Clubes da Série A aprovam criação de liga para organizar o Campeonato Brasileiro

Compartilhe com os amigos

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Nesta terça-feira (15), 19 clubes da Série A assinaram um documento em que aprovam a criação de uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro, que hoje é administrado pela CBF. O certificado será entregue à direção da entidade, em uma reunião realizada nesta tarde, na sede da Confederação, no Rio de Janeiro. A intenção dos times é de organizar o torneio já a partir do próximo ano. A informação foi divulgada primeiramente pelo Globo Esporte.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Dentre os 20 clubes que disputam a Série A de 2021, apenas o Sport Recife não assinou o documento, uma vez que passa por uma transição na presidência do time, que terá nova eleição a ser marcada. Além da criação de uma Liga para organizar o Brasileirão, a reunião desta tarde abordará outros temas. A informação é de que os dirigentes das principais equipes do país almejam uma maior participação em decisões tomadas pela confederação responsável.

CONFIRA FOTOS DO DOCUMENTO E COMO FUNCIONA O REGULAMENTO DA CBF:

As normas da CBF prevêem dois tipos de Assembleia Geral, considerada a autoridade máxima da entidade: Administrativa e Eletiva. A primeira é responsável por tomar as decisões, como destituir o presidente e votar as prestações de contas da entidade. Apenas 27 federações do futebol participam desta organização.

Os clubes só fazem parte da Assembleia Geral Eleitoral, que se reúne apenas para escolher o presidente e os vices. Contudo, ainda assim, possuem peso menor nas votações. Os votos das 27 federações têm peso 3 (e assim são 81), os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 (40) e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (20). Dessa forma, os dirigentes dos times possuem essa pauta nas mãos e debaterão o assunto na reunião.

Contudo, os clubes podem esbarrar em um problema. Para que haja a criação de uma Liga, é preciso ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa da CBF. Assim, para poder tirar o poder das mãos das federações de futebol, os dirigentes dos times brasileiros precisarão do aval das mesmas entidades responsáveis.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Também acho que não devemos confiar nesses clubes invejosos do Brasil.
    Vão tentar tirar ou dizer que tiraram mais um título do flamengo como foi o de 1987 ( senhor Rogério Ceni levantou a taça das bolinhas e tudo) ou tentar tirar dinheiro do flamengo.

  • Se fosse o Flamengo tomaria cuidado com este negócio de liga. Aquela de 1987 serviu apenas para atrapalhar, na hora de decidir quem era o campeão brasileiro. Todos afrouxaram. Se não bastasse, depois o próprio são paulo não reconheceu o torneio que disputou e perdeu, e quis a propriedade da taça das bolinhas. Cuidado!

Comentários não são permitidos.