O Flamengo fez a alegria da Maior Torcida do Mundo ao golear o Grêmio por 5 a 0 e encerrar um jejum de 38 anos sem disputar a final da Libertadores. A alegria, porém, deu espaço à dúvida. Escolhida como sede da primeira final única da competição, Santiago foi tomada, nas últimas semanas, por protestos contra o governo chileno. Diante do cenário de tensão, começaram os rumores sobre mudança da sede da partida entre o Rubro-Negro e o River Plate. A CONMEBOL convocou reunião nesta terça-feira (5), no Paraguai, para debater o jogo com os presidentes dos dois clubes. Segundo o jornalista Martín Fernandez, do portal GloboEsporte.com, a entidade vai propor a mudança do local, mas não deve alterar a data.
Como cuidar do seu dinheiro e ajudar o Flamengo ao mesmo tempo? Isso é fácil, com o Banco BS2!
De acordo com Fernandez, a entidade máxima do futebol sul-americano avalia que uma mudança de data seria ruim pois influenciaria nos calendários nacionais dos campeonatos brasileiro e argentino. Apesar disso, a CONMEBOL mudou sua postura em relação à manutenção de Santiago como sede e já vê a realização do jogo na capital chilena como impossível.
A proposta principal dá conta de que a partida seja realizada em Assunção, no Paraguai – local que já vive preparativos para sediar a final da Sul-Americana, entre Colón e Independiente Santa Fé. O país também abriga a sede da entidade. Apesar disso, a CONMEBOL ainda não descarta levar a partida para outra cidade – desde que seja na América do Sul. Segundo o portal argentino Doble Amarilla, a capital do Peru, Lima, ganhou força nos últimos momentos.
#AHORA ? | #Alerta: Comenzó la reunión en #Conmebol para definir la final de la #Libertadores. La opción más importante era #Asunción pero la capacidad del Estadio Monumental de #Lima con 80.093 localidades subió su cotización y se metió en carrera: es un cabeza a cabeza. pic.twitter.com/LLejMUm7y9
— doble amarilla ⭐️⭐️⭐️ (@okdobleamarilla) November 5, 2019
Há ofertas para levar a partida para outro continente – como aconteceu em 2018, quando o segundo jogo da final foi em Madri, na Espanha -, mas a confederação descarta a possibilidade. Não há chance, também, de realizar jogos de ida e volta.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, embarcou na manhã desta terça-feira (5) para o Paraguai, onde vai se reunir com representantes da CONMEBOL, do River Plate, da AFA e da CBF. A decisão final será tomada após o debate entre os envolvidos.