Há 42 anos, Flamengo iniciava cobrança por direitos de transmissão de TV; hoje, trava imbróglio com Grupo Globo

Compartilhe com os amigos

FOTO: PAULA REIS / FLAMENGO

Por: Marvin Machado e Paula Mattos

O Flamengo vive um imbróglio com a Globo para a transmissão dos jogos do Campeonato Carioca e também decidiu ir à justiça contra a emissora por conta de divergências no acordo para o Brasileirão. Entretanto, há 42 anos atrás, falar sobre a cobrança dos direitos de TV pelos clubes era praticamente uma utopia. Os times não recebiam nada naquela época, e o Rubro-Negro foi o primeiro a se manifestar e dar um basta na situação.

Era em um Fla-Flu, disputado em 15 de novembro de 1977, válido pelo Brasileiro, quando o então presidente do Flamengo, Márcio Braga, exigiu o pagamento pelos direitos de TV. À época, a TV Educativa era a responsável pela transmissão, indo aos estádios para gravar as partidas e repassar às outras emissoras, que faziam a comercialização.

O Rubro-Negro também precisou enfrentar a resistência de outros clubes, que se mantinham fiéis ao antigo formato e criticavam a ação promovida pelo Fla. A exigência da equipe carioca também provocou reação contrária da TV Globo e chegou ao gabinete do então presidente da República, Ernesto Geisel.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


A situação foi parar na Justiça, com o Flamengo protocolando um pedido de liminar contra a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão). A ação foi acolhida no âmbito judicial, proibindo a entrada das emissoras no Maracanã com equipamentos de filmagem. O clube carioca pediu, por fim, o pagamento de um milhão e meio de cruzeiros para liberar a gravação do Fla-Flu, e as equipes de TV atenderam.

Se há 42 anos o Flamengo precisou brigar pelos direitos de transmissão, em 2020 não será diferente. O atual campeão carioca, que não entrou em acordo com o Grupo Globo para televisionar as partidas do Campeonato Estadual, resolveu entrar na justiça contra e emissora, alegando irregularidades nos repasses de valores referentes ao Brasileirão.

ENTENDA O CASO:

Primeiramaente, vale explicar algumas definições. A receita líquida é o que, literalmente, entra no caixa de uma empresa. É o montante que a empresa recebe (a renda bruta), subtraindo possíveis descontos e pagamentos (impostos) e somados (renda de juros, por exemplo). Por sua vez, o lucro líquido parte do valor da receita líquida. Ou seja: é o que entrou no caixa de uma empresa, menos todos os custos da operação.

No caso Flamengo e Grupo Globo, o clube teria direito a 50% do valor da renda líquida com a transmissão dos jogos pelo Grupo Globo (assinatura ou compra avulsa). No entanto, conforme apurado pela reportagem do Coluna do Fla, o clube alega que a emissora estaria repassando os valores referentes ao lucro líquido (descontando comissões pagas a terceiros e demais gastos operacionais), ou seja, o Rubro-Negro estaria recebendo menos do que o combinado.

Em 2019, o Flamengo deu show nas quatro linhas e também quebrou recordes de transmissão da TV (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Considerando a divergência nos valores ao quais tem direito (ainda que não estipule um), o Flamengo entrou com um processo contra o Grupo Globo, solicitando o ressarcimento da diferença causada pelos descontos indevidos.

O assunto entra em pauta após Flamengo e Grupo Globo não entrarem em acordo pela transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A emissora gostaria de pagar ao clube o mesmo valor que os outros times cariocas recebem. Todavia, o Rubro-Negro não aceitou a proposta, destacando ser o responsável pelas maiores audiências da TV e pela campanha vitoriosa da última temporada, quando conquistou os títulos do Carioca, do Brasileiro e da Copa Libertadores da América.

Por hora, o imbróglio entre as partes segue sem solução. O time com maior audiência da TV já estreou no Campeonato Carioca e disputou as primeiras cinco rodadas da Taça Guanabara. Entretanto, em nenhuma delas houve transmissão televisiva das partidas.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • estou gostando muito so fudendo a globo ta bom,,,mais els passa os gol ,,nao pode passar

  • estou gostando muito so fudendo a globo ta bom,,,mais els passa os gol ,,nao pode passar

  • O maraca não suporta a torcida toda, pelo radinho me sinto nós anos 70 !!!

Comentários não são permitidos.