Em nota, empresa responsável pelo árbitro de vídeo esclarece problemas de “VAR descalibrado” em Vasco x Internacional

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO

No último domingo (14), o jogo entre Vasco e Internacional foi marcado por polêmica de arbitragem. Isso porque, o VAR sofreu problemas técnicos e não interveio em suposto gol impedido do Colorado. Já nesta segunda-feira (15), a empresa responsável, Hawk-Eye divulgou nota oficial e se manifestou sobre o ocorrido.

De acordo com a empresa, o problema técnico afetou o funcionamento das linhas de impedimento e, por isso, o VAR não interferiu no lance polêmico. Ainda segundo a Hawk-Eye, e inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


VEJA A NOTA:

Durante a partida VASCO DA GAMA x INTERNACIONAL na data 14 de fevereiro de 2021, ocorreu, lamentavelmente, um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento. Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo.

Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso.

A questão foi comunicada ao VAR, que seguiu o protocolo de acordo com os requisitos da FIFA e da IFAB, informando ao campo a situação, e que nenhum erro claro e óbvio poderia ser determinado apenas com base nas imagens da TV, recomendando ao árbitro de campo manter sua decisão inicial de validar o gol.

A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação. A Hawk-Eye gostaria de pedir desculpas à CBF e aos torcedores de futebol em geral por este inconveniente, e garantir que temos o compromisso de innovar continuamente e aprimorar a tecnologia para tornar todos os esportes, inclusive o grande jogo de futebol, uma experiência mais justa e mais emocionante.”

Inconformado com o ocorrido, o Vasco já entrou com pedido de anulação da partida, alegando defeito no equipamento de VAR e prejuízo para a equipe da casa. Porém, vale destacar que o regulamento do árbitro de vídeo não permite a anulação de uma partida, por problemas com o VAR. Portanto, é provável que a ação não seja bem sucedida.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também