FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
O Flamengo iniciou caminhada na Libertadores com o pé direito. Nesta terça-feira (05), a equipe carioca suportou a altitude de 3.700 metros da cidade de Oruro e bateu o San José, da Bolívia, por 1 a 0, garantindo os seus três primeiros pontos no Grupo D. Em entrevista coletiva, Abel Braga comemorou a vitória fora de casa e elogiou as atuações dos zagueiros Léo Duarte e Rodrigo Caio.
– Vitória extremamente importante por ser estreia. Começar fora de casa contra uma equipe que é extremamente difícil. Chegamos a analisar sete partidas. É uma equipe que alonga bastante o jogo, muito vertical, com cruzamentos na área. Meus zagueiros foram impecáveis. Eles chegavam com dois, três jogadores, viradas de lado -, declarou o treinador.
“Abelão” também fez uma análise da atuação do time na altitude e reconheceu o início ruim do Rubro-Negro. Segundo ele, a equipe voltou com uma postura diferente no etapa complementar para sair com um ótimo resultado da Bolívia.
– No primeiro tempo, não nos acertamos bem em nível de marcação. No segundo, tivemos uma postura bem diferente, com mais proteção de bola e acho que o resultado foi justo. Principalmente, porque tivemos ainda duas chances claras e o adversário nenhuma. Teve mais cruzamento e finalização de longe -, analisou.
O técnico rubro-negro também chamou atenção para a ansiedade do torcedor, que clama pelo título do Fla na competição continental, o que não acontece desde a “era Zico”, em 1981. Por fim, Abel ainda ressaltou o trabalho realizado pelo departamento antes da estreia no torneio, com o objetivo de amenizar os efeitos provenientes da altitude.
– Há 38 anos o Flamengo não ganha uma Libertadores e todo ano a cobrança é maior. Isso cria uma certa ansiedade que não é boa para os jogadores, não é boa para ninguém, mas o torcedor é apaixonado. Conversamos de construir um futuro e não lamentar o que ficou para trás. Há algumas semanas fazemos um tratamento diário com todo departamento médico, fisiologistas. A logística para o jogo foi muito boa, os jogadores entenderam e compraram a ideia. Estão todos de parabéns -, finalizou Abel Braga.
A delegação do Flamengo retorna ao Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira (06) e já inicia preparação para encarar o Vasco da Gama, no próximo sábado (09), pela segunda rodada da Taça Rio. O clássico será disputado no Maracanã, às 19h (horário de Brasília).
Show! O time foi aos trancos e barrancos, mas mostrou garra! Abelão gritou no ouvido dos caras, soube colocar o ER! Isso aê!!
Sei que temos que melhorar muito, a vitoria nao pode esconder os defeitos da equipe, começar com Vitória é excepcional, mas tem rever vários erros da equipe.
Valeu pelos 3 pontos, mais uma vez o time se mostrou perdido no meio campo, não consegue trocar 3 passes, o meio nao joga e não marca, os jogadores parecem nao saber suas funções em campo e dependem de uma jogada individual para fazer o gole, um bando em campo, gosto do Abel, mas o flamengo do Dorival em pouco tempo já jogava muito mais do que esse do Abel, vamos torcer e esperar pra ver. SRN
Isso mesmo, valeu pelos três pontos. Precisa tomar coragem e botar o Sr. Diego no banco, porque matou uns 3 contra-ataques ontem com sua mania de rodar como um peru bêbado. Ainda tem gente que diz que é “cadenciar o jogo”. Engana outro. Arrascaeta precisa ser escalado onde sabe jogar. Foi contratado para isso, não pra ser deslocado para beneficiar o peru bêbado, que é o dono do vestiário.
Preferia ao Dorival Júnior. Um cara que aceitou um treinar o time mesmo estando o devendo, botou o time pra jogar, fez briga com quem merecia, usou a meritocracia dentro das 4 linhas. Abel é perca de tempo,e se fosse no meu time que ele treinasse, bastaria comparar o meu Flamengo com outro apenas uma vez que ele já tinha sido sacado fora
Infelizmente arrascaeta muito sem ritmo, com Everton Ribeiro deu outra cara ao time.