Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Matheus Brum: “365 dias de dor e falta de respostas”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 08/02/2020
12 Comentários
Atualização: 08/02/2020
Compartilhar

Olá, companheiros e companheiras do Coluna do Fla. Infelizmente, o assunto de hoje não é legal. Assim como fiz há algumas semanas, estou aqui para falar sobre os desdobramentos do incêndio no Ninho do Urubu, que deixaram dez garotos da base mortos e vários outros feridos.

Neste sábado, se completa um ano da tragédia. E até agora, o que foi feito? Praticamente nada. A diferença entre o cenário de hoje e do último texto que escrevi sobre o tema é que a grande imprensa está relembrando o caso. Já o Flamengo continua tratando a situação da pior forma possível.

Bem, vamos aos pontos – e eles não são poucos – para entender como o clube se omite de resolver e virar a página mais triste de sua brilhante e vitoriosa história.

Há muito tempo, reclamamos que a diretoria não se posicionava sobre o caso. Em um primeiro momento, a alegação era de que o processo corria em segredo de justiça e que por isso não podia ser passado nenhum detalhe à imprensa. Entretanto, para dar uma “resposta”, o rubro-negro marcou uma “coletiva” com o presidente Rodolfo Landim e membros da alta cúpula do clube. Contudo, a entrevista foi horrenda. A começar pela ausência de repórteres. Amigos e amigas, não existe coletiva sem jornalistas. Muito menos uma entrevista realizada pela assessoria do clube. Jornalismo é jornalismo. Assessoria é assessoria. Apesar das áreas estarem no campo da Comunicação Social, são antagônicas. Enquanto uma tem como objetivo incomodar, a outra tem como função proteger. Qual o medo que a diretoria tem de encarar os repórteres? Por que não exibir a confiança esbanjada em falas após conquistas de títulos para explicar para a sociedade brasileira o que o clube está fazendo para confortar as famílias e homenagear os garotos? Sem contar a total falta de sentimento na fala dos cartolas. Claramente, uma encenação. O olhar cabisbaixo de Landim não o faria ser escolhido nem para apresentar uma peça teatral do ensino fundamental.

Depois desta péssima estratégia, a Globo exibiu uma reportagem com os pais de alguns dos garotos. Uma brilhante matéria, que deveria ter sido feita há mais tempo. Não tem como não se emocionar com o relato dos familiares, principalmente com a fala do pai do Pablo, Uelisson Cândido. E o pior é que ele tem razão. O clube adotou a postura da omissão, pelo menos externamente, e a Justiça lavou as mãos. Até porque, no Brasil, a lei não é para todos.

Na sequência dos acontecimentos, o globoesporte.com publicou que, um ano depois do incêndio, ninguém foi indiciado pelo caso. O Ministério Público retornou dois inquéritos enviados pela Polícia Civil. Em ambas, pedia mais diligências. Ou seja, o MP deixou claro que a PC do Rio de Janeiro não está sendo capaz de fazer uma investigação conclusiva. Na tarde da sexta-feira (07), em uma reviravolta surpreendente, os policiais enviaram, pela terceira vez, a conclusão do inquérito. Oito pessoas foram indiciadas, incluindo o ex-presidente – e pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro – Eduardo Bandeira de Mello.

Ainda na sexta, dirigentes do clube não compareceram à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para apurar casos de incêndio. Os deputados estaduais ficaram com raiva e ameaçam levar nossos cartolas a prestar esclarecimentos com base em condução coercitiva. Para terminar o dia de horrores, a diretoria negou que os pais de Pablo entrassem no Ninho para acender uma vela em homenagem ao filho. Depois da repercussão negativa, o CEO do clube, Reinaldo Belotti, voltou atrás da decisão e liberou a entrada.

Ainda não viu o erro do Flamengo? Calma lá que, infelizmente, ainda tem mais coisa. Na patética coletiva veiculada na Fla TV, os dirigentes explicaram que o clube tem um “teto” para pagar a indenização. E que a base de cálculo é a jurisprudência de casos similares. Ou seja, o Departamento Jurídico analisa casos parecidos, vê o valor que foi pago às vítimas/familiares e calcula quanto que cada família dos garotos deve receber. Até então, juridicamente, não tem problemas. Só que o Fla resolveu se complicar. O argumento é que será seguida a jurisprudência, só que o clube não divulga os valores. E pior, proíbe que os familiares que fizeram acordo divulguem o quanto ganharam. Então, me responda, como saberemos se a jurisprudência foi aplicada? Não dá para saber! Continuamos no escuro!

É triste, enquanto flamenguista, ver a forma como esta diretoria está conduzindo o caso. Parece que não há nenhum interesse de honrar a memória dos garotos e trazer o mínimo de alívio para as famílias. Como tivemos um 2019 maravilhoso, muitos torcedores acabam comprando o discurso do clube, ajudando, assim, a diminuir a pressão por ações a serem tomadas em prol de todos os envolvidos.

Apontar as falhas e omissões do clube não faz ninguém mais ou menos rubro-negro. Quem não tem capacidade de se colocar no lugar de cada pai, mãe, avô, avó, que sofreu com uma perda irreparável, e prefere defender um clube – formado por pessoas que amanhã ou depois vão sair da diretoria e tocar a vida normal – falhou enquanto ser humano!

E a postura fica cada vez mais clara quando outras pessoas envolvidas no incêndio começam a divulgar os bastidores destes 365 dias. Pouco mais de duas semanas atrás, o Flamengo decidiu dispensar cinco atletas que sobreviveram. Um deles, Felipe Cardoso, foi até as redes sociais e desabafou. E falou o que, cada dia, se mostra óbvio: para o clube, eles são números. Nada mais do que isso. E o pior de tudo é que ele está certo.

Entre aberrações e omissões, o tempo vai passando. O tic-tac do relógio se torna mais doloroso. Enquanto isso, continuamos sem respostas. Que a estrela dos Garotos do Ninho não deixe de brilhar no céu rubro-negro, pelo menos, até que a Justiça seja feita. Até lá, é o dever de todo flamenguista cobrar que a memória de cada um deles seja preservada, que o clube assuma suas responsabilidades e lute para que uma tragédia como esta nunca mais ocorra no país.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum


Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Assuntos:coluna do flaColuna do Flamengocoluna do mengãoColuna do MengoflaFlamengoflanoticiasincendio ninho do urubuMais queridoMengãomengonotícias Flanoticias flamengonoticias mengãonoticias mengonovidades flanovidades flamengonovidades mengãonovidades mengoRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas flamengoultimas mengãoultimas mengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
12 Comentários
  • joão paulo disse:
    08/02/2020 às 15:17

    DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, COMBATE E CANAIS ADULTTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAPP 11957540287

    Reply
  • aeudo costa gomes disse:
    08/02/2020 às 15:33

    Eu tenho certeza que o Flamengo está empenhado a cumprir com as suas obrigações, mas porém infelizmente aqui no Brasil as pessoas querem que as coisas sejam editado por elas, querem aproveitar de tudo e de qualquer forma, inclusive a própria mídia, acho que Flamengo está certo em ocultar essa situação pois neste momento prevalecerá a cautela, o bom e o bom senso. Isto não é de responsabilidade da mídia não é uma situação para se tornar notório, e´ função dos dirigentes do Flamengo buscar soluções e não ficar justificando o injustificável. A mídia quer por fogo na fogueira e quanto mais amenizar esta situação será melhor para as famílias e para o clube. Eu tenho certeza absoluta que o Flamengo está engajado a resolver esta situação. A mídia queres tumultuar o desenvolvimento deste acordo, pois de qualquer jeito mesmo com o Flamengo chegando a um acordo com as famílias não estará agradando a ninguém muito menos a mídia na imagem desses repórteres que só querem confusão.

    Reply
  • jose carlos disse:
    08/02/2020 às 15:44

    Deixem os moleques subirem e descansarem em paz já chega de tentar transforma-los em rivalidade clubística, notícia sensacionalista e bilhetes de mega sena PRA ENRIQUECER ADVOGADOS.

    Reply
  • jose carlos disse:
    08/02/2020 às 15:48

    Deixem os moleques subirem e descansarem em paz já chega de tentar transforma-los em rivalidade clubística, notícia sensacionalista e bilhetes de mega sena PRA ENRIQUECER ADVOGADOS….

    Reply
  • Teodoro Hasky disse:
    08/02/2020 às 15:51

    Lamentável ver um bando de oportunistas em busca de clicks, likes, dinheiro, sob a forma de indignação e revolta.
    Tenho certeza q 90% destas pessoas agem de forma completamente egoista em suas vidas privadas, sem a menor compaixão ou respeito pelo próximo, mas se sentem no direito de atacar o clube.
    O Flamengo é uma instituição privada que ao longo dos anos prestou serviços sociais incalculáveis ao país. Não há nada na lei q obrigue o clube a fazer acordos. O clube tem o direito de achar q o valor pedido pelos advogados sedentos das famílias e elevado. Caberá ao Poder Judiciário decidir quem tem a razão. E assim q funciona um Estado de Direito. É uma pena q muitos apelem para uma vitimização exagerada para conseguir trocados a mais. Sim, porque é disso q se trata: DINHEIRO. E certo, não obstante, que a diretoria do clube tem se comportado mal, pois muitas medidas poderiam ser tomadas para homenagear e celebrar a memória destes doces meninos ao longo deste ano, mas nada foi feito neste sentido. A título de exemplo, pq não construir um memorial naquele lugar em vez de um estacionamento? Falta sensibilidade!
    Mas o q mais me deixa irritado e ver vários vagabundos questionando a postura do clube, sem que façam o mesmo com relação a outros órgãos envolvidos na apuração da tragedia? Para mim, está claro q o objetivo e denegrir o clube. O Flamengo ter submergido de uma era de trevas irritou muita gente. O problema é q nada deterá o Flamengo, nem impedir que ele continue fazendo o q fez durante toda a sua existência: trabalho social que resgata jovens, concedendo-lhes uma oportunidade na vida e uma formação. Saudações rubro-negras.

    Reply
  • Odrigo disse:
    08/02/2020 às 16:23

    E obvio que o Flamengo quer pagar os familiares, oque está acontecendo é o seguinte, os advogados estão tentando conduzir o caso da pior forma possível, com o intuito de ganhar mais com “danos morais”, e tudo estratégia de advogado, um exemplo e falar que o Flamengo ficou um ano sem falar com os familiares, e uma forma de ganhar com danos morais.

    Reply
  • Nada disse:
    08/02/2020 às 16:25

    Parabéns Teodoro pelo seu excelente comentário.
    Para quem escreveu essa matéria vc nn representa o Flamengo, suas alucinações escrita aqui nessa página eh insignificante diante da grandeza do Flamengo.
    Mais por um lado entendo vc seu ódio no coração contra o Flamengo o deixou cego e desnorteada.
    Enfim cara segue tua vida infelizmente e esquece o Flamengo pq o Mengão nn precisa de vc e dos seus comentários insanos.

    Reply
  • Viktor disse:
    08/02/2020 às 18:02

    Está óbvio que esse site Coluna do Fla se transformou numa Coluna AntiFla. Está polemizando apenas pra conseguir clicks, fazendo a pior coisa do jornalismo, que é criar celeumas pra conseguir audiência. Não me surpreenderá se descobrirem que a Globo está pagando à Coluna do Fla para fazer essa estapafúrdia cobertura. Tem até vascaínos e antis invejosos escrevendo nos comentários, em outras matérias, fingindo caridade, tristeza, comoção quando só querem atingir ao Flamengo. É a inveja de nada conquistarem no futebol se revertendo em ataques para denegrir a imagem do melhor time do país.
    A diretoria tá resolvendo da melhor maneira possível.

    Reply
  • Viktor disse:
    08/02/2020 às 18:05

    Essa situação de hoje de manhã na porta do CT foi encenação planejada pelos advogados mercenários. O time estava treinando, não estava de repouso, portanto, não poderia deixar que um grupo de pessoas interrompesse o trabalho. A diretoria já havia anunciado que a partir das 16h o CT estaria liberado. Por que esse pessoal não foi acender uma vela no local aonde o corpo está enterrado? Queriam holofotes da imprensa, orientados pelos advogados mercenários.

    Reply
  • Delmir disse:
    08/02/2020 às 22:15

    Tudo que foi dito aqui é pertinente, a mídia está massacrando o Flamengo porque estamos em outro patamar, não entendo porque não se fala, não se faz programas de entrevistas com as vítimas de Brumadinho, boate Kiss e das vítimas das famílias da Chapecoense que muitos até hoje não receberam indenização. O maior problema é que o Flamengo começou a bater de frente com a toda poderosa Globo e como sempre ela usa desses meios para colocar todos contra quem bate de frente com ela.

    Reply
  • GILSON disse:
    09/02/2020 às 01:06

    COLUNA LIXO, QUEREM FICAR MILIONARIOS EM CIMA DO FLAMENGO IMBECIS

    Reply
  • GILSON disse:
    09/02/2020 às 01:11

    JORNALISTA LIXO

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

1

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

7
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 28

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

9 2

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo