Notícias

Goiás faz mudanças e cresce em luta por permanência: conheça o próximo rival do Fla no Brasileirão

FOTO: HEBER GOMES/AGIF

Por: Giuliano Cosenza

De tratado como rebaixado à retorno na briga pela permanência na Série A. O Goiás nos últimos 11 jogos viveu uma transformação sob o comando de Glauber Ramos e Augusto César. Sim, uma dupla. O primeiro é quem assina súmula como técnico, pois o segundo não tem a licença A da CBF e não pode oficialmente comandar a equipe. Nesse período em que os dois assumiram o Esmeraldino foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. Mas o que mudou no time durante neste tempo?


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


ESQUEMA TÁTICO
Antes da dupla assumir o comando do Goiás, a equipe era comandada por Enderson Moreira. Ele ficou por 10 jogos e acumulou sete derrotas, além de três empates, tendo apenas 10% de aproveitamento. Sua equipe era montada em um 4-2-3-1 que era muito vulnerável e sofreu 19 gols no período, uma média de quase dois gols sofridos por jogo. 

Quando Glauber e Augusto Ramos assumiram o comando técnico resolveram mudar drasticamente o sistema de jogo do time. O Goiás passou a jogar num 3-5-2 que melhorou o desempenho do clube na competição. Os dois conseguiram juntos fazer o aproveitamento da equipe disparar. Nesses 11 jogos, o esmeraldino conquistou 51% dos pontos disputados. 

DUPLA DE ATAQUE
A mudança no sistema tático também trouxe uma nova identidade ao Goiás. O time passou a jogar com dois centroavantes, Fernandão e Rafael Moura, o He Man, e viu a dupla ser responsável por quatro gols nos últimos seis jogos da equipe goiana.

Glauber Ramos disse em entrevista  que “a função dos dois centroavantes é o que realmente complica muito os adversários” e complementou “colocamos duas “torres” lá na frente e ajudam muito nossos alas“.  

CONHECIDO DO NINHO E EX SÃO PAULO
Dois jogadores que ganharam mais espaço com Glauber e Augusto foram Shaylon e Douglas Baggio. O primeiro surgiu como uma grande promessa no São Paulo, atual líder do campeonato, e o segundo era um grande matador nas categorias de base do Flamengo. Ambos não alcançaram o sucesso esperado, mas são fundamentais na retomada do Goiás. 

Eles são os famosos alas do esquema 3-5-2 adotado pela dupla de técnicos. São fundamentais na recomposição defensiva e para dar velocidade ao time pelos lados do campo. Quando Fernandão e Rafael Moura fazem o pivô e acalmam o jogo, Shaylon e Baggio são procurados para desafogar a equipe. Os conhecidos da torcida de dois postulantes ao título brasileiro possuem quatro assistências somadas no brasileirão.

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Elenco do Flamengo se reapresenta nesta sexta com foco no Fortaleza

Jogadores  do Flamengo vão ao Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira (22) Na última…

22/11/2024

Dedo de Filipe Luís! 33% dos gols do Flamengo com técnico saíram do banco de reservas

Contra o Cuiabá, Guilherme e Matheus Gonçalves entraram no segundo tempo e marcaram para o…

22/11/2024

Caso Gabigol: Landim orienta Braz antes de dar ‘carta branca’ ao vice de futebol

Braz teve conversas com Gabigol enquanto atacante estava suspenso pela diretoria A novela envolvendo a…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024

Alcaraz manda recado após ser substituído em jogo do Flamengo

Guilherme, que entrou na vaga de Alcaraz, marcou o primeiro gol do Flamengo Carlos Alcaraz…

22/11/2024

Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo é anunciado em time do Amazonas

Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…

22/11/2024