FOTO: REPRODUÇÃO
A partida entre Flamengo e Grêmio pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores terminou sem uma definição após empate por 1 a 1, mas esteve recheada de polêmicas. Com três gols do Rubro-Negro anulados, a atuação do VAR gerou uma insatisfação da cúpula do Fla. Nesta sexta-feira (04), praticamente 48 horas depois do duelo, a CONMEBOL divulgou em seu site oficial as situações que geraram análise para o árbitro de vídeo.
No documento, é possível acompanhar as imagens de análise e os áudios da comunicação do árbitro principal com o VAR. No segundo gol anulado, marcado por Gabigol, o juiz Néstor Pitana chama o árbitro de vídeo afirmando que o camisa 9 estaria em condição irregular. Durante a observação, o VAR constata que o atacante rubro-negro encontrava-se em impedimento.
O que chama mais atenção, porém, é o modo de operação. Nos áudios disponibilizados pela Conmebol, ainda referente ao lance de impedimento de Gabigol, o árbitro de vídeo pede para que a imagem seja avançada e recuada a todo o momento, até que encontre o melhor instante para constatar a condição irregular, que, para muitos internautas e comentaristas, foi equivocada.
Para o jornalista Mauro Cezar Pereira, que abordou o assunto em vídeo publicado em seu canal no Youtube, a polêmica com o VAR no jogo entre Grêmio e Flamengo pode servir para que haja uma discussão acerca da tomada de decisão dos árbitros na marcação dos impedimentos, assim como a forma de avaliação.
– Foi um ajuste para lá, outro para cá, nos frames… Por um detalhe e uma interferência manual humana foi decidido se era impedimento ou não. É um negócio bem complicado que merece uma grande discussão. Porque, pela primeira vez, vimos de forma direta e transparente um diálogo aberto entre árbitro de vídeo e árbitro de campo e a imagem ao mesmo tempo. A forma como foi definido foi no momento certo que a bola sai do pé do jogador? Isso é uma discussão importante para o futebol. De que maneira isso é calibrado? Está confuso -, questionou Mauro Cezar, afirmando que o Fla não deverá ficar em silêncio sobre a situação:
– A informação que eu tenho é que os dirigentes do Flamengo deverão se manifestar de alguma maneira. Não sei se acontecerá publicamente agora ou se vão esperar o anúncio do árbitro do próximo jogo -, acrescentou.
Diante da polêmica, sobretudo com o impedimento marcado no primeiro gol de Gabigol, a diretoria do Flamengo irá solicitar à Conmebol a íntegra do áudio da cabine do VAR para o lance. A insatisfação com a anulação do tento ficou evidente na publicação do vice de futebol Marcos Braz, que se mostrou contrário e ironizou a decisão da arbitragem. O jogo de volta contra o Grêmio acontece no próximo dia 23, no Maracanã.
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…
Ver comentários
Que porra de chuteiras branca é essa que o fdp do var fala?
Já mandaram dois pra cirurgia Diego e arrascaeta.
A chuteira da desclassificação, não estão vendo tudo e todos contra o Flamengo.
Há uma estratégia em curso pra anular a força e a capacidade técnica e tática do Flamengo, vejamos;
- Invalidar gol váido do Fla
- lesionar gravemente jogadores do Fla
- não expulsar os agressores do Fla
Tudo isto acontece no mesmo jogo...
Dirigentes do Fla têm de bater o pé e dar um murro na mesa
Em último caso apresetar queixa junto da FIFA.
Na duvida, é contra o Flamengo...
Na duvida, gol do Flamengo não é gol...
Mas o que é isto!!!????
Festa de São João:
Olha a chuva!
É mentira.
Jogo do Flamengo:
Olha o goooool:
É mentira.
Uma vergonha o que ocorreu nesse jogo. O Flamengo foi prejudicado descaradamente. Um absurdo! Os dirigentes tem de se manifestar, não podem se omitir em uma situação como essa.
Saudações rubro negras!
Mimimimimimimi
É muita ironia mesmo, logo o Flamengo que é sempre ajudado pela mídia, pelos cartolas do futebol e pelos árbitros, agora estão reclamado do próprio veneno. Eita cambada.
Os Flamenguistas não estão acostumados com arbitragem correta, querem ser ajudados sempre. Só que não era árbitro da CBF...
Não vi flamenguista reclamar que o Gabriel não foi expulso pela entrada no Dani Alves, mesmo essa tendo sido muito mais forte que a entrada do Michel, também não vi reclamarem do pênalti não marcado no Guerrero. Enfim, quando a arbitragem não favorece o flamengo é normal acharem que estão sendo prejudicados...
NEM FORAM DESCLASSIFICADOS AINDA É JÁ COMEÇOU O CHORO. QUERO SÓ VER DEPOIS DA DESCLASSIFICAÇÃO. KKKKK