Justiça nega recurso da CBF e impede que Taça das Bolinhas vá para o São Paulo

Ano após ano a discussão sobre o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Taça das Bolinhas continua gerando debate. Dono legítimo do troféu, por ser o primeiro pentacampeão brasileiro, o Flamengo derrotou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Justiça e impediu que o troféu fosse entregue ao São Paulo, segundo clube no Brasil a conquistar cinco títulos brasileiros. A apuração do caso foi feita pelo site Esporte News Mundo.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


No dia 13 de agosto deste ano, o Flamengo conseguiu uma liminar na 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão segue em vigor após a derrota da CBF na justiça esta semana. A entidade pode recorrer, levando o processo para os tribunais superiores em Brasília. Em seu parecer para tentar reverter a decisão, a CBF foi incisiva em seu recurso:

“A prevalecer a interpretação que o Flamengo pretende nesses autos, a Taça não será entregue a nenhum clube, o que não é justo, não é adequado, tampouco encontra fundamento nos Regulamentos editados pela CBF. Ademais, demonstra novamente que seu comportamento é ofensivo, abusivo, fruto do seu mero capricho e, ainda, contraditório, tendo em vista que defendeu o seu direito ao prêmio, o que foi negado administrativa e judicialmente, para, posteriormente, na presente ação, sugerir que o prêmio não seja entregue a nenhum clube”.

Toda essa discussão tem origem no tetracampeonato brasileiro conquistado pelo Flamengo em 1987. Na ocasião, havia dois torneios: O módulo verde, organizado pelo Clube dos 13, do qual fez parte o Flamengo junto aos outros grandes clubes do país, e o módulo amarelo, com times de menor expressão no futebol nacional. Em 1992, o Mais Querido venceu o Brasileirão pela quinta vez e se tornou o primeiro pentacampeão do torneio. Com isso, ele passou ser o dono legítimo da Taça das Bolinhas. Mas anos depois, o troféu foi retirado do clube, por decisão da Justiça.

No ano de 1987, a CBF queria que os finalistas dos módulos verde e amarelo se enfrentassem para definir o campeão brasileiro. O clube dos 13 não aceitou a proposta. Por conta disso, o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido. Depois da conquista do pentacampeonato em 2008, o São Paulo passou a reivindicar a posse da Taça das Bolinhas na Justiça. Vale lembrar, que a posição do time paulista era favorável ao Flamengo, mas isso mudou quando o tricolor igualou o Mais Querido em títulos brasileiros.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Depois que vi o Eurico Miranda confirmar que o flamengo é o legítimo campeão em 87 não discuto com mais ninguém, taça das bolinhas é do flamengo

  • Aos famigerados antis ….o que CBF defende é apenas a sua própria supremacia em organizar a competição , e dando ao Flamengo que merceu esportivamete e com a concordância de todos os outros principais times brasileiros, ela estará simplesmente reconhecendo que existe a possibilidade de clubes realizarem competições através de ligas independentes !
    Assim tenham obrigdade em tratar do assunto , pois não será retirando um título legítimo que serão maiores que o fla.
    Embora que em quantidade não nós faça muita falta , porém esportivamete virará um mancha , e que inviabilizaria outras possibilidades futuras para seus próprios times .

  • Se isso não é querer ganhar no tapetão, não sei o que é tapetão.
    Esse time é uma vergonha. Seus troféus é iguais aos diamentes do Ex. Governador Sérgio Cabral. Hehehe

  • No ano de 1987, a CBF queria que os finalistas dos módulos verde e amarelo se enfrentassem para definir o campeão brasileiro. O clube dos 13 não aceitou a proposta. Por conta disso, o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido. Depois da conquista do pentacampeonato em 2008, o São Paulo passou a reivindicar a posse da Taça das Bolinhas na Justiça. Vale lembrar, que a posição do time paulista era favorável ao Flamengo, mas isso mudou quando o tricolor igualou o Mais Querido em títulos brasileiros.
    INCRÍVEL COMO A CARA DESSES CARAS NÃO QUEIMAM! TODOS OS GRANDES CLUBES DAQUELA OCASIÃO NÃO ACEITARAM O CRUZAMENTO ENTRE OS FINALISTAS DA SÉRIA A E DA SÉRIE B; MAS POR TER SIDO CAMPEÃO, O NOSSO FLAMENGO, OS RECALCADOS NÃO ADERIRAM MAIS A IDEIA ANTES FIRMADA POR TODOS.

  • A Urubuzada Carioca já está acostumada a ganhar alguma coisa, se é que se ganha alguma coisa, na pilantragem e picaretagem!!! Sintoma do complexo de inferioridade que a cariocada branca da elite sempre se manifesta!!! O Sport Recife é o campeão brasileiro de 1987 e a taça das bolinhas é do São Paulo Futebol Clube!!! Aos imbecis e invejosos cariocas brancos, ao invés de ficar dando importância à máfia do futebol brasileiro, deviam tentar recuperar um Estado falido e uma cidade que é a maior vergonha nacional!!!

  • ridiculo falar que esporte foi campeao brasileiro. é como colocar o campeão da serie A disputar com o campeão da serie B. Time nenhum da serie A do brasil aceitaria esse confronto

  • Flamengo é o time mais odiado pelos rivais, basta ler os comentários aqui. O título de 87 é do Flamengo, mas a cpf reconhece o sport, simples: a cpf não organizou o módulo verde, mas organizou os outros 3 módulo e no final ela queria o cruzamento que foi negado pelo clube dos 13, que organizou o módulo verde. Dito Isso, existem 2 campeões brasileiros de 87, mas apenas um teve o reconhecimento nacional. O Flamengo é quem acompanhou aquele campeonato sabe disso.

  • “…o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido.” Hahaha
    Quem tenta até hj na justiça o reconhecimento desse título é o Flamengo.
    O título é do Sport, mas como sempre o Flamengo se prevalece do dinheiro e influência por não aceitar a derrota.

  • O campeonato de 87 foi clandestino o Sport e o legítimo campeão e o São Paulo o primeiro penta

  • qualquer um sabe desde que nao seja torcedor do varmengo que 87 é do sport…..

  • QUALQUER UM SABE QUE O CAMPEÃO FOI O FLAMENGO.

    GANHOU DENTRO DO CAMPO, JOGANDO O MELHOR FUTEBOL DO BRASIL, PASSOU POR CIMA DE TODOS OS ADVERSÁRIOS, TINHA O MELHOR TIME DO CAMPEONATO, TINHA ZICO, ISSO TRIBUNAL NENHUM VAI TIRAR.

    É TRISTE QUANDO A POLÍTICA SE METE NO MEIO DO ESPORTE, E MAIS TRISTE AINDA MUDAR O REGULAMENTO NO MEIO DO CAMPEONATO.

    E QUE SE DANE A CBF, ABRIU MÃO DE ORGANIZAR, QUANDO VIU QUE IA DAR GRANA, VOLTOU ATRÁS COM O CAMPEONATO EM ANDAMENTO.

    DEIXA O “IXPOR” PRA LÁ, QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUER, MAS NO FUNDO TODO MUNDO SABE QUE O FLAMENGO FOI DE FATO O CAMPEÃO BRASILEIRO DA PRIMEIRA DIVISÃO DE 1987.

  • SÃO PAULO PRIMEIRO TRICAMPEÃO DIRETO DO BRASILEIRÃO, 1987 É DO SPORT O VARMENGO SEMPRE RECORRENDO NO FAX….KKKKKKKKKKKKKKK