FOTO: ARI FERREIRA/RB BRAGANTINO
Após perder para o RB Bragantino por 3 a 2 e dar adeus à invencibilidade de 16 jogos na temporada, o Flamengo tenta se reabilitar no Brasileirão. No entanto, o próximo compromisso é contra o Fortaleza, um dos líderes da liga nacional. Para voltar ao caminho das vitórias, o técnico Rogério Ceni precisa tirar alguns ensinamentos e superar os desfalques da Copa América. Contudo, para o jornalista Renato Maurício Prado, o maior problema do Fla é a defesa, e não as baixas.
Vale destacar que, em meio ao programa ‘UOL News Esporte’, o comentarista detonou as escolhas de Ceni para o sistema defensivo do Flamengo. Apesar dos elogios aos cinco jogos sem sofrer gol, Renato apontou que, logo após enfrentar uma equipe mais ‘arrumada’, o Rubro-Negro voltou a sofrer. Além disso, criticou o posicionamento de Willian Arão na zaga e afirmou que os contra-ataques são o ‘terror’ do Mais Querido.
– O problema maior do Flamengo não são os desfalques, mas o sistema defensivo. Não adianta, Mo sistema defensivo do Flamengo é falho, tinha até passado cinco jogos sem levar gols, mas quando pegou um adversário um pouquinho mais forte, levou – disse, antes de completar:
– A questão é que o sistema não funciona e o Rogério Ceni está insistindo nesse negócio de Willian Arão na zaga, de Diego de primeiro volante, isso aí não funciona contra time mais forte, melhora um pouquinho a saída de bola, é verdade, bota mais um armador no meio-campo, coisa e tal, mas em compensação, qualquer contra-ataque é um Deus nos acuda – concluiu.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
A fim de voltar a vencer e melhorar a defesa, o Mais Querido foca no próximo compromisso da temporada. Assim, o Flamengo enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira (23), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida contará com exibição do Premiere FC, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com Rafa Penido no comando.
João Gomes e Hugo Moura já mostraram que sabem sair jogando.
Thiago Maia, que está voltando, sabe sair jogando.
Essa desculpinha pra improvisar Diego como volante e Arão como zagueiro NÃO COLA.
Se os zagueiros do elenco não são confiáveis, então puxe alguém da base.
Arão nunca foi bom marcador nem quando jogava de volante, o primeiro a inventar isso foi Ceni.
Diego nunca foi marcador na carreira, agora está tentando transformar ele em volante com quase 40 anos, e ainda quer que ele jogue os 90 minutos de todos os jogos.
O Flamengo do Dome era criticado por sofrer muitos gols, ele foi demitido rapidinho, qual a desculpa pra segurar Ceni que em mais tempo de trabalho ainda não foi capaz de corrigir essa falha?
Todo time que joga contra o Flamengo, é na defesa para não tomar gol e nos contra ataques fazer gols, é o chamado futebol medroso. Contra o Bragantino, sabia-se que fazem muitos gols de cabeça de bola cruzada. Ceni deveria colocar Gustavo Henrique que é um zagueiro alto. No meio do jogo o técnico do Bragantino fez várias substituições para manter a correria e a pegada. Ceni fez uma no final do jogo. O cansaço é físico e mental. Gerson e Diego são jogadores do meio para frente. Nos contra ataques a defesa fica vendida. Quando o jogo estava 2 a 1 a favor do Flamengo, Ceni deveria fortalece a defesa e o meio campo e dar fôlego ao Flamengo, explorando os contra ataques. Sairia o Michael, Felipe Luiz, Gerson e Diego. Entraria Gustavo Henrique, Hugo Moura, João Gomes e Renê que é melhor na defesa. Tem que ter coragem.
O Fortaleza ao enfrentar o Flamengo amanhã, deve se fechar na defesa para não tomar gol e sair nos contra ataques. O sistema de jogo do Flamengo permite isso, e os adversários sabem disso.
Lá vou eu de novo: o Flamengo deveria pensar em um 3-5-2! Pode manter apenas o Rodrigo Caio de zagueiro (sobra) e manter 2 volantes para fechar o sistema defensivo (Willian Arão e Thiago Maia ou Hugo Moura). Os laterais deverão se tornar alas e uma trinca de meias (Diego ou João Gomes, Everton e Arrascaeta) deverão dar o suporte defensivo no meio-campo (2a linha), além de povoar o meio e construir as jogadas. Por fim, Bruno Henrique e Pedro/Gabigol no ataque! Mas infelizmente, o Rogério é fraco…