Ministério da Saúde aprova retomada do futebol, mas faz ressalva sobre falta de testes rápidos

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO

O Ministério da Saúde enviou um parecer favorável ao retorno do futebol, em resposta à solicitação da CBF. O órgão, no entanto, fez diversas ressalvas para a retomada do esporte e sugeriu que a entidade “garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como respectivos familiares e contactantes próximos“.

A principal observação listada no documento, exibido pelo Globoesporte.com, diz respeito ao “saturamento” de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus. Ainda assim, o Ministério reconhece que “o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio“.

Cabe ressaltar que no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturado diante das necessidades da população brasileira… Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo“, diz parte do documento.

Em outro trecho, o órgão reforça “a importância de apresentação de um Plano estratégico detalhado, pactuado entre os diversos setores… para o retorno das atividades futebolísticas sem a presença de público externo e planos de ação locais contendo a descrição das medidas de saúde, segurança e higiene, periodicidade de execução e responsáveis, que devem ser apresentados e validades pela autoridade de saúde local“.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


O protocolo de segurança, elaborado pela CBF e enviado ao Ministério da Saúde, contou com a participação de uma comissão de médicos. Foram feitas reuniões semanais até que o documento para a retomada progressiva do futebol fosse concluído. Vale ressaltar que o guia apresentado pela entidade também foi baseado em pesquisas acadêmicas sobre pandemias e prevê a realização de testes em todo o país.

CONFIRA O PARECER DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

Fotos: Reprodução

Compartilhe com os amigos

Veja também