Caso Gerson: Especialista em linguagem corporal detecta mentiras em vídeo de Ramírez

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO/ TV BAHÊA

Apesar de duelo emocionante dentro de campo, a última partida entre Flamengo e Bahia ficou marcada de forma negativa, isso porque, em entrevista após o jogo, Gerson relatou ter sofrido racismo do jogador Juan Ramirez. Após a acusação do volante rubro-negro, o clube baiano publicou um vídeo do atleta colombiano, onde ele nega o ato criminoso. Nesta terça-feira (05), o youtuber e especialista em linguagem corporal, Vitor Santos, analisou o discurso e o considerou mentiroso.

– Ramirez demonstra um comportamento emocional majoritário de medo, que poderia estar associado ao detection apprehension. Ele tem um comportamento muscular muito tensionado, momentaneamente, quando se fala da pauta racismo. Não afirma de forma direta, não usa uma abordagem verbal direta, dizendo que ele não cometeu o crime. Muitas vezes ele faz uso da abordagem de manutenção da aparência, conta pontos positivos sobre ele, fala a visão positiva e moralista dele sobre o racismo ser algo errado, mas ele próprio não fala.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Dono do “Metaforando”, maior canal de linguagem corporal do mundo, Vitor Santos é especialista no assunto, além de investigador profissional e perito técnico das microexpressões faciais. Vale lembrar que, antes de considerar mentiroso o discurso de Ramírez, o youtuber também analisou o desabafo de Gerson a beira do gramado, no dia do ato racista. Para Vitor, o discurso do volante demonstrava raiva, medo e nojo, fatores que indicam veracidade na fala.

Indignado com o ato racista, Gerson já prestou depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) e já recorreu à justiça comum, além do STJD. É válido destacar que injuria racial é crime em todo território brasileiro. Conforme previsto na LEI Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, o ato prevê punição para casos resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, com pena que projeta reclusão de dois a cinco anos.

CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA:

 

Compartilhe com os amigos

Veja também