Entenda por que o Fla pode vetar Pedro das Olimpíadas, mas é obrigado a liberar Gabigol na Copa América

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Ao longo das últimas semanas, o Flamengo vem sofrendo demais com os desfalques por convocações. Seja por Seleções Principais ou Olímpicas, o elenco estrelado do Mais Querido perde muito por conta de seu alto nível. No entanto, muitos não sabem o porque do Rubro-Negro não ter ‘vetado’ Gabigol da Copa América e ter ‘segurado’ Pedro para os Jogos de Tóquio. Dessa forma, a reportagem do Coluna do Fla explicará tudo sobre o assunto.

Vale destacar que, pelo regulamento, a Copa América e os Jogos Olímpicos são competições extremamente diferentes. Enquanto a competição continental é organizada pela Conmebol, com aval da FIFA, e Olímpiada tem como base o Comitê Olimpíco Internacional. Assim, somente a primeira é considerada ‘Data FIFA’ e não conta com liberação opcional de atletas, como é o caso da segunda.

CONFIRA AS DATAS DE INÍCIO E FIM DA OLIMPÍADA:

Início: 23 de julho
Fim: 10 de agosto

Dessa forma, ao estar presente na lista de Tite, Gabigol não poderia ser vetado pelo Rubro-Negro, mesmo que fosse desfalcar o Fla por mais de um mês. No entanto, ao contrário do camisa 9, o Mais Querido teve a opção de não liberar Pedro para as Olimpíadas e assim o fez, contrariando a decisão da CBF e alimentando o imbróglio. Vale lembrar que, caso fosse aos Jogos de Tóquio, o centroavante perderia as oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Assim, a questão da ‘Data FIFA’ se mostra fundamental na questão. Em competições organizadas por órgãos ligados à entidade máxima do futebol, a convocação é obrigatória e soberana, ou seja, os clubes não podem vetá-la. Contudo, a Olimpíada não vai ser parte da agenda e, dessa forma, não exige a liberação dos atletas em caso de convocação. Com isso, André Jardine terá que procurar um substituto para Pedro, visto que o Fla já vetou o pedido da CBF.

Compartilhe com os amigos

Veja também