Revista Forbes analisa ideias de Domènec no Flamengo e vê ‘sombra’ de Jorge Jesus no clube

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

O Flamengo contratou Domènec Torrent para substituir Jorge Jesus, que obtive sucesso quase que imediato no Rubro-Negro. O português conquistou cinco títulos: Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-americana e Campeonato Carioca. Porém, os treinadores têm estilos diferentes, embora ambos sejam ofensivos. A revista Forbes, dos Estados Unidos, destacou a contratação de Dome, como gosta de ser chamado.

Em Torrent, o clube carioca queria um sucessor com o mesmo perfil de Jesus; um treinador com uma ideia moderna e progressista de como jogar futebol. O espanhol nunca foi a primeira escolha do clube, com o ex-treinador do Watford, Marco Silva, e o ex-treinador do Mônaco, Leonardo Jardim, entre os candidatos mais ilustres. Claro, Torrent – apelido de Dome – também tinha credenciais excelentes: como assistente, ele passou uma década ao lado do sumo sacerdote da guilda de treinadores Pep Guardiola.  A sua mera associação com o espanhol, cuja filosofia baseada no rápido intercâmbio de posicionamentos, pressões e passes há muito tempo líder de mercado no coaching contemporâneo, serviu como um grande trunfo durante o processo de contratação“, escreveu.

Porém, a revista foi além e ponderou que Domènec vive às sombras de Jorge Jesus, que implementou um estilo de jogo ofensivo e dinâmico. Além disso, a Forbes escreveu que, por mais que o técnico catalão não consiga obter sucesso no Rubro-Negro, a contratação terá valido a pena, pois novas ideias foram colocadas em práticas no Brasil.

No Brasil, Torrent tem encontrado dificuldades notáveis ​​em seu novo clube. Sua situação é multifacetada: cada vitória ainda é considerada uma parte do legado de Jesus, enquanto Torrent é o único responsável pelas derrotas. O desfile da vitória de 12 meses de Jesus, que destruiu e derrubou os dogmas do futebol brasileiro e entregou dramatismo de uma intensidade cromática extraordinária, tornou-se um paradigma incomparável. Vence a torcida, com uma obsessão patológica de vencer, e a demanda da mídia“, ponderou, antes de prosseguir:

O Flamengo e o futebol brasileiro – quatro técnicos já demitidos nesta temporada – precisam pensar além do curto prazo e da gratificação instantânea. Mesmo se Torrent falhar, ele terá sido a escolha certa. Suas ideias enriquecem o Flamengo e o futebol local. Eles nutrem a mente e a cultura em geral. Em mais de um aspecto, isso não tem preço. Por enquanto, Torrent simplesmente precisa de mais tempo para tentar rivalizar com Jesus“, encerrou o texto.

Domènec obteve uma semana cheia para treinar a equipe e ajustar o time taticamente. Com cinco jogos, o aproveitamento é de 33,3%, com uma vitória, duas derrotas e dois empates. A equipe ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro e busca melhorar a posição neste domingo (30), em duelo contra o Santos, na Vila Belmiro. O duelo terá início às 16h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Revista Forbes vê sombra e “ouve vozes”… Tenho medo disso. Caso clássico de esquizofrenia.

  • É só começar a fazer os gols desperdiçados que a imprensa corintiana cala a boca.

  • O BRASIL é verdadeiramente o país da hipocrisia, até no futebol é assim. Jogadores com altíssimos salários, CT entre os melhores do mundo, medicina esportiva de alto nível, uniformes de primeira qualidade, nutricionistas, fisioterapeutas etc, entram em campo de corpo mole, não querendo jogar e o culpado é o técnico.
    Apoiados por uma parte dessa mídia suja, podre e nojenta desse país.

  • DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
    SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO.
    WHATSAP 11.957540287

Comentários não são permitidos.