Mudança de regra da CBF pode ‘assegurar’ Renato Gaúcho no Flamengo até o fim do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Por: Nathalia Coelho

O fim de semana foi agitado para a torcida rubro-negra. Ainda na madrugada de sábado (10), o Flamengo anunciou a demissão de Rogério Ceni do comando técnico da equipe profissional. Em menos de 24 horas, o clube contratou Renato Gaúcho, apresentado nesta segunda-feira (12). Em meio a isso, devido à mudança na regra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Mais Querido não poderá tomar a iniciativa de trocar de treinador no Brasileirão.

Inicialmente, a entidade resolveu aplicar a nova regra exclusivamente para o Campeonato Brasileiro. Sendo assim, agora, nenhum clube poderá demitir mais do que um técnico durante a competição. Com isso, se o time dispensar o segundo treinador na temporada, somente um profissional que já faça parte da comissão técnica poderá assumir o cargo.

Trazendo para a situação do Flamengo, a equipe começou a competição com Rogério Ceni no comando. Como o dispensou, já não poderá contratar outro treinador, caso demita Renato Gaúcho. A exceção se dá somente se Renato Gaúcho pedir demissão ou se um acordo for firmado entre as partes. Estes seriam os únicos cenários que permitiriam ao Mais Querido uma nova negociação.

Em resumo, no futuro, o Rubro-Negro só poderá contratar um ‘terceiro técnico’ se Renato Gaúcho peça demissão. No contrário disso, o Flamengo terá que utitlizar um auxiliar ou treinador das categorias de base como comandante até o fim do Brasileirão 2021.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


 

VEJA POSICIONAMENTO DA CBF:

“O clube começará o Brasileirão com um técnico inscrito e, caso demita este treinador, poderá inscrever apenas mais um técnico. Em caso de segunda demissão, o profissional substituto tem que estar trabalhando no clube há pelo menos seis meses. Em caso de pedido de demissão por parte do treinador, o clube não sofrerá limitação para inscrever um novo técnico.

O técnico, uma vez inscrito no Brasileirão por um clube, só poderá se demitir uma vez, caso queira treinar outra equipe que dispute a competição. Se pedir demissão novamente, ele não poderá ser inscrito por outro time. Se for demitido pelo clube, o técnico não sofrerá nenhum tipo de limitação quanto à sua contratação por um novo time”.

Apesar disso, a estreia de Renato Gaúcho como treinador do Flamengo acontecerá na Libertadores da América. Nesta quarta-feira (14), o Mais Querido enfrenta o Defensa y Justicia (ARG), em jogo válido pelas oitavas de final da competição continental. O duelo acontecerá a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, em Buenos Aires, na Argentina.

Compartilhe com os amigos

Veja também