FOTO: DIVULGAÇÃO
O sucesso do Flamengo dentro das quatro linhas é consequência de um trabalho árduo fora dos gramados. O departamento de análise de desempenho é referência não somente no Rubro-Negro, mas no Brasil. O setor conta com três profissionais, Wellington Sales, coordenador da análise de desempenho, Carlos Eduardo Furtado e Eduardo Coimbra, ambos analistas. Wellington contou um pouco mais do trabalho feito dentro do clube.
— O analista de desempenho tem como especialidade analisar e interpretar os comportamentos das equipes em partidas e treinos, apresentando por meio de vídeos e relatórios. A gente visa atender três pilares estabelecidos na metodologia do clube: comissão técnica, diretoria e instituição. As necessidades são revistas e atualizadas, se necessário, a cada início de temporada, buscando oferecer um suporte cada vez mais eficiente para tomadas de decisão -, detalhou Wellington Sales, em entrevista ao jornal Extra.
Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção
O Flamengo se estruturou no departamento de análise de desempenho e virou referência internacional. Os aparelhos são os mais modernos possíveis, que conta com o sistema ‘Hudl Replay‘, que apenas o Rubro-Negro e o Corinthians usam no Brasil, permitindo a captura e envio de informações em tempo real para o auxiliar no banco de reservas. Além deste, o Fla utiliza o software Piero, usado para edição de imagens, que é exclusividade do Mais Querido em território nacional.
— Isso otimiza o tempo disponível para aproveitarmos as informações geradas e potencializa a qualidade da preparação. Então, quando uma nova comissão chega e percebe que não precisará começar do zero, que temos estrutura e modos operacionais e estratégicos bem definidos, facilita pra todo mundo -, explicou Sales.
Com tanta tecnologia, a vida de Domènec Torrent poderá ser facilitada no Rubro-Negro. Vale ressaltar que o novo treinador do Fla era analista de desempenho no Barcelona, antes de passar a ser auxiliar-técnico principal de Pep Guardiola. O novo técnico do clube carioca conta em sua comissão com Jordi Guerrero, auxiliar-técnico, Julian Jimenez, preparador físico, e Jordi Gris, analista de desempenho, que já foi contactado pelo departamento de análise de desempenho do Flamengo.
— Com certeza a experiência recente com o Jorge Jesus contribuirá, pela vivência de uma dinâmica que trabalha em prol de uma ideia de jogo definida e consolidada, desenvolvendo processos que auxiliem na aplicação e controle do jogar e preparação de adversários. Já tive um primeiro contato com o analista do novo treinador para deixá-lo ciente de alguns softwares que utilizamos e alinhar outros detalhes. Comissão que irá chegar pode esperar um Flamengo preparado para o que vem pela frente -, contou Wellington.
ASSISTA AO VÍDEO DA CHEGADA DE DOMÈNEC TORRENT: