Após o Flamengo e Fluminense assinarem o contrato de concessão do Maracanã, no dia 12 de abril deste ano, e se tornarem gestores do estádio, por seis meses, podendo ter uma extensão de mais de 180 dias, os dois clubes voltaram suas atenções novamente para o Maracanã, mas por outro motivo. O rubro-negro e o tricolor se reuniram hoje com a organização da Copa América, pela manhã, para discutir sobre o uso do estádio Jornalista Mário Filho, durante a competição.
Na sede da Confederação Brasileira de Futebol, os clubes falaram sobre o fechamento do estádio com antecedência à Copa América, demonstrando ser impraticável essa ação, por conta dos jogos de campeonatos que Flamengo e Fluminense possuem. Um desses é a partida entre os dois rivais, que acontecerá no sábado, dia 8 de junho, um fim de semana antes da interrupção do calendário nacional para a competição que a seleção brasileira disputará. Os dois gestores do estádio garantem a qualidade do gramado para a Copa América e por isso não enxergam a necessidade desse hiato.
O comitê do evento tenta consolidar um acordo com o Flamengo e Fluminense para fechar o Maracanã durante o Campeonato Brasileiro, em prol da preservação do campo. A CBF agendou um amistoso no Jornalista Mário Filho para o dia 5 de junho, contra o Qatar. O torneio começa no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo, que sediará a partida entre Brasil e Bolívia, às 21:30, horário de Brasília. O primeiro jogo no Maracanã será no dia 16 de junho, às 16:00, entre Paraguai e Qatar.
Semanas antes do início da Copa América, o Flamengo terá jogos contra Athletico Paranaense, no dia 26 de maio, Fortaleza, dia primeiro de junho, e Fluminense, dia 8 de junho. Todos no Maracanã. Além dos possíveis confrontos da Copa do Brasil e Sul-americana.
A quando essa novela de estádio? Diretoria gosta de sofrer. Estadio já.