Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Que vitória no Maracanã! Jogo foi duro, com o Internacional parando o jogo em vários momentos, inclusive com chegadas mais fortes, algumas desleais.
Nosso primeiro tempo não foi bom. Mesmo com a movimentação dos jogadores de frente, levamos pouco perigo. O Inter marcava no 4-1-4-1, impedindo que nossos atacantes flutuassem entre as linhas. Desta forma, Arão não subia tanto ao ataque como elemento surpresa, e poucas jogadas de perigo foram criadas.
https://twitter.com/MatheusTBrum/status/1164341315880083456
Além da forte marcação, nosso lado esquerdo não estava bem. Arrascaeta, jogando com uma gastroenterite, não conseguia escapar da marcação e fazer boas jogadas. Tanto que, mesmo atuando apenas 45 minutos, foi o jogador rubro-negro que mais errou passes na partida (6). Com o uruguaio mal, Filipe Luís não tinha com quem tabelar e buscar jogadas.
No segundo tempo, a situação mudou. O Flamengo continuou com a posse de bola – terminou a partida com 60,9% – buscando espaços na defesa colorada. E a grande diferença foi que soubemos aproveitar o momento em que apareceram. Filipe roubou a bola na lateral esquerda, puxou o contra-ataque, passou para Everton Ribeiro lançar Bruno Henrique, no mano a mano com a zaga adversária. No meio do entrevero, Gerson teve uma frieza ímpar, para tocar pro camisa 27 cutucar pro fundo do barbante.
Primeiro gol do Flamengo foi a única vez que o time aproveitou o contra-ataque e a defesa do Inter fora da linha! E tudo começou com o desarme do Filipe Luís. Que 2º tempo do lateral!!! #ColunaDoFla pic.twitter.com/U8uLmoZfKf
— Matheus Brum (@MatheusTBrum) August 22, 2019
No segundo gol, quatro minutos depois, mais uma jogada que se inicia com Filipe Luís. O lateral toca pra Gabigol, entre as linhas de marcação, que encontra Bruno Henrique, mais uma vez, no mano a mano. O camisa 27 faz o giro e toca no contrapé de Lomba.
No segundo gol do Flamengo, mais uma vez o time aproveitou a quebra da linha de marcação. F. Luís tocou para Gabigol livre. Bruno Henrique com marcação individual, conseguiu fazer o giro e fazer seu segundo na partida #ColunaDoFla pic.twitter.com/n5ua7YBa7T
— Matheus Brum (@MatheusTBrum) August 22, 2019
A mudança na forma de jogar no segundo tempo é mérito dos jogadores e também de Jorge Jesus, que sacou o combalido Arrascaeta para a entrada de Gérson. E o camisa 15 jogou demais! Aberto pela direita, foi o responsável pelas principais jogadas ofensivas do Flamengo na segunda etapa. O meia conseguiu carregar a bola e com habilidade ir “quebrando” as linhas de marcação do Inter.
Mas, não só Gérson foi o responsável ela vitória. Filipe Luís mudou seu posicionamento. Mesmo sendo lateral, na construção das jogadas (como no caso do segundo gol), foi para o meio, ajudar Cuéllar e Arão na saída de bola, para fazer o time rodar e encontrar os espaços entre as linhas de marcação do Inter.
Mas, mais importante do que tudo isso, foi a paciência que a equipe teve de esperar o momento certo de matar o jogo. Não se afobou, não partiu com tudo pra cima, deixando os espaços abertos na defesa, e, principalmente, não caiu na pilha dos caras, que não foram para o Maraca jogar bola, e sim sentar em cima do 0 a 0, para buscar a classificação no Beira Rio. O mais legal foi que a torcida entendeu isso, e não pressionou a equipe, com vaias e/ou xingamentos.
Agora é descansar, poupar nossos atletas mais cansados na partida do final de semana, contra o Ceará, fora de casa, para voltarmos as semifinais da Libertadores, quarta que vem, depois de mais de 30 anos sem disputar esta fase da competição.
Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum
Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!
Concordo Matheus Brum,no mínimo, o ideal seria descansar, Gabigol, ele não estava 100% ontem, de qualquer sorte concordo com você, pouparia também, todos os que jogaram, com exceção do Arão, ele está fora da partida com o inter pelo terceiro cartão, temos muito tempo e jogos no brasileiro, na liberta depois do inter virá provavelmente o palmeiras e depois a partida final.
Quer encontrar uma garota em uma noite? Bem-vindo >>> https://bit.ly/2FR5UPT
Ótima análise. Parabéns. Se pudesse palpitar pouparia os dois laterais, Arrascaeta e Gabigol diante do Ceará. Até que enfim o Fla aprendeu a jogar mata-mata, não cair em pilha e não ter nenhum jogador expulso.
NA QUARTA-FEIRA, VAI TOMAR DE 5 DO INTER !!!