FOTO: DIVULGAÇÃO/LYON
O Flamengo ratifica a cada ano a força de sua base. Na manhã deste sábado (17), o Rubro-Negro conquistou o título do Campeonato Brasileiro sub-17, sendo que já é também o atual campeão da Copa do Brasil da categoria. O sucesso não para por aí: há também Garotos do Ninho se destacando longe do futebol nacional, como é o caso do volante Jean Lucas, que marcou seu primeiro gol pelo Lyon na última sexta-feira (16), em jogo pela segunda rodada do Campeonato Francês.
O adversário foi o Angers, e Jean Lucas começou a partida no banco de reservas. Ele foi acionado aos 70 minutos (25 do segundo tempo) e aos 72′ já estava balançando as redes. Após bela jogada individual me Memphis Depay pela ponta esquerda, o Garoto do Ninho apareceu como elemento surpresa no ataque e, de primeira, estufou as redes com a perna canhota. O gol dele foi o último do triunfo por 6 a 0, que levou o Lyon à liderança da competição.
Jean Lucas foi criado no Flamengo e, no início do ano, foi emprestado ao Santos, como parte do acordo para o Rubro-Negro trazer Bruno Henrique à Gávea. Para ceder o jovem volante à equipe francesa, o Fla aceitou o pagamento em torno de R$ 34 milhões.
Ver comentários
Libero todos os canais de TV e coloco 1800 filmes e 180 séries completas por apenas R$ 35 mensais. Teste de 2 horas grátis. Sem antena! Basta ter internet! WhatsApp: 21 988788640. Me chama e faça seu teste grátis.
Quer encontrar uma garota em uma noite? Bem-vindo >>> https://bit.ly/2FR5UPT
Mais um da base que começa bem na Europa, Lucas Paquetá está na seleção e saiu do Brasil há menos de 10 meses, Vinicius Junior também, saiu recentemente do mengão, foi eleito o melhor jogador do Real em fevereiro deste ano, quando estão subindo cansamos de ouvir que não vão dar certo e coisas do gênero, quando vão embora mostram que estávamos errados, o duro é que nunca aprendemos a lição.
Jorge também estava seleção
Joga mais que Arão, que se fosse bom já estava na Europa. Não vai demorar estará na seleção.
Nunca gostei do Jean Lucas. Mas torço para que dê certo no Lyon, pois aumenta a credibilidade do Flamengo como celeiro de talentos e valoriza futuras joias.
O Reinier pode ser bem vendido em breve (40M euros para cima), em parte, devido ao sucesso dessa safra recente que foi para a Europa e se consolidou como VJ, Paquetá e agora Jean Lucas.
E continuamos a gastar milhões em contratações deixando a base de lado.cesar,Léo Duarte,tuller,Samir, Jorge, Ronaldo, Jean Lucas,Reinier, Vinícius Júnior, Paquetá,vizeu
Existem 4 considerações que os torcedores românticos (favoráveis à manutenção eterna de jovens promessas) não conseguem entender:
1) estes garotos todos tem um pico de valor aos 18-20 anos;
2) as renovações contratuais das joias geralmente implicam em diluição de direitos do clube formador (os jogadores/empresários, renovam apenas condicionado a destinação de percentuais crescentes para jogador e agente;
3) os próprios garotos sonham em jogar na Europa;
4) o jogador bem cotado na base é o melhor na faixa de 16-20 anos mas pode não evoluir contra adversários de todas as idades no profissional (risco alto).
Considerando estes elementos, a decisão ótima é a venda quando o jogador é novo mesmo. O que o clube tem que fazer é utilizar este dinheiro de forma inteligente para (i) seguir desenvolvendo a base (círculo virtuoso) e (ii) reduzindo dívidas e (iii) administrando despesas correntes de forma inteligente para montar plantéis com probabilidade crescente de ganhar títulos.
Esta é a matemática de um bom clube formador. O Flamengo vem seguindo à risca esta cartilha. O sucesso esportivo é uma questão de tempo.