FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Paula Mattos
Rogério Ceni assumiu o comando do Flamengo em novembro de 2020, com a missão de arrumar a casa e recolocar o Mais Querido, que vivia momento conturbado, nos eixos. No entanto, nem tudo foram flores. Mesmo em pouco tempo à frente do Rubro-Negro, Ceni passou por mais baixos do que altos, sofreu muitas críticas e dúvidas da torcida e, mesmo após a conquista do título do Campeonato Brasileiro, ainda tem o cargo de treinador do Mengo questionado.
Em pouco mais de quatro meses como o comandante oficial do Rubro-Negro, Ceni garantiu o troféu do Brasileirão 2020 e eternizou a sua curta trajetória na história do Clube da Gávea. Em 22 jogos, Rogério venceu 11 partidas, conquistou 38 gols e sofreu 26. O time de Ceni foi responsável por criar 72 grandes chances de gol e converter 31% delas, precisando de 6,6 chutes para balançar as redes. Já no quesito defensivo, o Flamengo cedeu aos adversários 22 grandes chances de tento, e precisou de 5,5 chutes para sofrer um gol. Ao todo, a campanha do treinador registrou 57,6% de aproveitamento.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Apesar de ter sido diretamente responsável pelo título do octacampeonato brasileiro, Rogério Ceni está longe de ser uma unanimidade entre a Maior Torcida do Mundo, que ainda questiona sua permanência no comando do Flamengo. Todavia, vale destacar que o trabalho do treinador tem a confiança da diretoria rubro-negra, que já descartou qualquer possibilidade de troca de comando.
Ainda que tenha realizado um sonho ao erguer o troféu do Brasileirão e eternizado a sua trajetória nas paredes do Centro de Treinamento, a temporada 2020 ficou para trás, e Ceni precisa se preparar para os desafios de 2021. O comandante, que terá a missão de guiar o Mais Querido rumo às novas conquistas, também terá de convencer os torcedores de que é capaz de prosseguir à frente do Rubro-Negro.
De olho nos compromissos de 2021, Ceni e o elenco principal, que receberam 15 dias de férias, já se reapresentaram ao Ninho do Urubu e deram início aos treinamentos preparatórios para as competições do ano. Com o Campeonato Carioca já em andamento, o Flamengo, que estava sendo representado pelos Garotos do Ninho, prepara o processo de transição do sub-20 para os profissionais, que devem adotar esquema de rodízio e, aos poucos, voltarem aos gramados para disputar o torneio.
Enquanto o time principal não volta a campo, o Flamengo segue o Cariocão com os Crias da Base, e tem um compromisso marcado para a próxima sexta-feira (20): o jogo contra o Resende. A partida será disputada no Maracanã, às 21h (horário de Brasília), e você poderá acompanhar a transmissão mais rubro-negra da internet com o Coluna do Fla.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…