FOTO: AFP
No próximo fim de semana, o Campeonato Brasileiro voltará às telas dos torcedores em todo o país. Contudo, mais uma vez a competição não contará com presença de público nesta primeira etapa. A CBF planeja um possível retorno depois do meio do ano, com alguns índices que devem ser considerados. Em entrevista ao Redação SporTV, o médico Jorge Pagura, presidente da Comissão de Médicos do Futebol da entidade, a volta aos estádios está longe de acontecer.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
– Sei que todo mundo está ansioso por isso, mas em saúde e medicina você não pode entrar na ansiedade nem do paciente, nem da situação. Tem que ter critério. A gente ainda está um pouco longe (do panorama ideal). Quando a gente fala em setembro… Toda vez que você fala em pandemia e crava uma data, você erra. É como uma série, um episódio por dia. Recebemos atualizações todo dia.
CONFIRA OS ÍNDICES CONSIDERADOS PELA CBF:
– Incidência de casos
Ideal para a CBF: 100 casos por 100 mil habitantes;
Hoje: 417 casos por 100 mil habitantes.
– Índice de retransmissão (R0)
Ideal: Abaixo de 1
Hoje: 0,91
– Porcentagem da população vacinada
Ideal: 50% vacinada com a segunda dose
Hoje: 9,5% vacinada com a segunda dose
Assunto que virou pauta para os noticiários nos últimos dias, o retorno do público no Campeonato Carioca também foi mencionado pelo médico Jorge Pagura. Para ele, a ideia de torcida no Maracanã era considerada um ‘delírio’, e ainda mencionou que pela CBF, a proposta não seria levada adiante.
– Nós vamos ter a possibilidade de avaliar uma série de dados. A final da Liga dos Campeões, Jogos Olímpicos. Você também aprende muito com a experiência dos outros. Pretendemos utilizá-las e aplicá-las aqui. (…) Para mim, sim (era delírio). Não posso interferir nos estaduais. Embora respeite, cada um tem seus dados e parâmetros, por nós na CBF não passaria mesmo.