Ano após ano a discussão sobre o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Taça das Bolinhas continua gerando debate. Dono legítimo do troféu, por ser o primeiro pentacampeão brasileiro, o Flamengo derrotou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Justiça e impediu que o troféu fosse entregue ao São Paulo, segundo clube no Brasil a conquistar cinco títulos brasileiros. A apuração do caso foi feita pelo site Esporte News Mundo.
Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!
No dia 13 de agosto deste ano, o Flamengo conseguiu uma liminar na 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão segue em vigor após a derrota da CBF na justiça esta semana. A entidade pode recorrer, levando o processo para os tribunais superiores em Brasília. Em seu parecer para tentar reverter a decisão, a CBF foi incisiva em seu recurso:
“A prevalecer a interpretação que o Flamengo pretende nesses autos, a Taça não será entregue a nenhum clube, o que não é justo, não é adequado, tampouco encontra fundamento nos Regulamentos editados pela CBF. Ademais, demonstra novamente que seu comportamento é ofensivo, abusivo, fruto do seu mero capricho e, ainda, contraditório, tendo em vista que defendeu o seu direito ao prêmio, o que foi negado administrativa e judicialmente, para, posteriormente, na presente ação, sugerir que o prêmio não seja entregue a nenhum clube”.
Toda essa discussão tem origem no tetracampeonato brasileiro conquistado pelo Flamengo em 1987. Na ocasião, havia dois torneios: O módulo verde, organizado pelo Clube dos 13, do qual fez parte o Flamengo junto aos outros grandes clubes do país, e o módulo amarelo, com times de menor expressão no futebol nacional. Em 1992, o Mais Querido venceu o Brasileirão pela quinta vez e se tornou o primeiro pentacampeão do torneio. Com isso, ele passou ser o dono legítimo da Taça das Bolinhas. Mas anos depois, o troféu foi retirado do clube, por decisão da Justiça.
No ano de 1987, a CBF queria que os finalistas dos módulos verde e amarelo se enfrentassem para definir o campeão brasileiro. O clube dos 13 não aceitou a proposta. Por conta disso, o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido. Depois da conquista do pentacampeonato em 2008, o São Paulo passou a reivindicar a posse da Taça das Bolinhas na Justiça. Vale lembrar, que a posição do time paulista era favorável ao Flamengo, mas isso mudou quando o tricolor igualou o Mais Querido em títulos brasileiros.
Flamengo disputou quatro jogos em outubro pelo Brasileirão; Gerson atuou em três Quem não está…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Filipe Luís tem mais uma 'dor de cabeça' antes de jogo do Flamengo contra o…
Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Ver comentários
SÃO PAULO PRIMEIRO TRICAMPEÃO DIRETO DO BRASILEIRÃO, 1987 É DO SPORT O VARMENGO SEMPRE RECORRENDO NO FAX....KKKKKKKKKKKKKKK
QUALQUER UM SABE QUE O CAMPEÃO FOI O FLAMENGO.
GANHOU DENTRO DO CAMPO, JOGANDO O MELHOR FUTEBOL DO BRASIL, PASSOU POR CIMA DE TODOS OS ADVERSÁRIOS, TINHA O MELHOR TIME DO CAMPEONATO, TINHA ZICO, ISSO TRIBUNAL NENHUM VAI TIRAR.
É TRISTE QUANDO A POLÍTICA SE METE NO MEIO DO ESPORTE, E MAIS TRISTE AINDA MUDAR O REGULAMENTO NO MEIO DO CAMPEONATO.
E QUE SE DANE A CBF, ABRIU MÃO DE ORGANIZAR, QUANDO VIU QUE IA DAR GRANA, VOLTOU ATRÁS COM O CAMPEONATO EM ANDAMENTO.
DEIXA O "IXPOR" PRA LÁ, QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUER, MAS NO FUNDO TODO MUNDO SABE QUE O FLAMENGO FOI DE FATO O CAMPEÃO BRASILEIRO DA PRIMEIRA DIVISÃO DE 1987.
qualquer um sabe desde que nao seja torcedor do varmengo que 87 é do sport.....
O campeonato de 87 foi clandestino o Sport e o legítimo campeão e o São Paulo o primeiro penta
“...o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido.” Hahaha
Quem tenta até hj na justiça o reconhecimento desse título é o Flamengo.
O título é do Sport, mas como sempre o Flamengo se prevalece do dinheiro e influência por não aceitar a derrota.
Flamengo é o time mais odiado pelos rivais, basta ler os comentários aqui. O título de 87 é do Flamengo, mas a cpf reconhece o sport, simples: a cpf não organizou o módulo verde, mas organizou os outros 3 módulo e no final ela queria o cruzamento que foi negado pelo clube dos 13, que organizou o módulo verde. Dito Isso, existem 2 campeões brasileiros de 87, mas apenas um teve o reconhecimento nacional. O Flamengo é quem acompanhou aquele campeonato sabe disso.
ridiculo falar que esporte foi campeao brasileiro. é como colocar o campeão da serie A disputar com o campeão da serie B. Time nenhum da serie A do brasil aceitaria esse confronto
A Urubuzada Carioca já está acostumada a ganhar alguma coisa, se é que se ganha alguma coisa, na pilantragem e picaretagem!!! Sintoma do complexo de inferioridade que a cariocada branca da elite sempre se manifesta!!! O Sport Recife é o campeão brasileiro de 1987 e a taça das bolinhas é do São Paulo Futebol Clube!!! Aos imbecis e invejosos cariocas brancos, ao invés de ficar dando importância à máfia do futebol brasileiro, deviam tentar recuperar um Estado falido e uma cidade que é a maior vergonha nacional!!!
No ano de 1987, a CBF queria que os finalistas dos módulos verde e amarelo se enfrentassem para definir o campeão brasileiro. O clube dos 13 não aceitou a proposta. Por conta disso, o Sport Recife, campeão do módulo amarelo passou a entrar na justiça para tentar invalidar o título do Mais Querido. Depois da conquista do pentacampeonato em 2008, o São Paulo passou a reivindicar a posse da Taça das Bolinhas na Justiça. Vale lembrar, que a posição do time paulista era favorável ao Flamengo, mas isso mudou quando o tricolor igualou o Mais Querido em títulos brasileiros.
INCRÍVEL COMO A CARA DESSES CARAS NÃO QUEIMAM! TODOS OS GRANDES CLUBES DAQUELA OCASIÃO NÃO ACEITARAM O CRUZAMENTO ENTRE OS FINALISTAS DA SÉRIA A E DA SÉRIE B; MAS POR TER SIDO CAMPEÃO, O NOSSO FLAMENGO, OS RECALCADOS NÃO ADERIRAM MAIS A IDEIA ANTES FIRMADA POR TODOS.
Se isso não é querer ganhar no tapetão, não sei o que é tapetão.
Esse time é uma vergonha. Seus troféus é iguais aos diamentes do Ex. Governador Sérgio Cabral. Hehehe