FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
No último domingo (04), o Flamengo perdeu para o Fluminense por 1 a 0, na Neo Química Arena, e chegou a terceira derrota em sete jogos no Brasileirão. Após a partida, o narrador do Coluna do Fla, Rafa Penido, criticou as substituições que Rogério Ceni fez no segundo tempo e destacou a falta de leitura nos jogos como a tônica do trabalho do treinador à frente do Rubro-Negro.
— A questão da falta de leitura de jogo é uma tônica no trabalho do Rogério Ceni no Flamengo. Ele troca muito mal, em via de regra, é isso. Às vezes ele até acerta e consegue mudar o jogo. É claro que não depende somente do técnico, também depende de um jogador entrar bem na partida e corresponder a ideia do treinador. Mas o Rogério tem alguns momentos lamentáveis e a saída do Michael no clássico não se justifica.
Apesar de sofrer críticas recorrentes da torcida do Flamengo, Michael foi bastante participativo no Fla-Flu e teve o desempenho aprovado por parte da Nação Rubro-Negra. Na entrevista coletiva após o clássico, Ceni justificou a saída do atacante e até ironizou os questionamentos pela substituição.
— Nem por cansaço, nem opção técnica. Foi mais por uma opção tática. Curiosamente, no jogo passado eu deixei e perguntaram para mim porque eu tinha deixado, mas tudo bem. Quando o resultado negativo acontece, o certo de ontem é o errado de hoje. Eu tentei deixar o Bruno Henrique aberto. Primeiro troquei os dois de lado para deixar com dois caras de velocidade, mais dois ‘nove’ na frente.
Após a derrota para o Fluminense, o Flamengo visita o Atlético-MG, no Mineirão, em busca da recuperação. O jogo será disputado na próxima quarta-feira (07), às 19h (horário de Brasília). O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais rubro-negra da internet, via YouTube. Rafa Penido comanda a narração, acompanhado do comentarista Tulio Rodrigues e da repórter Letícia Marques.

RC BAMBI NÃO E TÉCNICO PARA O FLAMENGO, TREINA MAL, FAZ SUBSTITUIÇÕES RUINSZ NÃO TREINA CHUTES DE FORA E DE DENTRO DA AREA, NÃO TREINA FALTAS, ESCANTEIOS E PENALTIS….
TEM DE SAIR E LOGO ANTES QUE PERCAMOS O ANO COM ELIMINAÇÕES DA LIBERTADORES, COPA DO BRASIL E SE ARROMBAR NO BRASILEIRO!
Que Rogério Ceni não é um técnico à altura do Flamengo está mais que provado. É um camarada incapaz de aprender com seus erros e com atitudes reprováveis. Ele substitui mal demais. Acho Michael um jogador fraco em quase todos os fundamentos, como passar a bola e finalizar, mas ontem ele foi um leão, brigando por cada bola em cada metro quadrado do campo. Por que sacar o cara? E o João Gomes, que foi retirado do time, enfraquecendo o meio-campo, o que permitiu ao time do Fluminense dominar o setor. Além disso , Ceni faz umas opções estranhas em relação aos jogadores. Ele queimou o Natan no Brasileirão de 2020, ao tirá-lo do time no primeiro tempo de uma partida porque ele perdeu uma bola na intermediária que não deu em nada, mas mantém o Gustavo Henrique, que deixou o atacante cruzar a bola no gol do Fluminense ontem. Infelizmente, sem a receita da bilheteria e com o programa sócio-torcedor em queda livre, a diretoria não tem condições de buscar um treinador de primeira linha na Europa. No Brasil, ninguém tem qualidade para treinar o Mengão no momento. Viramos reféns do Ceni.
Ontem podemos colocar a perda de pelo menos 1 ponto na conta do ceni. Ele conseguiu errar em todas as substituicoes. As vezes há uma necessidade estranha de mudar o time quando nao precisa
1- As primeiras mudanças foram Muniz no lugar do vitinho. O mais importante ai é que o a estrategia do fluminense foi se defender par ano fim do jogo por velocidade com os jogadores do fla mais cansados. Saindo o vitinho e pondo outro centro avante o time se dividiu em 2 blocos, perdemos o meio e o fluminense ganhou em todas transicoes
2- Depois o ceni tirou o joao gomes que é era o jogador com mais possibilidade de desarmes
3- Substituiu o michael que vinha fazendo um bom jogo, principalmente na recomposicao e ajudando o felipe luiz na esquerda. Colocou o max que entrou do outro lado, totalmente perdido e despreparado. Ai o lado esquerdo ficou para o BH ajudar o felipe luiz (ja cansado) conotra um muleque q entrou para dar correria.
Com tudo isso o ceni fez só o que o Fluminense queria. Perdeu as transicoes defensivas e deixou os jogadores cansados em campo. Ceni nunca poderia ter posto 2 centro avantes ( a menos de um finalzinho), nao poderia deixar o BH errando tudo em campo, nao poderia tirar o michal que ajudava o Felipe luiz e mto provavelmetne tinha que ter posto o rene descansado quando entrou o correrdor contra o flipe luiz
Nesse caso eu tenho que concordar em partes com o Ceni. Acho que ele substituiu mal sim, mas as reclamações acontecem sem critério. Quando tira o Vitinho reclamam, quando põe o Vitinho reclamam. Quando tira o Michael reclamam, quando deixa reclamam. Se deixa o Thiago Maia no banco reclamam que não tá dando oportunidade, se ele entra em campo reclamam que tá sem ritmo. Ser torcedor é fácil demais, e pior é ter um gênios achando que o Renato vai chegar e vai fazer totalmente diferente. Cinco anos de Renato no Grêmio e ninguém aprendeu como o cara trabalha? Demitir o Ceni só vale a pena se for trazer um europeu diferenciado, fora isso é trocar seis por meia dúzia, mas pagando multa pra isso.