20 anos do gol do Pet: Coluna do Fla recria narração histórica em homenagem a Petkovic

Compartilhe com os amigos

Por: Letícia Marques e Tulio Rodrigues

Há exatos 20 anos, Dejan Petkovic protagonizou um dos momentos mais marcantes da história do Flamengo. A simbologia dos fatos faz jus a dimensão do gol de falta mais famoso do clube: aos 43 minutos do segundo tempo, contra o Vasco da Gama, maior rival, em uma final de Campeonato Carioca. Para comemorar as duas décadas desta inesquecível conquista, o Coluna do Fla preparou uma reportagem especial.

Em 27 de maio de 2001, o Flamengo entrou em campo pelo segundo jogo da final do Estadual e precisava vencer o Vasco por dois gols de diferença. A primeira partida havia terminado 2 a 1 para o rival, por isso, o Rubro-Negro estava em desvantagem. O desenrolar da partida foi tenso até os 43 minutos do segundo tempo. No placar, 2 a 1 para o Mais Querido. Faltava um gol. Tinha uma falta. E Petkovic. O camisa 10 correu para a bola, bateu e, com perfeição, a cobrança fez uma curva incrível e entrou no ângulo. 3 a 1. Dois gols de diferença. O resultado preciso. Pet corre em comemoração, se joga no gramado e é agarrado por todos os jogadores. Flamengo campeão Carioca de 2001.

A pele fica arrepiada, o momento foi magnífico. Agora, 20 anos depois ainda, não deixa de ser um dos melhores e mais emocionantes momentos da história de uma final pelo Flamengo —, relembrou Petkovic.

O Petkovic não fez um gol simplesmente, ele fez magia, ele fez história, ele fez um gol que está no imaginário do torcedor Rubro-Negro, no folclore Rubro-Negro contra o seu maior rival. Foi fantástico! Pra mim é um gol que está ao lado do Rondinelli, gol do Zico contra o Cobreloa, gol do Nunes contra o Liverpool e o gol do Gabigol contra o River Plate —, disse o narrador do Coluna do Fla, Rafa Penido.

O “gol do Pet”, como ficou conhecido, não garantiu ao Flamengo somente o tricampeonato estadual, muito além disso, garantiu ao clube um dos momentos mais emblemáticos de sua história. Hoje, 20 anos depois, o instante segue no imaginário dos torcedores. A história de Petkovic como ídolo definitivo do Rubro-Negro começou a ser escrita neste gol. 

Esse do Pet, olhando para o Estadual, é um gol que está na grande lembrança de todo torcedor do Flamengo. Esse é um dos gols, inclusive, na minha memória de torcedor, um dos mais marcantes da história —, definiu o comentarista Tulio Rodrigues.

Todo gol marcante e histórico tem uma narração igualmente no mesmo tom. Não é injusto dizer que quando se fala em gol do Pet contra o Vasco, a voz que vem à mente é a do narrador Luiz Penido. Segundo o próprio, o tento de falta marcado pelo sérvio, foi um dos mais importantes da sua carreira.

Esse foi um dos gols mais importantes do Maracanã, do Flamengo e da minha carreira. Ter a oportunidade de narrar esse gol, foi um momento mágico, sobretudo pelo brilho que deu do Apolinho dizer que São Judas Tadeu tinha acabado de chegar no Maracanã —, disse.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


Pet relembrou a narração de Luiz Penido. O autor do gol revelou também uma conversa com o narrador há alguns anos. Por fim, o ex-jogador classificou a narração do Penidão como ‘maravilhosa’.

O Luiz Penido foi fantástico, o Penidão foi maravilhoso naquela narração. Muitas vezes a gente já se encontrou e ele falando pra mim: “Essa foi a melhor narração, o melhor momento da minha carreira” e eu digo: “Você já deve ter narrado momentos maravilhosos”, “não, não, não é sua, é sua, esse foi pra minha carreira um momento fantástico” e eu: “se você está dizendo isso, Penidão, imagina o que esse gol significa pra minha carreira”.

O Coluna do Fla preparou uma homenagem aos 20 anos do gol de falta de Petkovic fazendo a releitura da emblemática narração de Luiz Penido, desta vez com a voz de Rafa Penido. A produção comandada por Anderson Cavalcante trouxe toda estrutura da já tradicional transmissão mais rubro-negra da internet, com aquela emoção que só o bom e velho rádio traz, mas agora com imagens.

A gente faz toda montagem do equipamento: câmera, mesa de som, computador e as telas que vocês já conhecem da transmissão Coluna do Fla, que é todo aquele layout que tem a escalação do time… O Rafa e o Tulio com a câmera e o placar lá em cima. É tudo como se fosse uma transmissão para trazer a maior emoção e sentir esse gol vivo no imaginário de todos vocês —, disse Anderson.

O Rafa Penido teve a ideia de fazer essa releitura 20 anos depois do gol do Pet. É muito bacana porque é uma narração que todo torcedor Rubro-Negro tem na memória. Você fala “gol do Pet”, todo mundo vai colocar pra você com a narração do Penidão, com o comentário do Washington Rodrigues, então fez história. É uma honra estar podendo fazer parte desse ‘remake’ do gol do Pet, que acabou se tornando um dos grandes ídolos da história do Flamengo —, complementou Tulio Rodrigues.

Na reportagem em vídeo, você confere a emoção de relembrar aquela histórica decisão, um pouco da produção do Coluna do Fla e o que Luiz Penido e Petkovic acharam da releitura feita com a narração de Rafa Penido, comentário de Tulio Rodrigues e a produção de Anderson Cavalcante.

CONFIRA A REPORTAGEM DOS 20 ANOS DO GOL DO PET COMPLETA:

Compartilhe com os amigos

Veja também