Pênaltis: o calcanhar de aquiles do Flamengo na temporada; relembre algumas cobranças desperdiçadas

Compartilhe com os amigos

FOTO: DELMIRO JUNIOR/PHOTO PREMIUM/FOLHAPRESS

O ano de 2020 se encerra de maneira melancólica e decepcionante para o Flamengo. Já eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, o Rubro-Negro tem apenas o Campeonato Brasileiro na temporada. Para piorar, no último sábado (26), ao empatar em 0 a 0 com o Fortaleza no Castelão, o Mais Querido viu o líder São Paulo disparar e as chances de título diminuírem consideravelmente. No duelo, o pênalti perdido por Pedro reflete a dificuldade do time quando o assunto é bola na marca da cal.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Para ilustrar como o aproveitamento do Fla é péssimo nos pênaltis, temos que voltar ao início do ano, quando Jorge Jesus ainda era técnico da equipe. Na final da Taça Rio, contra o Fluminense, o Rubro-Negro perdeu o título nas penalidades. O zagueiro Leo Pereira chutou para fora. Já Willian Arão e Rafinha tiveram suas cobranças defendidas por Muriel.

Saindo do Campeonato Carioca e indo para o Brasileirão, mais pênaltis desperdiçados, e o pior, contra o São Paulo, adversário direto na briga pelo título. Bruno Henrique e Pedro perderam suas cobranças, ambas defendidas por Tiago Volpi. Em suma, na ocasião, o Fla foi goleado por 4 a 1 no Maracanã.

Contra o mesmo São Paulo, mas na Copa do Brasil, filme repetido. No Morumbi, em jogo válido pela volta das quartas de final do mata-mata nacional, quando a equipe da casa vencia por 2 a 0, Vitinho teve a chance de diminuir o marcador e renovar as esperanças rubro-negras, mas isolou a cobrança de pênalti. O duelo terminou 3 a 0 para o Tricolor (5 a 1 no agregado).

A sina da marca da cal se “confirmou” também na Libertadores, competição mais importante e desejada pelo Mais Querido na temporada. Após empatar o jogo nos acréscimos contra o Racing, no Maracanã, o Flamengo levou o confronto de oitavas de final para as penalidades, e o roteiro de terror aconteceu mais uma vez. Willian Arão telegrafou a cobrança, e o goleiro Gabriel Arias defendeu. Como os argentinos converteram todas, ficaram com a classificação.

Depois de erros decisivos na Copa do Brasil e na Libertadores, restou apenas o Brasileirão para o Flamengo. No entanto, as possibilidades de título vão diminuindo cada vez mais, e o péssimo aproveitamento nas cobranças de pênalti ajudam a deixar o sonho do octa nacional mais distante.

Compartilhe com os amigos

Veja também