Flamengo supera recorde de participações consecutivas na Libertadores

Compartilhe com os amigos

A noite desta terça-feira (20) terá um sabor muito especial para história do Flamengo. A estreia diante do Vélez marcará, também, a quinta participação consecutiva do clube na Libertadores da América – quebrando o recorde da década de 80, quando disputou o torneio por quatro anos seguidos.

Campeão na primeira participação em 1981, o maior Flamengo de todos os tempos esteve presente na Libertadores pelos três anos seguintes (até 1984). Inclusive, foi nessa era, em 1982 mais precisamente, que ocorreu a primeira – e única – vitória do Mais Querido em solo argentino, 3 a 0 sobre o River Plate.

Passada a década de 80, o Flamengo encontrou dificuldade em manter-se rotineiramente na disputa pela América. Retornou à Libertadores em 1991, mas foi eliminado pelo Boca Juniors após dez jogos. Depois de 1993, reapareceu no cenário continental em 2002-07-08-10-12 e 2014 antes de emplacar a atual sequência.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


Em 2017, o elenco comandado por Zé Ricardo estreou na Libertadores com uma goleada por 4 a 0 sobre o San Lorenzo, no Maracanã. Na ocasião, os gols foram marcados por Diego, Trauco, Rômulo e Gabriel. No ano seguinte, o Flamengo volta ao torneio no empate em 2 a 2 com o River, com Carpegiani na comissão técnica e tentos de Henrique Dourado e Everton.

A emblemática temporada de 2019, marcada pela reconquista da América, iniciou-se com vitória sobre o San José, na Bolívia. O Flamengo passou por sete triunfos, três empates e três derrotas até chegar novamente ao topo do continente pelos pés de Gabigol. Apesar das expectativas, o Rubro-Negro caiu nas oitavas de final na temporada seguinte.

O pontapé na temporada 2021, pela quinta participação consecutiva e 17ª na história, será contra o Vélez, da Argentina. A estreia acontecerá em Buenos Aires, no Estádio José Amalfitani, às 21h30 (horário de Brasília). Será a primeira vez de Rogério Ceni na fase de grupos do torneio sob o comando do Mais Querido.

Compartilhe com os amigos

Veja também