FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO
Por: Giuliano Cosenza e João Pedro Granette
Na última terça-feira (2), o lateral direito Rafinha rescindiu seu contrato com o Olympiacos, da Grécia. Com o jogador disponível e livre para assinar com qualquer clube, parte da torcida do Flamengo fez campanha nas redes sociais para pedir o retorno do jogador. Porém, o que se sabe até o momento sobre a situação do experiente atleta?
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Decisão de deixar o Flamengo
Rafinha saiu do clube devido a um sentimento de desprestígio interno. Quando assinou seu contrato, recebia menos que outros jogadores de referência da equipe. Após a conquista dos títulos, o lateral esperava receber um aumento, assim como outros atletas ganharam. O clube, por sua vez, adotou uma postura de paciência na pedida.
O Flamengo colocou em prioridade a disputa dos títulos da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil. Logo depois veio a pandemia e as conversas pararam. Quando o futebol voltou, o foco era renovar com Jorge Jesus. Com a saída do português, o objetivo foi buscar um novo técnico. Nesse período, Rafinha não teve mais sua situação vista pela diretoria e se sentiu desprestigiado. Assim, ele autorizou que seu empresário buscasse propostas fora do país, para exercer a cláusula de contrato que permitia a saída de graça para a Europa.
Proposta milionária do futebol grego
O Rubro-Negro não esperava que aos 34 anos, Rafinha recebesse uma proposta tão alta da Europa. O Olympiacos ofereceu um salário exorbitante e a proposta foi aceita na terça-feira anterior à partida contra o Atlético Goianiense. Quando o Flamengo foi comunicado da proposta a decisão do jogador era irreversível. Rafinha rumou para a Grécia e o Mais Querido seguiu sua vida. Para repor a baixa, o Fla contratou o experiente lateral chileno Isla, que possui um custo menor, e a diretoria está satisfeita com o desempenho dele na temporada.
Rescisão de contrato inesperada
Entretanto, Rafinha rescindiu com o clube grego após menos de um ano por pressão de familiares e amigos para voltar ao Brasil. Devido à pandemia, é difícil que pessoas próximas ao jogador, viagem para encontrá-lo e por isso o jogador se viu “obrigado” a voltar ao país. Os torcedores do Flamengo começaram a fazer uma pressão enorme na diretoria para que contratasse novamente o jogador que deixou muitas saudades entre os rubro-negros.
A diretoria, nesse momento, ainda não fez nenhuma sondagem ao jogador de 35 anos. Nos moldes do antigo contrato de Rafinha, o Flamengo não tem condições de pagar o salário. O atleta teria que aceitar uma redução de valor em relação ao contrato anterior para retornar ao Rubro-Negro.
Clubes brasileiros de olho em Rafinha
Em contrapartida, outros clubes brasileiros fizeram uma consulta ao staff do atleta. Segundo a apuração da reportagem do Coluna do Fla, Coritiba, Palmeiras e Atlético Mineiro sondaram o jogador. O clube paranaense, entretanto, perde muita força, pois provavelmente irá disputar a Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada, o que não agrada seus representantes. Os outros dois clubes têm o potencial financeiro para fazer uma proposta com alto salário para o lateral direito.
O fato é que Rafinha e seu staff vão avaliar com muita calma o próximo passo na carreira que já se encaminha para a reta final. O jogador vai voltar para o Brasil e estudar as propostas. Dificilmente algo será decidido antes do fim do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Flamengo mira o Internacional para tentar conquistar o octacampeonato. Na próxima quinta-feira (4), o Mais Querido enfrenta o Vasco no Maracanã.
Se é caro não traz, simples. O Isla está a altura, os números estão aí pra provar. Teve uma queda de rendimento nos últimos dez jogos, mas é bom lembrar que ele não fez pré temporada e estava parado havia meses, diferente do elenco que jogou o carioca pós parada e teve período de treinos. Além disso, se o Palmeiras foi campeão da libertadores com Marcos Rocha e o Inter briga pelo Brasileirão com o Rodinei, o Isla é mais do que suficiente pra gente continuar buscando títulos.