Rodrigo Coli: “Flamengo x Grêmio – Análise Estatística”

Compartilhe com os amigos

Salve Nação!

Trazemos para vocês um novo quadro aqui no Coluna do Fla para ser um importantíssimo aliado nas análises de pré-jogo. Você que gosta de fazer suas apostinhas ou simplesmente de acompanhar as estatísticas do futebol vai ser nosso leitor número um. Basicamente, e em poucas e diretas linhas, nós faremos uma breve análise do desempenho do Flamengo e de nosso adversário nos jogos em casa ou fora dentro do campeonato – dependendo da condição de cada time na rodada em questão, da última partida entre as duas equipes naquele mando de campo e, através de alguns pequenos cálculos matemáticos, tentaremos indicar as maiores probabilidades de vitória e inclusive o placar, através das probabilidades de gols marcados/sofridos.

Claro que surgirão algumas questões. A primeira é que nas primeiras rodadas as probabilidades carecem de uma amostragem confiável e não serão lá muito representativas. Então até a conclusão da 6ª rodada não realizarei o cálculo de probabilidades dentro do Brasileirão 2020. Nos casos aplicáveis, indicarei as probabilidades considerados os resultados do Brasileirão 2019.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


Outra questão conflituosa é que não nos tem muita utilidade para fins de análise os últimos confrontos diretos que datam de longuíssimas datas, como será o caso, por exemplo, do futuro confronto com o RB Bragantino. Até indicarei o último placar entre as equipes, mas que terá efeito prático apenas para os supersticiosos – sem deméritos, claro, mas apenas indicando que isto impossibilitaria traduções matemáticas para a realidade atual.

Sem mais delongas, vamos ao próximo confronto do nosso Mengão!

Flamengo x Grêmio – 4ª rodada do Brasileirão 2020

Dois times de grande qualidade que guardam muitas semelhanças quanto ao estilo de jogo e elenco em relação à temporada passada, motivo pelo qual será de grande utilidade trazer as estatísticas da última temporada.

Último Confronto (Fla mandante, Brasileirão)
Flamengo 3×1 Grêmio (10/08/2019).
Gols: Arão, Arrascaeta e Éverton Ribeiro. Rafael Galhardo

Desempenho no BR19
Flamengo (casa) – 19J, 17V, 2E, 0D
Grêmio (fora) – 19J, 7V, 5E, 7D

Desempenho no BR20
Flamengo (casa) – 1J, 0V, 0E, 1D
Grêmio (fora) – 2J, 0V, 1E, 1D

Probabilidade Estatística (com base nos dados do BR 19)
Flamengo 2×1 Grêmio, com 9,07% de probabilidade
Flamengo 55,42% / Empate 19,27% / Grêmio 21,67%

Momento
O Flamengo vem de sua primeira vitória no campeonato, com um futebol suficiente mas ainda não espetacular, após o terrível início. O time mostrou solidez e criou muitas chances, esboçando um retorno ao bom futebol agora nas mãos de Domènec Torrent.

O Grêmio vem de um empate frustrante em casa contra o Corinthians, criando mais e desperdiçando pênalti. Antes, empataram fora de casa com meio time reserva, contra o Ceará, e haviam ainda vencido o Fluminense pelo placar mínimo em casa. Uma campanha razoável, mas da qual se esperava mais pela superioridade em relação aos adversários.

Conclusão
A equipe do Flamengo é nitidamente superior técnica e taticamente, o que já foi provado no ano passado. Os elencos pouco mudaram, mas vejo o Flamengo mais diversificado e o Grêmio mais fragilizado. O recente mau momento de forma física do Flamengo vai fazer o time ainda entrar em compasso de recuperação de confiança e o Grêmio tentará aproveitar-se deste fator, mas sigo acreditando em uma vitória rubro-negra por um placar bem próximo ao estimado.

É isso ai, Nação! Tem dúvidas ou comentários a fazer? Sinta-se à vontade para opinar e para me contactar pelo Twitter!

SRN!
Rodrigo Coli
Twitter: @_rodrigocoli

Compartilhe com os amigos

Veja também