Flamengo e São Paulo protagonizam duelo inédito na Copa do Brasil

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Por: Guilherme Xavier

O Flamengo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil, ao vencer os dois jogos contra o Athletico Paranaense. Dito isso, o Mais Querido já conheceu seu adversário, que será o São Paulo. As equipes jamais protagonizaram duelos pela competição, embora já tenham se enfrentado em outros campeonatos de formato mata-mata.

Esta será a décima nona participação do Rubro-Negro em quartas de final da competição. O retrospecto é positivo, com apenas seis eliminações e todas por diferentes equipes, ou seja, nenhum carrasco na fase. Os times mais eliminados pelo Mais Querido foram os rivais do sul, Internacional e Grêmio, com duas cada um: o colorado em 1996 e 1997 e o tricolor em 2004 e 2018.

Contras equipes paulistas, o retrospecto está empatado. Por duas vezes o Rubro-Negro levou a melhor: diante do Corinthians em 1989 e contra o Santos, mais recentemente, em 2017, mesmo perdendo o jogo de volta na Vila Belmiro. Já nas edições de 1999 e 2000, o Mais Querido caiu diante do Palmeiras e do próprio Alvinegro Praiano, com duas derrotas.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Já o São Paulo, nunca foi campeão da Copa do Brasil e tem retrospecto ruim nesta fase. Em 11 participações no certame, se classificou em apenas quatro, mesmo que nas duas últimas tenho saído vencedor. Passou pelo Palmeiras em 2000, edição na qual chegou mais perto do título, Goiás, no ano 2012, e duas vezes pelo Vasco, em 2002 e 2015.

Além disso, esta é a primeira vez que o técnico da equipe paulista, Fernando Diniz, chega nesta fase da competição. Foram quatro participações anteriores, nenhuma com o mesmo clube. Começando a carreira, levou o modesto Votoraty-SP para a segunda fase e, sete anos mais tarde, teve mesma campanha com o Audax, também de São Paulo. Com trabalhos mais consolidados, emplacou Athletico-PR e Fluminense nas oitavas de final, em 2018 e 2019. Assim como Dome, Diniz ainda busca seu primeiro título de expressão no Brasil, apesar de ter muito mais tempo como treinador.

Virando a chave, o Mais Querido terá um desafio importante no próximo fim de semana. Enfrenta, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG no Mineirão, em duelo direto pela liderança da competição. A partida será no domingo, às 18h15 (horário de Brasília), e terá transmissão do Coluna do Fla, com Rafa Penido no comando.

 

 

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Quer encontrar uma mulher para uma noite? Bem – vindo ao — S︆︆e︆︆xc︆︆o︆︆n︆︆t︆︆.︆︆C︆︆o︆︆m

  • Michael Jordan, sobre as finais da nba, disse é a hora que separa os homens dos meninos,
    se o mengão ajustar a defesa e engrenar uma série de vitórias nos próximos 14 jogos do br.
    atlético mineiro, atl goianiense, coritiba, grêmio, botafogo, santos, bahia, fortaleza,
    fluminense, ceará, goias, palmeiras, atl. paranaense e sport, e, conseguir nas 14 rodadas
    acima descritas, uma liderança com folga, será muito difícil nos tirar o título do BR, teremos
    de ajustar o time para os próximos 6 jogos da copa do Brasil, primeiro são paulo, depois
    provavelmente, gremio, palmeiras ou inter, serão 6 jogos mata mata até o título, agora não
    há mais chance pra vacilo, ou ganha ou sai, agora que separa os homens dos meninos.