FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por Isabelle Costa e João Pedro Granette
Após a divulgação do resultado positivo do técnico do Flamengo, Jorge Jesus, para o novo coronavírus (COVID-19), as delegações de Barcelona de Guayaquil e Portuguesa passarão por uma bateria de testes nos próximos dias. Últimos competidores a enfrentar o time Rubro-Negro, jogadores, comissão técnica e funcionários das equipe serão submetidos a testes para verificar se estão infectados.
Último adversário do Flamengo na Libertadores 2020, o Barcelona de Guayaquil se prepara para uma bateria de exames no staff e nos funcionários. As equipes duelaram no dia 11 de março, no Maracanã, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos. Nos bastidores, os equatorianos estão bem preocupados com a possibilidade de haver algum caso de coronavírus no elenco. Os resultados ficarão prontos dentro de 48 horas.
No duelo mais recente, o Flamengo encarou a Portuguesa, no último fim de semana, também no Maracanã. O clube irá marcar exames para os atletas e também para a comissão técnica, mas de antemão garantiu que ninguém se queixou ou apresentou sintomas da doença. Os dirigentes da Lusa desejaram força ao técnico Jorge Jesus neste momento.
Recomendações da Organização Mundial da Saúde:
Com mais de 120 mil casos confirmados e mais de 5 mil vítimas fatais ao redor do mundo, A Organização Mundial da Saúde emitiu algumas recomendações à população mundial para evitar a propagação do vírus:
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro, ou estar em transportes públicos e lugares com aglomerações
- Ter em mãos um frasco de álcool e gel para higienizar sempre quando for possível.
- Cobrir o rosto com o braço ou lenço ao espirrar e tossir
- Evitar locais públicos e com grandes aglomerações
- Adiar, se possível, viagens para o exterior, principalmente para locais que são foco da doença como Ásia e Europa
- Não passar as mãos nos olhos, boca e nariz
Vale lembrar que os sintomas que se manifestam em pessoas contaminadas pelo coronavírus são: febre de mais de 38 graus, coriza, espirro, tosse, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Apesar do alto nível de contágio, a taxa de letalidade do Covid-19 é de apenas 3,4%, aumentando o número de acordo com a idade e complicações na saúde. Os mais ameaçados pela doença são os idosos, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, problemas de imunidade, e diabéticas.