Há exatos onze anos, gol de Angelim garantia o hexacampeonato brasileiro do Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

Há exatos onze anos, após virada histórica, o Flamengo conquistava o hexacampeonato Brasileiro. No dia 6 de dezembro de 2009, ainda no antigo Maracanã, o Mais Querido venceu o Grêmio por 2 a 1 e voltou a dominar o país, após 17 anos de jejum na competição. O primeiro gol de empate foi marcado por David Braz. Já o inesquecível tento da virada,  que se tornou até música da Nação Rubro-Negra, veio da cabeça de Ronaldo Angelim, após cobrança de escanteio Petkovic.

O gol do zagueiro e ídolo da torcida foi crucial para a conquista do título, pois um empate não servia ao Flamengo. Para se sagrar campeão, o Mengão dependia de uma vitória simples no Rio de Janeiro, porém, Internacional e São Paulo, que venciam seus jogos, ainda estavam vivos na disputa, só esperando um tropeço do Mais Querido.

Para se sagrar campeão naquele ano, o Rubro-Negro teve de dar uma grande arrancada na parte final da competição, isso porque, já no segundo turno, faltando 17 rodadas para o fim do Brasileiro, o Mengo era apenas o 14º colocado na tabela. Até então, o líder era o Palmeiras, com 13 pontos a mais que o Clube da Gávea. A liderança  do Flamengo só veio na penúltima rodada e se manteve até o final.

O Flamengo começou o campeonato sem chamar atenção, brigando na parte de baixo da tabela. No entanto, já em maio daquele ano o clube fez uma contratação que mudaria o rumo do Rubro-Negro. Adriano Imperador, que rescindiu com a Internazionale, após momentos conturbados na Itália, voltou ao Brasil e assinou com o Mengão. No final das contas, o camisa 10 foi fundamental para a conquista, terminando o torneio como artilheiro e um dos melhores jogadores.

O outro grande protagonista do título foi o sérvio Petkovic. Após passagens apagadas por Goiás, Santos e Atlético Mineiro, o veterano ídolo rubro-negro demonstrava estar em declínio na carreira e voltou para a Gávea em meio ao acordo por uma dívida antiga com a diretoria do Flamengo. No entanto, o meia se provou de maneira brilhante dentro dos gramados, sendo funadamental para a conquista, com muitos gols imporatantes, principalmente na reta final.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Já neste ano, em busca do octa, o próximo compromisso do Flamengo será no próximo domingo (13), às 16h, contra o Santos, pela 25ª rodada do Brasileirão. Para o duelo, o Coluna do Fla traz, como de costume, a transmissão mais pé quente e rubro-negra da internet, com a voz de Rafa Penido e comentários de Tulio Rodrigues. João Pedro Granette assume a reportagem.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também