Yuri Fialho: “Cuellar e Piris da Motta”

Compartilhe com os amigos

Confessei há algum tempo que gostaria de ver Piris da Motta e Gustavo Cuellar juntos na formação medular do Flamengo. A princípio pode soar estranho. E soa mesmo. Sou um entusiasta do futebol técnico, associado, das tabelas, triangulações, jogo apoiado, da imposição articulada que gera superioridade numérica sobre o adversário. Intensidade, fluidez e plasticidade. Mas isso, por ora, não será possível. Pelo menos não com a concepção de jogo eleita pelo treinador. E está claro que não jogará apenas com um volante de contenção, o que afasta a possibilidade de Diego ocupar a vaga de William Arão. Assim, Abel opta por abrir mão da posse de bola e do controle do jogo para ter uma equipe voltada para o contra-ataque. Recuperação da posse e transição veloz ao gol adversário. Embora contrariado, já estou resignado com essa opção. Entretanto, penso que mesmo dentro dessa filosofia defensivista é possível fazer com que a equipe renda mais.

O sucesso da maneira como Abel pensa o jogo depende, em grande parte, do momento e da forma que retomamos a bola e iniciamos o contragolpe. Se a equipe estiver excessivamente retraída e a retomada se der próxima à nossa área de defesa, o contra-ataque se desenrolará em uma extensão maior do campo. O êxito dependerá de quem executará essa transição para que a bola chegue rapidamente (e com qualidade) a Gabigol ou Bruno Henrique com menor risco de ser reconquistada pelo oponente. Diego retém mais a bola, Arrascaeta é mais objetivo, técnico e passa melhor. Por isso o uruguaio se tornou titular da equipe, e assim seguirá se mantiver a excelente atuação da partida contra o Peñarol em Montevidéu. Mas para isso é preciso repensar a dupla de volantes.

A ideia de ter Piris da Motta e Gustavo Cuéllar formando a dupla de volantes é dar maior vigor, juventude e intensidade ao meio-campo, o que aumenta significativamente nosso poder de compactação, marcação e indução do adversário ao erro. Arão é incapaz de oferecer o que o paraguaio pode, pois não desempenha bem a função de volante e tampouco rende como meia. Sem mencionar que muitas vezes deixa Cuéllar exposto e impede sua aproximação ao ataque. Penso que com Piris ao seu lado, Cuéllar pode tornar-se um jogador ainda mais importante para a equipe do Flamengo. Além de exímio marcador, o colombiano também tem bom passe e finaliza bem. É raro vê-lo próximo ao gol adversário porque Arão já está lá; o que inviabiliza sua maior participação ofensiva.

Sempre Flamengo!

Yuri Fialho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Assim, Abel opta por abrir mão da posse de bola e do controle do jogo para ter uma equipe voltada para o contra-ataque.”

    Pelo visto tem gente que não assiste jogos do Flamengo desde o Fla-Flu da Taça Guanabara. Senão, vejamos:
    – A média de posse de bola do time na Libertadores é de 56%, mais do que teve no Brasileiro de 2018 (55%), quando só teve menos a bola que o Grêmio (56%).
    – Contra o Peñarol no Maracanã, o time teve 60% de posse, enquanto no Uruguai, precisando do empate, teve 52%, sendo que nas duas partidas teve um jogador expulso.
    – Contra o San Jose, foram 46% (fora, na altitude), e 62% (casa). Contra a LDU foram 64% (casa) e 49% (fora, também na altitude).
    – No Brasileiro desse ano, está com 52% de média (pouco abaixo do Santos, com 53%, por exemplo), sendo que jogou com a equipe reserva na metade das partidas.
    – Na estreia contra o Cruzeiro, foram 59% de posse e contra o Inter (fora de casa) foram 54%. Nessas partidas jogou com o elenco principal.
    – Com o time reserva, teve 56% de posse contra a Chape e o único jogo em que abdicou da bola foi contra o SP (38%, o que fez a média cair consideravelmente).
    – Na partida de ontem, jogando fora de casa, teve 57% de posse de bola (chegou a 62% no primeiro tempo).

    Fonte: Footstats

  • Contensão ou contenção.? Na minha época se escrevia contenção, do verbo conter..

  • QUEM assistiu ao jogo de Domingo deve ter ficado ESTUPEFATO pela maneira TOSCA como esse time esta saindo a bola. QUE DIFUCULDADE pra saída de bola é essa???? PQ DA tem SEMPRE que sair jogando, e jogando errado, e correndo riscos???? DOMINGO quase enfartei umas 10 x !!!!

  • Abel como todo tecnico e teimoso então não fara isso para contrariar
    Esse treinero e6 uma mala

  • C0mcordo com tudo

  • piris e cuellar so se colocar trauco na lateral e libera lo para apoiar, com um dos volantes fechando a marcaçao pelo lado esquerdo. se mantiver esquema acho Ronaldo melhor opção, Arão temnjogo que vai bem outro não, nunca sabemos qual versão vai entrar em campo, mas é bom reserva, assim como Diego que bom para cadenciar jogo, jamais 2 volante pq nao da dinamica a equipe e nem ajudará a marcação.

  • SE e somente SE tivéssemos laterais ofensivos.

  • Piris e Cuellar juntos e uma boa, ate pq o arão quer ser atacante e não marca ninguém.

  • Há muito que digo que Abel poderia, sim, experimentar essa formação, mas, claro, que não irá fazê-la nunca, porque “NÃO PODE BARRAR O ARÃO”. Rssssssssss

  • Todo mundo sabe o que é melhor para o Flamengo, inclusive o Abel mas esse, infelizmente não está interessado no bem estar do Clube…
    Talvez se fosse um Fluminense ou Internacional, quem sabe ele não faria melhor…
    Arão inútil e Abel arrogante.
    Pires jogando muito e Cuellar nem precisa falar…
    Então porque manter Arão?
    As Abeletes sempre arrumam alguma justificativa para justificar o injustificável…
    Arão tira as bolas aéreas, Arão é o equilíbrio e blá blá blá…
    Muito pouco para ser titular nesse elenco
    #ForaAbel

  • como assim Arão cortando as bolas aereas defensivas??? vejam onde ele esta nos mil gols de cabeça que tomamos…nem aparece nas fotos

    • Com certeza no mínimo são os empresários do Arão mandando fazer comentários

  • Um sonho impossível enquanto Abel for técnico. =/

  • Ainda bem que vcs só acham e comentam…

  • Lembremos que temos o Ronaldo, um grande volante! O nosso time precisa de poucas peças pra ficar um supertime! Estamos quase chegando lá, só não podemos perder Cuellar! O Dedé seria a cereja do bolo nesse time e o Mariano na lateral direita! Rafinha tá velho com 34 anos e o Mariano tem 31 e mais uns 3 anos de alto nível!

  • Observando os amigos comentando sobre jogadas aéreas , faço uma ressalva . Jogada aérea não se resolve somente com estatura e sim com POSICIONAMENTO. Coisa que infelizmente o nosso time não tem .

  • Realmente, seria muita força dfensiva ter esses 2 com os volantes. Mas, por outro lado, Arão não é esse demõnio que pintam e tem um jogo aéreo sensacional, mas erra muito passe que gera contra ataque e muitas vezes passa da linha dos meias, quase um atacante. Precisamos de equilíbrio! Nem tanto e nem tão pouco! Porém, pra termos esses 2 como volantes, precisa-se urgentemente de um zagueiro cherifão, como o Dedé, o Donatti que fizemos a burrice de entregar pra ficar com Réver e Rafael Vaz, Se o Réver não fosse tão ruin de bola dava pra ter ficado com ele, mas de cabeça ele tirava tudo! Enfim, precisamos de um zagueiro sensacional, só isso, antes de mais nada! Os 2 que temos são o titular e o reserva, um dos 2 tem a vaga, mas falta o zagueirão! Thuler será um grande zagueiro ainda, temos que confiar nele! mas a princípio, falta esse zagueiro que falei!

  • Aonde eu assino ?? Perfeita a avaliação , infelizmente o Abel Braga não enxerga desta maneira meu amigo. Acho que esta seria a formação ideal. Arão seria um jogador para segundo tempo no caso do time estar perdendo ou empatando para dar uma opção de infiltração na área e opção para jogadas aéreas.

  • Queria muito ve Pires da Mota jogando com o Pitbull

  • E o rodrigo tem mais impulsão do que o arão… E o cuellar sabe jogar cm segundo volante bom passador poderia chegar mais próximo a área do adversário… Sem contar que o meio campo ficaria bem servido cm os dois ali o caio e cuellar marcam mto e sabem sair pro ataque

    • Aí joga com o Thuller? Acho q nossa zaga fica mt inexperiente com Thuller e Duarte.

  • Acho que rodrigo caio cm volante daria certo pq o Abel fala tanto de arão pela impulsão o rodrigo caio tbem tem e eles são da msm altura e o rodrigo sabe jogar ali tbem e estaria próximo a área pra ajudar os zagueiros e eu colocaria o Rodolfo pra aumentar a estatura da zaga e ele tbem e um bom zagueiro tem sangue nos olhos não gosta de perde jogo…

    • Com os 2 tenho certeza de que o Trauco, iria cair muito bem como titular!

  • Excelente comentário. Concordo que Piris tem que ser o companheiro de Cuellar. Caso isso aconteça, poderemos ter em Cuellar um meio campista completo.

  • Se tirar Arão vamos perder todas jogadas aéreas e o adversário certamente vai tirar proveito disso. Se for sacar Arão tem que ter outro segundo volante de altura boa porque nossa zaga já é baixa, Cuellar já é baixo, só Arão que salva as jogadas aéreas. Vamos com calma. SRN

    • Arão 1,81m…Pires 1,80 m

    • Arão cortar bola aérea? Nunca, nem com bola rolando ele marca, se botar no alto então já era… Aliás, se quando o adversário jogar uma bola na área do flamengo,
      alguém passar uma gilete no chão, corta a sola do pé do Arão fácil fácil… Arão é disperso, diversase diversas vezes já vimos o Cuellar se matando em campo e o Arão assistindo os caras invadindo a zaga do flamengo no mano a mano… Não tem zagueiro que aguente uma peneira dessas na marcação… Pires da Motta é ligado no 220, erra poucos passes, não é aventureiro de ir a frente toda hora, isso dá tranquilidade a zaga, ao time todo, e torcida, só isso !!

  • Porquê tirar o ARÃO??? Quem vai cortar as bolas aéreas na defesa? Deixa o cara jogar, o dinossauro tem que cobrar dele.

    • O dinossauro é ótima kkkkkkkk.

    • Dinossauro é ótima kkkkkkkk.

    • Vocês estão assistindo outros jogos. Talvez de Arão no Botafogo… As únicas bolas que Arão ganha de cabeça são no ataque, porque é lá que ele passa o jogo inteiro. E não é efetivo, vale ressaltar.

    • Você deve ser um fdp que torce para os tricoletes, qual bola Arão marca , os gols aereoaéreos acontece porque ele não marca e aí as bolas aéreas vem.
      #FORA ARÃO

Comentários não são permitidos.