessa coluna vamos tratar de discursar a respeito da necessidade ou não de estarmos em pânico.
Abel Braga, ou Abelão, o escalador do Negreiros (lembra dele?), campeão do mundo, da Libertadores, do Brasileiro, de tudo foi contratado com grande apoio da torcida, e claro, da diretoria. Tratava-se do técnico boleiro, adorado pela mídia, que, junto com o Pelaipe, gerente de futebol, cobraria do grupo os resultados esperados.
Houve pouca discussão a respeito de como o Abelão armava os times, de certo mesmo apenas a cobrança e possivelmente a capacidade de tirar leite de pedra. Ora, os últimos times treinados pelo técnico, limitados, renderam muito mais do que podiam. Era de se esperar o mesmo do Flamengo, certo? Errado.
Durante o período Dorival EBM eu dizia na Tv Coluna do Flamengo: Abelão é um técnico excelente para times limitados, gosta de montar times defensivos e com saída rápida de bola, boas transições e contra-ataque bem montados. Essa ainda é a opinião eu mantenho. Mesmo com o DNA flamenguista ofensivo a torcida, diante de tantas frustrações recentes, aceitaria o Abelão se as vitórias viessem. Mas o fato é, nem isso o Abel apresentou até agora.
O maior erro do treinador foi, durante o mês de janeiro até o jogo contra o Fluminense, ter feito experiencias e assumido o discurso de dois times titulares (ou não-time-titular). Essa perda de tempo fez com que o Flamengo não conseguisse ter o padrão simples e ultrapassado do treinador (porém muitas vezes efetivo – vide o própria Abel, Felipe 7 x 1, Carille, Muriçoca…). As experiências podem ter outro nome: Abelão tá meio perdido. O motorista de táxi sabe dirigir, mas pode se enrolar quando sentar em um Fórmula 1.
Sim, é preciso mais tempo. Sim, o Diniz com o mesmo tempo fez um trabalho melhor no outro time. Sim, times e grupos reagem de maneira diferente, o próprio Diniz no ano passado entregou o time dele na zona de rebaixamento. Não há matemática precisa nesses casos.
RESUMINDO A ÓPERA:
1 – Abelão errou: não colocando o time principal desde sempre. O time tem que entrosar, os jogadores têm que se conhecer, e treino é treino e jogo é jogo.
2 – Abelão é defensivo: sem novidades, sempre foi assim, e não há sinais de que vai mudar. Ou seja, podem esquecer, vamos colocar gasolina de avião em um fusca, ou seja, o flamengo vai jogar (e possivelmente ganhar torneios) jogando feio, com até 3 volantes….como o time que ele treinava no ano passado jogava.
3 – Abelão é ultrapassado: Quando deu a declaração que o time que só ataca, que joga com um volante é time de índio, mostrou que não estuda o que se passa no melhor futebol do planeta, alguns dizem que é arrogante.
4 – Abelão vai melhorar o time: sim, se o Abelão continuar à frente do time deve haver alguma melhora. O contra-ataque deve começar a funcionar, a zaga deve ficar menos exposta e a transição deve ser muito melhor. Se ele subir um pouco a marcação, o time já ficará muito mais competitivo
5 – Abelão é teimoso: Ele gosta de jogar com dois volantes, mas o Arão não marca o suficiente e se coloca à frente dos meias mesmo quando o flamengo não tem a bola.
6 – Abelão tem leitura deficiente durante o jogo: O time não muda o estilo de jogo e melhora pouco nos intervalos, as substituições raramente mudam o jeito do time jogar, apenas o fazem, na maioria das vezes mais defensivo. É ainda muito preocupante a atuação do treinador no vestiário se considerar o que ele faz no tempo técnico, reparem, ele apenas abana os jogadores.
Se quiser nos ver: estamos na TV Coluna do Flamengo, todos os dias às 9 da noite com o Resenha (link aqui), ou podemos falar pelo Twitter: @fafochicca
otimo resumo. parabens
Pode colocar o melhor técnico do mundo e não vai mudar nada temos um 10 que não resolve nenhum jogo decisivo. Já passou vários técnico e esse time em jogos decisivos treme…
Somente vou acreditar em comentaristas, no momento em que um desses “entendedores” passar a ser treinador e armar um time maravilhoso.
O Diego bisonho é um zero a esquerda. Mas quem escala ele é o Abel, que diz que o bisonho é bom caráter. O outro Diego, o frangueiro, é outro mentiroso. O desenho é de mais uma ano perdido.
Concordo até uma certeza parte Diego Ribas e fora de série o cara joga muito mas jogar com uns pede as como para e outros que não usam a cabeça e complicado agora Diego Alves esse sim toma cada gol bobo aí que saudade do Dorival se ele estivesse no comando Flamengo tava viando não dizendo que o a ela e ruim e porque ele já conhecia o time dês do ano passado , Cesar agarra mas do que o Diego frango
O 10 bisonho faz chuveirinhos na área adversária.
Já falei, põe o Rodrigo Caio no lugar do Arão e o Léo Duarte na zaga. Põe Tráfico no lugar de Renê e Arrascaeta no lugar do Diego.
Depois é só esperar para levantar as taças.
SRN
*Trauco no lugar do Renê.
Como pode isso?! Como um resultado negativo, numa porcaria de torneio que só serve de treino, pode fazer tanto estrago? Quanta afobação!! Nunca fui fã do Abel, mas acho que é muito cedo para detonar o cara. Vamos devagar aí o “entendedor” cara pálida.
Antes reclamavam do “arame liso”. Dominava com 600% de posse de bola, e nada mais. Agora reclamam do time que joga de outra forma. Depois do Fluminense, iam pedir até a cabeça do Guardiola. E o “Carioquinha” não vale nada, hein? Imaginem se valesse!…kkkkkk
Olhem, essa torcida tá nojenta. Mas sinceramente eu não acho que seja a maioria da torcida, pois com quem eu converso e é flamenguista de verdade, o pensamento é um só: o Abel tá no início do trabalho, dois meses, tem que deixar o cara trabalhar.
É sério que querem tirar o abel? Colocar quem? Dorival, Barbi, Ze Ricardo? Vai pra pqp!!!!
O que vale a bosta do carioqueta? Guanabara?
No inicio do ano um monte de nego dizia “coloca o time b no carioca, essa federação carioca não merece crédito”, tem que “revezar o time no carioqueta”, “tem que fazer testes no carioquinha” e por aí vai. Daí perde de 1×0 pro fluzinho e já ficam nessa palhaçada.
Não perceberam que o Abel fez teste de todo mundo?
“Ah pq deixa o Arrascaeta no banco.” É lógico, tem que testar quem vai ser o banco e não o titular. “Ah, pq jogou na retranca”. Tem que ser muito burro pra não ver que o Abel testou uma variação tática, afinal o Fla no ano passado tinha 1000% de posse de bola e não matava os jogos (eu lembro bem da CB contra o Curintia, da Liberta contra o Cruzeiro, do Brasileirao contra o SP e Parmera).
Tem que tomar vergonha na cara e esperar o cara trabalhar, não deu nem seis meses de trabalho e já vem com essa palhaçada. Ridículo isso!
Falou o entende tudo, com certeza se fosse presidente ainda estariamos com zé ricardo ou barbierei esperando eles aprenderem a treinar!!!
Qual clube no mundo contrata um jogador de R$ 65 milhões para ficar no banco?
Willian Arão é o “Diguinho” da vez!
Augusto Junior
Fabrício, já perdemos o Sampaoli, o melhor técnico estrangeiro à mão…Rapidamente se adaptou ao Santos… Caso, eu disse caso, eles resolvam, com algum atraso, se livrar do Abel, quem voce imagina que eles possam contratar, o Joel???Nosso Departamento de Futebol é a vanguarda do atraso…