Comentarista aponta erro no sistema defensivo do Fla e dispara: “Pode até colocar Passarella e Beckenbauer”

FOTO: MARCELO CORTES / FLAMENGO

Na última terça-feira (24), o Flamengo empatou com o Racing por 1 a 1, na Argentina, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Com o resultado, o Mais Querido leva a vantagem do gol marcado fora de casa para a partida de volta. No entanto, o Rubro-Negro ainda apresentou falhas na marcação e uma delas culminou no tento do time argentino. Nesta quarta (25), no programa Seleção Sportv, o comentarista Sérgio Xavier afirmou que o problema está no sistema defensivo da equipe e ainda garantiu que mesmo zagueiros como Passarella e Beckenbauer não resolveriam.

“Não adianta crucificar os zagueiros. O problema está no sistema defensivo. Pode até colocar Passarella e Beckenbauer na zaga, mas se o sistema defensivo não estiver ajustado, as falhas vão continuar acontecendo”.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


 

Desde o comando de Doménec Torrent, o Flamengo tem sofrido muitos gols, fato que rendeu críticas ao sistema defensivo da equipe. A última vez que o Mais Querido venceu sem ser vazado foi no dia 28 de outubro, na vitória por 1 a 0 contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. Desde então, o Rubro-Negro entrou em campo oito vezes e levou, ao menos, um gol em todas as oportunidades.

O jogo de volta contra o Racing será realizado na próxima terça-feira (01), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Para o duelo, o Coluna do Fla traz, como de costume, a transmissão mais pé quente e rubro-negra da internet, com a voz de Rafa Penido e comentários de Tulio Rodrigues. João Pedro Granette assume a reportagem.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Na Europa , os jogadores já conhecem o sistema apoiado , o posicional , ou um hibrido dos dois ( quando só o ataque é posicional ) desde a base . Por isso os jogadores precisam de menos tempo para se adaptar ao sistema quando vão para o profissional . Os brasileiros que vão pra lá , Europa , se integram em times que já jogam bem nesses sistemas . O Rogério usa o sistema apoiado , se não me engano , igual o JJ , e está tendo problemas também , igual ao Dome .

  • A defesa no sistema posicional é muito boa , funciona bem marcando ao receber contra-ataque ou quando o time está compactado atrás . O problema é que o time precisa de tempo de treinamento . Com o Dome teve até um tempo razoável mais para o final , porém o troca troca de jogadores , por conta de lesões , cansaço , e convocações , comprometeu o entrosamento , é o que eu acho . As falhas do sistema defensivo nos jogos contra o SP e o Atlético MG foram provocadas por falta de entrosamento , não de treinamento do time , não do treinador . Minha opinião .

  • O texto acima acertou na mosca, o problema da defesa do Flamengo não são os jogadores, como a maioria dos comentaristas de futebol analisam, mas do sistema que deixa os defensores expostos a bolas longas e contra ataques. Rogério Ceni deveria ver o VT do jogo do Flamengo e Independiente Del Valle no Maracanã em o Flamengo ganhou fácil e assistir o VT do São Paulo e Vasco em que o Vasco com time quebrado conseguiu o empate

  • A forma que o Flamengo joga é muito ofensiva , e isso requer bons zagueiros e meio campo bem treinado também . Também acho que o problema não é em essência o L. Pereira e o G. Henrique , mas sim o meio campo mais treinado para não deixar furo . Eu não sei se o conceito de jogo do Rogério é o posicional , mas pelo que vi do Fla do Dome , o posicionamento defensivo é o mesmo de clubes europeus que se defendem bem , porém é um jogo que precisa ser bem treinado e exige inteligência dos jogadores . O Barcelona dispensava os garotos da base que não se adaptavam ao jogo posicional , para terem ideia . Nesse tipo de jogo , se um jogador falha no posicionamento , compromete a defesa .

  • Todo mundo critica, isso é fácil. Nunca vi um especialista apontar uma solução!

  • Esse Sérgio Xavier GANHA dinheiro fácil.
    Que comentário mais ridículo.
    Na época do Dome, realmente Arão e Gerson ficavam muito à frente da zaga, o que o Ceni detectou e já aproximou ambos os volantes do miolo da zaga.
    O problema é a falta de personalidade e técnica do L. Pereira e do Gustavo Henrique. Eles não tem colchão para vestir uma camisa tão cobrada. Que pesa e muito.
    L. Pereira, tem errado 3 passes em 5 feitos. Os outros 2, chegam nos companheiros quadrados.
    G. Henrique sem velocidade. Fora de forma e tenso dentro de campo.
    Querem sair jogando, mas para isso o cara tem q estar forte mentalmente. Sempre estarão pressionados.
    Da forma que estão, só podem chutar pra frente.
    As vezes o mais simples, é o mais eficaz.
    Só lembrando que para vencer, não se pode perder. Pra isso, não podemos tomar gols.

    Se não tomarmos gols, venceremos, pois sempre fazemos.

  • Que o Mengão não está funcionando isso não é novidade, mas pode melhorar através de incentivos aos profissionais, lembrando que o mal comentário ele influência multidões e acreditando que vamos melhorar podemos sim ter confiança neles, pois o futebol é feito de altos e baixos é vamos dar a volta por cima ,só lembrando que o futebol é dinâmico e se os erros cometidos lá na frente como por exemplo um passe mal feito pode erradicar um contra ataque fulminante, então, todos devem estar consciente disso é ajudar os companheiros da defesa.

  • este departamento medico do Flamengo esta uma bosta, cade os meficos que recuperavam jogadores em um curto espaco de tempo na epoca de Jj?
    acho que sao meficos residentes .

  • Esses comentarista de araque que não sabe fazer a leitura de um jogo de futebol são uma brincadeira. O senhor Léo Peneira e o senhor Gustavo Bonecão Henrique, nas 15 partidas que esses senhores jogaram pelo Flamengo eu vi instabilidade emocional de ambos a questão não é o sistema vejo os dois terem falhas individuais absurdas onde a tomada de decisões de um zagueiro que se preze tem que fazer que é antecipar a uma jogada, desarmar o adversário, rebater as jogadas com a cabeça e os pés e saber fazer a leitura do jogo defensiva e ofensiva da equipe. Léo Peneira no ultimo jogo contra o Racing o cidadão ele cabeceava sempre as costa do atacante e nunca a bola e toda vez que ele vai tentar antecipar ele faz falta no calcanhar do adversário então companheiros vejo com preocupação o Flamengo para as decisões que virão.

  • Eu quero que o Flamengo e os flamenguistas se fodam. Kkkkk

  • Tá, mas ele explicou qual é o problema do sistema defensivo? Não? Então não sabe nem o que tá falando.

  • Concordo com o Sérgio Xavier. Passarela e Beckenbauer estão velhos, não aguentariam a velocidade de um jogo tão corrido, mas o Rodrigo Caio, esse sim resolveria o problema.

  • FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA
    SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
    WHATSAP 11967425209

  • O Sistema defensivo…. não é um ou dois jogadores…. são todos…. com Jorge Jesus o t8me tinha prazer de jogar, agora jogam por que são pagos pra isto. Onde anda a garra, a sede de ganhar todas, a irreverência, o brio……… Também, é necessário dar uma pausa em ganhar, para que não fique rotineiro o futebol de um time só.

  • Não acredito que parei pra ler isso

  • Se colocar o Noga e o Otávio é provável que eles prestem mais atenção e reflexo que o Leo Pereira.
    Leo Pereira tem falhado menos, mas, ainda precisa melhorar muito para poder assumir pelo menos o banco. Noga e Otávio atuariam melhor na minha humilde opinião, cabe ao técnico resolver o problema e fazer com que o sistema defensivo funcione adequadamente.
    Só de ter removido o Gustavo Henrique já faz um grande favor a zaga. Se Leo Pereira e Gustavo Henrique querem assumir a titularidade deveriam fazer por merecer, jogar com raça e honra. Se não jogar com raça, não merece vestir o manto sagrado.

  • Esses comentaristas tipo ENGENHEIRO DE OBRA PRONTA são uma piada. Assim até o meu cachorro pode ser comentarista. Basta colocar as opções baseadas nos resultados pra ele por a patinha naquela que ele vai escolher para da sua opinião. Certamente no próximo jogo em que Rodrigo Caio Jogar com o Natan devem bostejar que o sistema defensivo foi ARRUMADO.

  • Vamos ter uma semana pra treinar e tentar recuperar os machucados, Isla, Pedro e Rodrigo
    Caio, se conseguirmos a volta do Rodrigo, mesmo estando fora há muito tempo, quero ver
    ele de volta a zaga e como a defesa do mengão vai se comportar, só depois disso, vamos
    poder avaliar, colegas, com Thuler e Leo Pereira, sinceramente fica difícil, só se o time ficar
    todo atrás e isso o mengão não vai fazer.

  • O grande problema do flamengo está na falta de cobertura aos laterais. Só estamos tomando gols nas costas dos laterais. O Arão está praticamente sozinho nesse trabalho. O Gerson não está fazendo o que fazia com Jorge Jesus. O Felipe Luiz está morto, mais um gol tomado nas costas dele. Por que não colocam o Ramon que joga mais do que Felipe Luiz e Renê juntos?

  • Exemplo disso, é o Gerson que pra mim é craque, mais na hora de marcar ou da bote, só faz quando quer

  • Quer encontrar uma mulher para uma noite? Bem – vindo ao — S︆︆e︆︆xc︆︆o︆︆n︆︆t︆︆.︆︆C︆︆o︆︆m

  • Tem que colocar o Gerson marcando junto com o Arão e o Ramon na lateral esquerda. Everton Ribeiro e Arrascaeta também tem que ajudar os dois fazendo a primeira linha de 4 quando defende. Zagueiros sou mais o Noga e o Nathan

  • Os meias perdem a bola e não correm pra apoiar a defesa. Desistem no meio do caminho ou ficam naquela corridinha migué. E entre a defesa e o meio de campo há um hiato, dando margem ao embalo e troca de passes do adversário. Por isso, acredito que mesmo o Rodrigo Caio não vai mudar muito significativamente a coisa. A maioria dos gols sofridos ocorre após a perda da bola seguida de uma correria dos adversários. Talvez isso pudesse ser mudado com o esquema de defesa alta, compacta, e maior entrega dos volantes. Ontem eu vi o ER7 na defesa, sendo puxado pelo adversário, no primeiro gol anulado do Racing. Isso é desorganização.