FOTO: REPRODUÇÃO
O Flamengo entrou em campo na última quinta-feira (15), para encarar o Red Bull Bragantino em meio à uma sequência avassaladora de jogos (quatro partidas em nove dias). Após um descanso de somente 48 horas desde seu compromisso anterior, na vitória de 2 a 1 de virada sobre o Goiás, o Fla ficou apenas no empate em 1 a 1 com a equipe de Bragança Paulista e perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro já na 16ª rodada.
Através da FlaTV, o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do clube, comentou um pouco sobre a maratona insana que a equipe tem vivido. Segundo ele, essas partidas quase que consecutivas, atrapalham na recuperação física dos atletas e podem ocasionar lesões. De acordo com o profissional, até mesmo a performance dos jogadores pode ser afetada em consequência desse calendário.
— A gente jogou, por exemplo, 48 horas após um jogo, onde sabidamente e cientificamente, ocorre o maior da dor muscular tardia. O pior da fadiga é em 48h e não em 24h. Então, a gente colocou jogadores no pior da fadiga, 48h depois, para jogar. Consequentemente a gente tem feito o processo de recuperação no próprio estádio, após o jogo, nas viagens. Tudo que a gente tem à mão a gente tem feito. Mesmo sabendo que não é o ideal, porque o tempo é curto. É importante ressaltar que há falta de preparação física e a falta de tempo de treinamento -, disse, antes de prosseguir:
— Se eu joguei na terça, por exemplo, segunda o treino tem que ter uma carga mais baixa, na quarta, eu faço um trabalho de recuperação do jogo de terça para, na quinta jogar, e na sexta fazer a recuperação. O público tem que entender: não tive dia nenhum para que pudesse treinar meus jogadores. Então, consequentemente, você vindo nessa maratona de jogos, você tem um desgaste maior, um tempo muito curto para recuperar e isso pode não só aumentar o nível de lesão, como piorar a performance dos atletas, porque eles entram com um nível de fadiga um pouco maior do que o habitual -, concluiu.
CONFIRA A EXPLICAÇÃO COMPLETA:
O médico Márcio Tannure explica o processo de recuperação dos atletas, a interação com o técnico Domènec Torrent e as mudanças realizadas durante a maratona de jogos. #CRF pic.twitter.com/T0Ss5bstWG
— Flamengo (@Flamengo) October 16, 2020
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Com o calendário cheio, o Flamengo volta a entrar em campo já neste domingo (18), quando a equipe enfrenta o Corinthians. O Duelo, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece na Neo Química Arena, em São Paulo, a partir das 16h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Rede Globo e do Premiere e, claro, o Coluna do Fla comanda a narração mais rubro-negra da internet no YouTube, com a voz de Rafa Penido.
Não! Está errado! Tem que colocar os caras pra jogar até estourar.
Parabéns pela matéria, Coluna do Fla
Sou viúva do Jorge Jesus com muito orgulho.
Esse médico não entende nada de condicionamento físico e desgaste. Eu é que entendo. Meu JJ colocava todo mundo pra jogar sem descanso e sem revezamentos.
Acredito que a terra seja plana e que a vacina seja uma farsa dos comunistas para dominarem o mundo.
Fora estagiário!
Fora doutorzinho puxa saco de estagiário!