Yuri Fialho: Abel Braga é um erro

Fui contrário à contratação de Abel Braga, e expressei meu descontentamento desde que seu nome ganhou força após a recusa de Renato Gaúcho. Abel comandou o Flamengo naquela que reputo como a mais vexatória derrota de nossa história; para o Santo André na final da Copa do Brasil em 2004. Minhas preferências eram Marcelo Gallardo, Ariel Holan (técnico do Independiente), Jorge Sampaoli ou Fernando Diniz.

Temos um dos maiores orçamentos do país (quiçá do continente ), mas seguimos esbarrando em decisões equivocadas. E a escolha de Abel, seguramente, é uma delas. Se a ruptura com a ideia de novos treinadores estava decidida, a opção certamente não era recorrer à velha escolha brasileira. O momento exigia ousadia e nosso atual estágio institucional permitia que ousássemos.

Causa estranheza que o clube, na tentativa de interromper um cansativo ciclo de insucessos, tenha concluído que o perfil do novo treinador fosse o de Abel Braga. Seus triunfos no Internacional e Fluminense não eram credenciais suficientes para conduzi-lo ao banco do Flamengo. Não faz sentido algum investirmos tanto na qualificação do elenco e optarmos por um treinador por habilidades mais ligadas à gestão de elenco do que por sua capacidade de extração máxima daquilo que os atletas podem oferecer em campo. É um misto de ingenuidade e incompetência da diretoria.

Embora tenha percentual de aproveitamento superior a 70% ( turbinado pelo Carioca) , o pragmatismo rançoso do futebol apresentado causa incômodo em significativa parte da torcida rubro-negra. O que é compreensível, pois a sensação é a de um trabalho frágil, inconsistente e que flerta com um fracasso iminente.

Por ser o futebol contemporâneo complexo na soma de todas as suas nuances é que o comando da equipe de um clube tão grande quanto o Flamengo não pode estar nas mãos ou na mente de alguém que pareça inábil em lidar com tantos elementos. Abel parece aturdido e desconectado da realidade que lhe cerca. É irremediavelmente inadequado para o Flamengo.

Sempre Flamengo!

Yuri Fialho

@yurifialho

15 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular