O que disseram os deputados para mudar o nome do Maracanã

Compartilhe com os amigos

IMAGEM: REPRODUÇÃO/TV ALERJ

Por Tulio Rodrigues

Na tarde desta terça (09), os deputados aprovaram em caráter de urgência na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o projeto de lei 3.489/21, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que altera o nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé. A votação foi feita a toque de caixa e em menos de uma hora já tinha sido encerrada.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


O início da votação se deu por falar do autor do projeto, o deputado Ceciliano, que também é presidente da Assembleia Legislativa. Em seguida, pediu o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que através do deputado Márcio Pacheco (PSC), sem detalhes, confirmou a constitucionalidade do PL. Depois, foi chamado o deputado Léo Vieira (PSC), da comissão de Esporte e Lazer, que estava ausente. Foi Pacheco que o representou, dando parecer favorável. Cabe lembrar que outros deputados participavam por chamada de vídeo, de forma remota da sessão.

Mesmo sem um texto, um relatório ou algo que trouxesse detalhes dos pareceres, o mesmo foi aberto à discussão. O primeiro a se manifestar, foi o deputado Alexandre Knoploch (PSL), que entrou como coautor do projeto.

Esse projeto foi brilhante. Um nome importante, o nosso Rei Pelé, maior atleta do século e mais que isso, o brasileiro que mais representou o Brasil em todo mundo, em todos os tempos. Qualquer outra coisa que se fale sobre a mudança, é injusta. O Maracanã, que é o maior estádio do mundo junto com Wembley, merecia essa homenagem. Parabéns André Ceciliano, eu vou votar favorável.

EMENDA IMPEDE NAMING RIGHTS

Os deputados lembraram que o novo texto prevê que os demais equipamentos como o Célio de Barros, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Maracanãzinho, passarão a se chamar Complexo Mário Filho e não mais Complexo Maracanã. O deputado Luiz Paulo (Cidadania), citou em sua fala, da emenda que limita acordos de naming rights (Direito de nome), quando uma empresa compra ou aluga o nome de algum estabelecimento. A mesma foi proposta pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e aceita.

Ficamos tristes de ver lá em São Paulo, a Arena Corinthians ter um nome em Inglês, a Arena Palmeiras ter o nome de uma outra marca. Então, esta emenda produzida diz claramente que “No caso do estádio principal do Complexo do Maracanã vir a ser concedido à iniciativa privada e se transformar em “Arena”, deverá ser intitulada “Arena Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé” para que ninguém use marcas estranhas de produto nacional ou estrangeiro para batizar o templo do futebol brasileiro que é o estádio do Maracanã.

VOZES CONTRÁRIAS SÃO SOLITÁRIAS NO PLENÁRIO:

Com o rápido andamento, somente um posicionamento contrário ao projeto de alteração do nome do Maracanã. O deputado Flávio Serafini (PSOL), expressou em sua fala os motivos que o fizeram ser contra a homenagem a Pelé, mas sem tirar a sua relevância e importância para o futebol.

Estou aqui para manifestar as minhas dúvidas sobre esse projeto. O Maracanã é um estádio que faz parte da cultura popular brasileira e da cultura popular do Estado do Rio de Janeiro. O seu nome, Mário Filho, tem a ver com as disputas travadas ao longo do tempo pelos caminhos do futebol brasileiro e pelos caminhos ao redor da sociedade brasileira. O jornalista Mário Filho não foi só um jornalista comprometido com a democracia, como também, sempre atuante no campo esportivo e futebolístico. A própria construção do Maracanã, onde ele é situado, na Tijuca, na área onde ficava o Derby Clube, foi uma disputa que Mário Filho foi protagonista, defendendo que era possível o Rio de Janeiro construir o maior estádio do mundo no coração da sua cidade.

Não obstante a importância do Pelé no conjunto dos esportes não só no futebol brasileiro e mundial, eu não posso negar que me dói imaginar, uma mudança no nome do estádio, do Estádio Mário Filho para Estádio Rei Pelé. Queria levantar essa ponderação que o Maracanã, o Estádio Mário Filho, o complexo esportivo, tem um lugar guardado na história, que eu confesso me sentir um pouco incomodado com essa perspectiva de mudança do nome —, finalizou o deputado.

O presidente da casa, André Ceciliano, voltou a falar do PL para justificar que o estádio não deixará de ser chamado de Maracanã e que não é comum o uso do nome formal. E que mesmo entendendo a luta de Mário Filho, disse que o equipamento pertence ao mundo do futebol e que, por isso, merece ter o nome do maior jogador de todos os tempos.

Sem citar os feitos do jornalista Mário Filho, que foi responsável pela popularização do futebol através do jornalismo esportivo, o deputado Luiz Paulo, que voltou a usar a palavra, disse que quem engrandeceu o futebol, foram os jogadores e por justiça, Pelé é quem merece essa homenagem. Em seguida, Bebeto (Podemos), ex-jogador do Flamengo e hoje parlamentar, foi mais um a se posicionar a favor.

Joguei em grandes estádios na minha carreira como o Camp Nou, Bernabéu, Wembley, mas o Maracanã pra mim, foi o maior palco que eu joguei na minha vida, quase 200 mil pessoas naquela época. Pelé foi o maior jogador de todos os tempos e o Maracanã pra mim é o maior estádio do mundo. Nada mais justo. Parabéns presidente. Meu voto é favorável e com louvor.

Após a fala do ex-jogador, o presidente da Assembleia já queria encerrar as discussões quando a deputada Renata Souza foi ao microfone registrar o voto contrário da bancada do PSOL. Com as coautorias registradas, a sessão sobre o PL 3.489/21 foi encerrada com menos de 50 minutos de duração.

COMO FOI APROVADO O TEXTO DO PROJETO DE LEI 3.489/21:

Art.1º – Fica concedido o nome Complexo Esportivo Mario Filho ao Complexo Esportivo do Maracanã.

Parágrafo Único: Fica concedido nome de ‘Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé’, ao estádio principal do Complexo Esportivo do Maracanã.

Art. 2º – As placas contendo o nome do estádio farão menção ao milésimo gol do Pelé.

Art. 3º – O Poder Executivo poderá regulamentar a presente lei por ato próprio.

Art. 4º – No caso do estádio principal do Complexo do Maracanã vir a ser concedido à iniciativa privada e se transformar em “Arena”, deverá ser intitulada “Arena Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”.

Art. 5º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

O QUE RESTA PARA ENTRAR EM VIGOR:

O projeto segue agora para o veto ou sanção do Governador em exercício, Cláudio Castro (PSC). Ele tem 15 dias úteis para a decisão.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse tão André Ceciliano ainda se diz flamenguista, imagina se não fosse, iria propor o nome de Eurico Miranda!
    UMA PALHAÇADA!

Comentários não são permitidos.